Campus Fashion Days: A Vitrine da Moda: Conheça quem estará no line up da programação 2018 - Unijuí

Campus Fashion Days: A Vitrine da Moda: Conheça quem estará no line up da programação 2018

                O “Universo da Sustentabilidade” estará em pauta na edição 2018 do Campus Fashion Days: A Vitrine da Moda. Empresas com aquela pegada slow fashion, projetos voltados ao consumo consciente, opiniões e conceitos sobre moda e sobre a experiência de como consumir a moda, pessoas e marcas que simpatizam e defendem estas ideias. Tudo isso estará reunido em dois dias de evento: 23 de outubro, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum e dia 24 de outubro, no Centro de Eventos da UNIJUÍ, a partir das 19h.


 

                A primeira noite do evento conta com quatro cases. “Você pode ser feliz com muito menos: o método do guarda-roupa em cápsula com foco no consumo consciente” é o material de abertura, com a jornalista e criadora do site Minimallista, Natália Bohrer Grazziotin. Desde 2015 passou a usar o método “armário-cápsula” para se vestir e a partir daí viu sua vida ficar mais simples e com mais intenção. Nesta noite, ela vai apresentar a sua jornada nesse caminho, simplificando o guarda-roupa e a vida. “O minimalismo é um estilo de vida que serve para eliminar excessos e assim, dar lugar ao que realmente importa para cada um”, resume.

                Na sequência, as amigas, Anelise Nicolodi, jornalista e Rosane Müller Teixeira, psicóloga, se uniram e juntas criaram um projeto que incentiva o consumo consciente e sustentável através da reutilização de peças do vestuário feminino. “Dex-Apegadas: o case da curadoria de moda sustentável da região” trata de um brechó on-line, que agora em outubro completa um ano. Segundo Anelise Nicolodi, o projeto tem dois lados: “A gente precisa fazer as pessoas se desapegarem, mas a gente também quer que as pessoas aprendam a comprar de uma maneira consciente, aquilo que elas realmente precisam. Uma peça de roupa tem uma vida útil muito grande, se for de qualidade e bem cuidada, por que não pode ser repassada para outra pessoa? As pessoas que estão usando essas peças estão se reinventando e fazendo com que ela tenha uma nova história”, afirma, anunciando a proposta que será trazida ao público num dos espaços da noite.

                Na sequência, a consultora de Moda e estilo, Mestre em Comunicação e Cultura, Marcia Campos, vai falar sobre como usar a moda a seu favor. Ela assina a Coluna Gente Fina,  sobre Etiqueta e Comportamento na Revista Chics & Vips desde 2014 e ministra palestras, workshops e treinamentos sobre Etiqueta profissional,  Dress code, Estilo, Moda e Tendências, Imagem e Marketing Pessoal e se diz uma curiosa em relação ao tema que Campus Fashion Days deste ano está apresentando. “Acho de extrema relevância falar sobre este assunto. No dia 23 vou ministrar uma palestra sobre a importância do estilo pessoal. A partir do momento que descobrimos nosso estilo, saímos da premissa do que está se usando para o que vou usar, e a moda vai vir em segundo plano”, declara Marcia Campos, que no dia 24 também coordena o Desfile de Estilos, apresentando peças que compõem looks de moda sustentável.

                Por fim, Maiara Bonfanti e Neiva Bonfanti Rosa, sócias-proprietárias da Apoena, marca de bolsas confeccionadas artesanalmente com a palha de butiá, vão compartilhar com o público este case que vem de Giruá. “Sua criação vem da vontade de oferecer uma alternativa de design de moda sustentável, com consumo consciente, uma reconexão com a natureza e que mesmo assim tem um valor de moda em seus produtos. Espera-se garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, despertando o interesse das pessoas para as novas possibilidades de consumo e isso é possível através da escolha de peças que não agravam a situação do meio ambiente e ao mesmo tempo se tornam um produto exótico e exclusivo e que acompanha tendências”, explica Maiara, que é formada em Moda, cursa Marketing Criativo e é estilista (fashion designer) da Apoena.  

                Já no dia 24, a ideia é trazer ao público o conceito e a prática da experiência de compra, mostrando cases de empresas localizadas na Oscar Freire e Vila Madalena, bairros comerciais de São Paulo. A Especialista em Marketing Estratégico, que há 13 anos atua como gestora de projetos do varejo da moda no Sebrae, Lisiane Uggeri Hampel, traz para nosso debate as novas modelagens de negócios, como lojas compartilhadas ou empresas que usam o engajamento do cliente na construção do seu layout ou ainda em causas sociais.

                Nesta segunda noite, o curso de Estética e Cosmética da UNIJUÍ irá apresentar a intervenção “Pop Culture Fashion Show”, com produções inspiradas no cinema, trazendo para a passarela, com coordenação da maquiadora e técnica da Universidade, Eliane Palmeiro, modelos como Mulher Maravilha, Rainha do Gelo, Pennvwise, Boneco Vodu e Emília. Desfile de estilos, exposição de marcas e produtos e coquetel fecham a noite.

                O Campus Fashion Days é uma promoção da Rádio UNIJUÍ FM, UNIJUÍ, Revista Chics e Vips, Gasteiz Vitória, Márcia Campos e Mobiliário 21, com apoio de Nadine Dubal, Net Copy Universitários, CD Lândia Som e Luz, Pano Leve, Maria Saraiva Cerimonial, Mr Bunny Fotografia, Pink Lemonade, Apoena Bolsas, Gang, Spolt Formatura e Schmalz Vídeos.

                Para participar do evento no dia 23 de outubro, professores, acadêmicos e técnicos administrativos e de apoio da UNIJUÍ deverão realizar inscrição no portal www.unijui.edu.br/eventos. Já a comunidade regional que desejar participar dos dias 23 e 24 de outubro, deverá adquirir convites nas empresas apoiadoras do evento. A entrada se dará a partir da apresentação do convite.

                Ouça na playlist abaixo, entrevistas com os convidados da programação: 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.