Contos do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente" serão premiados nesta quinta-feira - Unijuí

Contos do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente" serão premiados nesta quinta-feira

Já foram selecionados os textos premiados do Concurso Literário “Eu, meu personagem e o meio ambiente”, atividade que integra o Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí, projeto que tem apoio da Unimed Noroeste RS e Fonte da Ilha – Água Mineral Natural. A comissão avaliadora foi composta por integrantes da UNIJUÍ FM e professores do curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, que seguiram os critérios previstos em regulamento, como adequação ao gênero e tema, inventividade e criatividade na forma e conteúdo, qualidade do enredo, clareza de ideias, entre outros itens. 

O professor do curso de Letras – Português/Inglês, Anderson Amaral de Oliveira, avaliou o concurso literário, falou dos personagens que mais se destacaram nas produções e sobre a importância da leitura para os alunos. "Foi um prazer colaborar com o Concurso Literário 'Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente' e perceber quais são os personagens que estão povoando o universo e as constelações dos jovens leitores e escritores. Apareceram Alice, Jack Sparrow, Pica-Pau, Mickey Mouse, outros do Moneteiro Lobato, Saci Pererê, outros personagens folclóricos e figuras históricas, como Pedro Alvares Cabral, Einstein, entre outros que estão no cinema e na Literatura. O que percebemos nos textos é o nível de leitura dos alunos, quanto mais o aluno tem contato com leitura, de diversos gêneros, sejam clássicos, fábulas, lendas ou quadrinhos, mais rico é o vocabulário e a forma de organização dessas histórias", afirma o professor. 

O Concurso Literário recebeu a inscrição de 164 contos de alunos de 14 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí. Foram selecionados cinco finalistas de cada ano participante, do 6º ao 9º, sendo que três serão agraciados com os prêmios previstos em edital, com apoio da Supera Ginástica para o Cérebro, Ecos Sistema de Ensino, Literatus Xok´s, NetCopy e JH Ofertão. A cerimônia de premiação vai contar com mais de 500 alunos nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, 9h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na UNIJUÍ.

Avaliação foi feita por integrantes da UNIJUÍ FM e professores do curso de Letras da UNIJUÍ


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.