Meio Ambiente e Literatura são temas do Concurso de Redação lançado pela UNIJUÍ FM - Unijuí

Podem participar estudantes dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas de Ijuí

A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação, lançaram oficialmente o Concurso Literário “Eu, meu Personagem e o Meio Ambiente”, atividade que integra a edição de 2018 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí. A proposta é que os estudantes dos 6 ao 9º anos do Ensino Fundamental escrevam um conto, trazendo um ou mais personagens/personalidades da Literatura, da Cultura Popular, da História, da Filosofia, da Arte e/ou da Ciência, fabulando um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos do século 21.

Para a professora do curso de Letras da UNIJUÍ, Taíse Neves Possani, que integra a comissão de avaliação das produções textuais, o concurso será mais uma oportunidade de inserir a literatura na Educação Básica. “Reafirmamos a nossa preocupação e compromisso enquanto formadores em relação ao tema da leitura e da literatura na nossa cidade e região. Que o jovem possa entrar em contato com o legado literário e que veja na literatura um lugar para canalizar seus sentimentos, suas visões, suas formas de expressão, sua opinião, reflexão”, afirma.

Sobre a escolha do gênero, a professora defende que o conto qualifica a formação dos estudantes dos Anos Finais. “A proposta é um desafio para que o aluno pense em como a temática do meio ambiente pode ser refletida, ficcionalizada, mas que ele, no seu enredo, traga uma proposta de trate de si mesmo, que passe pela subjetividade e também uma personagem/ personalidade marcante do legado cientifico, filosófico, literário, enfim, com a qual ele possa ter entrado em contato ao longo dos anos escolares. O conto é um gênero riquíssimo porque a narrativa, o fabular, o inventar um mundo possibilita ao jovem, de fato, expressar a sua visão de mundo e os seus sentimentos”, explica.

Escolas de Ensino Fundamental de Ijuí podem participar do Concurso Literário “Eu, meu Personagem e o Meio Ambiente”, com alunos dos 6º ao 9º anos, encaminhando suas produções à Rádio UNIJUÍ FM até o dia 30 de maio. A cerimônia de premiação acontecerá no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum no dia 26 de junho.

Sobre as premiações do concurso:

Haverá premiações e medalhas para os alunos nas seguintes colocações:

- 1º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 fone de ouvido sem fio com bluetooth, entrada para cartão de memória SD e rádio FM para cada colocação, com apoio da Ecos Sistema de Ensino, de Ijuí.

- 2º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 caixa de som com rádio FM, entrada para cartão de memória SD e entrada USB para pendrive para cada colocação, com apoio da Supera Ginástica para o Cérebro, de Ijuí.

- 3º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 1 vale-livro e 1 vale-lanche na Literatus Xok’s, de Ijuí.

Os professores orientadores das produções literárias que ficarem em primeiro lugar dos 6º ao 9º anos também serão premiados com certificados e kits personalizados com produtos da UNIJUÍ e NetCopy.

Como parte da premiação haverá um sorteio entre os primeiros lugares de cada ano (ou seja, entre os quatro alunos melhores colocados) de uma bolsa 100% para um ano de curso no Supera Ginástica para o Cérebro. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. O sorteio será realizado na cerimônia de premiação.

Clique aqui para fazer o download do Regulamento do Concurso Literário.

Reunião entre a Rádio Educativa UNIJUÍ FM e professores do Curso de Letras Português/Inglês da UNIJUÍ para as definições do concurso.