A rapadura do vô: um enfrentamento sobre o trabalho infantil em Ijuí - Unijuí

A rapadura do vô: um enfrentamento sobre o trabalho infantil em Ijuí

Uma receita de vô, uma cestinha de supermercado entrelaçada num braço e a luta diária pelo sustento. A nossa história começa assim, contando o dia a dia de Vitor e Vinícius, os adolescentes de 14 e 15 anos que perpetuam a rapadura da família nas sinaleiras e vilas de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Mas esta não é uma história sobre empreendedorismo. É uma história sobre trabalho infantil.

Os olhares de representantes de órgãos e instituições que atuam no enfrentamento deste problema social norteiam a reportagem especial, que também conta uma outra história: a de jovens que participam do Programa de Integração AABB Comunidade, com atividades em turno inverso ao escolar, voltadas principalmente para as áreas da cultura e do esporte (FOTO), um exemplo de ação transformadora de realidades. 

Para despertar reflexões da comunidade sobre esta temática, foram abordados olhares de representantes da Promotoria de Justiça Especializada de Ijuí/Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Ijuí; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social de Ijuí/Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil; Ministério Público do Trabalho/Coordenação Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente; professora Doutora em Direitos Humanos da UNIJUÍ; coordenadora do Programação Integração AABB Comunidade. 

Esta reportagem especial, além da veiculação na programação da Rádio Educativa UNIJUÍ FM, também está disponível em podcast, no player abaixo:  

Em caso de não funcionamento do player acima para audição, em função do navegador, clique aqui para ouvir a reportagem: A rapadura do vô: um enfrentamento sobre o trabalho infantil em Ijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.