Professores relatam experiência de intercâmbio na Europa - Unijuí

Professores relatam experiência de intercâmbio na Europa

Entre os dias 21 de abril e 5 de maio uma comitiva de professores do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Unijuí realizou uma missão de intercâmbio com universidades da Áustria, Espanha e Portugal.

Com o objetivo de intensificar contatos e aproximar os trabalhos desenvolvidos na Unijuí com atividades dos centros de pesquisa da Europa, os 10 professores participaram do Seminário de Pesquisa com Grupo do Professor Martin Coy, em Innsbruck, na Áustria; Seminário e visita à Universitat Autònoma de Barcelona; Visita e articulação com o grupo de pesquisa nas Universidades de Zaragoza, Lusófona, do Porto, e Universidade Trás os Montes e Alto Douro.

O programa Rizoma, da Unijuí FM, recebeu o professor do PPG em Desenvolvimento Regional Sérgio Allebrandt e a doutoranda Roselí Krüger. Segundo o professor é fundamental para quem atua em programas Stricto Sensu, que se tenha oportunidades de intercâmbio para “estabelecer laços permanentes e efetivos que se traduzam em redes de pesquisa”. “A Unijuí já tem laços com um grupo de universidades, mas essas inserções podem ser ampliadas. O grupo de universidades que já trabalha em conjunto pode avançar no sentido de construir projetos que quiçá possam ter financiamentos da União Europeia, estabelecendo objetos de pesquisa que possam ser estudados e aprofundados em vários países”, complementa.

A doutoranda RoselÍ Krüger destaca “a preocupação da Unijuí com essa inserção, com o aluno estar bem em qualquer lugar”. Krüger ressalta a oportunidade de “navegar por outras culturas para internalizar e usar essa experiência para usar isso no mestrado, no doutorado e na vida de uma forma geral.

A comitiva da Unijuí foi formada pelos professores Dilson Trennepohl, Jorge Oneide Sausen, Sérgio Luís Allebrandt, Martinho Luís Kelm, Romualdo Kohler, Sandra Fernandes, Leonir Uhde e Fernando Guilherme Tenório. A doutoranda do Programa, Roseli Fistarol Kruger, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Vera Lúcia Spacil Raddatz. Pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE), integraram a comitiva as professoras Lídia Allebrandt e Vera Trennepohl.

Confira a entrevista com o professor Sérgio Allebrandt e a Doutoranda Roselí Krüger.