Relatório de avaliação realizado pelo MEC dá parecer positivo à implantação do curso de Medicina na Unijuí - Unijuí

Nos dias 10 e 11 deste mês de dezembro, a Unijuí recebeu a visita de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), que fizeram o monitoramento in loco, com o objetivo de verificar as condições para funcionamento do curso de graduação em Medicina na Universidade. Esse é mais um passo referente ao Edital nº 01/2017, do qual a Unijuí participa e pelo qual foi selecionada para ofertar o Curso em Ijuí. O resultado dessa avaliação foi recebido pela Unijuí nesta terça-feira, dia 18, e, de acordo com o documento, a Universidade atende satisfatoriamente aos requisitos e está apta a ofertar o curso de Medicina.

O parecer recebido pela Unijuí envolve seis itens avaliados especificamente em relação à Instituição: o Projeto Pedagógico do Curso; o Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; a infraestrutura da Instituição; o processo dos Programas de Residência que o Curso precisa oferecer; o Plano de Contrapartida da estrutura de serviços e ações e programas de saúde, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); e a oferta de bolsas aos alunos. Esses seis itens avaliados possuem diferentes quesitos, que também são analisados, e a partir disso, foi constituído esse parecer. O parecer pode ter três processos de avaliação: “não atende”, “atende parcialmente” e “atende satisfatoriamente”. Nos seis itens avaliados, a Unijuí teve como resultado “atende satisfatoriamente”. Nesse sentido, o parecer atribuiu à Universidade a condição de oferta do curso de graduação em Medicina, por possuir todas as condições para sua implantação, pois os eixos dos projetos atendem satisfatoriamente, o que permite efetivamente, a partir desse parecer, aguardar somente o último item que está faltando para ser iniciado o processo seletivo, ou seja, a homologação da Portaria de Autorização do Curso.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a publicação da Portaria é aguardada para os próximos dias. “Entendemos que mesmo com a mudança de governo, considerando que este processo envolve o Edital que se iniciou em 2013, estamos bastante confiantes que terminamos este ciclo ainda no ano de 2018. Com a Portaria publicada, como a Instituição já está se preparando no mínimo há três anos para o processo de Vestibular, estamos já trabalhando com a equipe interna no sentido de materializar o edital, com lançamento da campanha, inscrições e período para iniciar efetivamente as atividades do Curso”, destaca a Reitora.

Após esses dois dias de visita, que envolveu não só a Universidade, mas também a avaliação do Sistema Único de Saúde a partir do município de Ijuí, dos hospitais que serão campos de prática e de estágios, como o Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital de Panambi, foram demonstradas de fato todas as condições que o município de Ijuí e região tem para a oferta do curso de Medicina. “Então todo esse movimento que foi feito intensamente nesses dois dias, e com a Instituição materializando tudo o que já havia postado em termos de documentos, esse parecer vem para colaborar e ratificar todas as impressões que os avaliadores tiveram, e isso é resultado de um trabalho conjunto. O parecer coroa efetivamente todo o trabalho já realizado e coloca a Instituição, o município e os hospitais numa outra pauta de discussão, que é como efetivamente o Curso impacta no processo de formação e na saúde pública do nosso município, então começamos a pensar nas aulas, nos campos de estágios e de interação e nas relações que a Instituição terá que fazer com esses parceiros”, afirma a professora Cátia Nehring.