Simpósio Internacional discutiu “As Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos - Unijuí

Com o tema “As Possibilidades de Desenvolvimento em Territórios Periféricos”, a Unijuí realizou o I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (I SLAEDR). O evento teve início na noite de segunda-feira, dia 16, e foi encerrado nesta quarta-feira, dia 18, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado).

Organizado em três eixos temáticos que seguem as três Linhas de Pesquisa do PPGDR/UNIJUÍ: Políticas Públicas e Gestão Social; Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos Locais; e Gestão Empresarial, o Simpósio discutiu a temática a partir de uma noção de desenvolvimento territorial como processo multidimensional que articula diferentes atores e escalas em diferentes arranjos e processos institucionais.

De acordo com o coordenador do Programa, professor Dr. Dilson Trennepohl, o evento cumpriu com os objetivos propostos. Foram inscritos mais de cem trabalhos e praticamente todos foram apresentados pelos autores durante o evento. Também foram registradas participações de Programas de Pós-Graduação de diversas instituições brasileiras e também do exterior. “Tivemos conferências e mesas redondas de alta qualidade, com contribuições significativas. Isso nos permite, além da aproximação e diálogo com colegas que atuam em Programas semelhantes ao nosso, a aprofundar a reflexão sobre temas relacionados ao desenvolvimento”, ressalta.

Escola de Inverno

Após o encerramento do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (I SLAEDR), teve início, na tarde desta quarta-feira, a segunda edição da Escola de Inverno, com foco nas pesquisas realizadas pelos doutorandos nos Programas. “Discutimos como os programas trabalham questões como: os Seminário de Tese, construção e acompanhamento dos Projetos de Tese, entre outros assuntos”, complementa o professor Dilson. A Escola de Inverno segue em realização até a próxima sexta-feira, dia 20 de julho, no Centro de Eventos da Unijuí.

Ouça as entrevistas sobre o Simpósio:

Fonte: Comunica