UNIJUÍ FM ministra oficina de radionovela para escolas estaduais - Unijuí

UNIJUÍ FM ministra oficina de radionovela para escolas estaduais

Na última terça-feira (21), a Rádio UNIJUÍ FM realizou mais uma atividade de integração junto à educação básica: uma Oficina de Radionovela para representantes de sete escolas estaduais de abrangência da 36ª CRE, que desenvolvem atividades de rádio em seus ambientes. Durante toda a tarde, foi trabalhada teoria e prática com alunos de 11 a 16 anos que já desenvolvem atividades de redação, locução e edição de programas de rádio para os intervalos das aulas em suas escolas.

A oficina resgatou a história do rádio, das radionovelas estrangeiras e nacionais, o radioteatro, curiosidades do gênero, a elaboração de roteiros, vídeos e fotos trazendo exemplos de época, além de um recorte para a tendência deste formato em 2019 via podcasts e a experiência da UNIJUÍ FM em elaboração de radionovelas.

Após a teoria, os cerca de 30 alunos e professores participaram da construção de uma radionovela, em grupos que ficaram responsáveis pela sugestão de efeitos sonoros para o roteiro, a gravação das locuções e a edição em Sony Vegas e Sound Forge. O grupo ainda visitou a estrutura da UNIJUÍ FM onde puderam acompanhar a programação musical e a rotina de trabalho no rádio.

Os representantes da Escola de Ensino Fundamental João Carlini, de Ajuricaba, avaliaram a visita de forma positiva, a partir das contribuições proporcionadas pela equipe que ministrou a Oficina de Radionovela. “Gostamos muito de participar dessa experiência que a gente teve de conhecer a Rádio UNIJUÍ FM, essas informações acrescentaram muito no nosso dia a dia e no trabalho que a gente tem com a rádio na escola”, disseram.

Radionovelas na UNIJUÍ FM

Em 2015, através do Concurso Literário que previa a reescrita de um conto infantil na perspectiva ambiental, atividade integrante do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, cerca de 150 alunos enviaram seus textos para concorrer à premiação. Os 12 selecionados, do 6º ao 9º anos tiverem seus textos transformados em radionovelas. Em 2018, novamente a sistemática foi abordada no Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente", com 400 contos inscritos trazendo personagens da literatura, cultura popular, história, filosofia, artes e ciências num enredo sobre sustentabilidade em tempos do século 21. Durante o evento de premiação, trechos das 12 radionovelas premiadas foram colocadas ao vivo para anunciar os ganhadores.

Para 2019

Para o segundo semestre de 2019 a UNIJUÍ FM realiza o Concurso Literário “Folclore Brasileiro e o Nosso Meio Ambiente”, que prevê a produção textual do gênero conto, com um ou mais personagens do Folclore Brasileiro como protagonista (s) de um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos de século 21. Poderão participar alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de escolas de Ijuí e região. O edital prevê premiação para os 1º, 2º e 3º colocados de cada ano (6º, 7º, 8º e 9º) e a transformação das redações vencedoras em radionovelas.