Literatura e Cultura Popular lideram o ranking de escolhas nas produções do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente" - Unijuí

Literatura e Cultura Popular lideram o ranking de escolhas nas produções do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente"

Na próxima segunda-feira, 30 de julho, estará reunida no Departamento de Humanidades e Educação, a Comissão Avaliadora do Concurso Literário “Eu, meu Personagem e o Meio Ambiente”, composta por professores do curso de Letras da UNIJUÍ e Rádio UNIJUÍ FM. Foram inscritos 164 contos, nas categorias do 6º ao 9º ano, em que os alunos escolheram seus personagens/personalidades da Literatura e Cinema, Cultura Popular, História, Filosofia, Arte e Ciência e fabularam enredos sobre meio ambiente e sustentabilidade em tempos de século 21. A atividade faz parte do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, com apoio da Unimed Noroeste RS e Fonte da Ilha – Água Mineral Natural. 

 

Literatura e Cultura Popular lideraram o ranking de escolhas dos alunos do Ensino Fundamental. Entre personagens citados, estão: Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, Boitatá, Curupira, Alice no País das Maravilhas, Chepeuzinho Vermelho, Bela e a Fera, Tarzan, Peter Pan, Cinderela, Aladim, Minions, Schrek, Harry Potter, etc.. A turma dos Super-Heróis também pintou nos textos, com destaque para Capitão América, Batman e Homem Aranha. Os quadrinhos, que por vezes ganham versão nas telinhas, também tiveram seus representantes, como o Menino Maluquinho, a Turma da Mônica, Mafalda, Tio Patinhas, Snoopy e Garfield. A TV e as séries inspiraram a galerinha que escolheu o Chaves, Chapolin, Pica-Pau, As Visões de Raven e Caçadores de Sombras. E ainda, personalidades de grande importância e que são temas de estudo presentes no cotidiano dos alunos, como Pedro Alvares Cabral, Charles Darwin, Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso, Carl Marx e Mario Quintana. 

Seguindo os critérios de qualidade do enredo, clareza de ideias, adequação ao gênero e ao tema no que se refere à inventividade e criatividade na forma e conteúdo e demais itens presentes em edital, serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada ano, com apoio da NetCopy, Literatus Xok´s, Ecos Sistema de Ensino e Supera Ginástica para o Cérebro, que irá sortear uma bolsa 100% para um ano de curso, entre os primeiros colocados de cada categoria. Professores também serão premiados. A cerimônia ocorre em 9 de agosto, com participação das escolas finalistas.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.