Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas traz para o rádio conhecimento dos alunos em meio ambiente - Unijuí

Após ter passado por seis escolas em 2018, o projeto Ações Sustentáveis trabalhou o meio ambiente com mais de 450 alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Ijuí envolvendo o rádio em sala de aula como recurso para os estudos. Professores puderam ouvir ao vivo na programação da UNIJUÍ FM um material preparado para complementar suas aulas sobre sustentabilidade nas relações humanas, seres vivos, poluição dos rios e das cidades, preservação das nascentes, economia de água, fenômenos naturais, astronomia e alimentação saudável.

Após desenvolverem atividades sobre as temáticas, a Rádio visitou a EFA, o CSCJ, o Ijuizinho, a escola São Geraldo, a escola Anita Garibaldi e o projeto AABB Comunidade, que atende crianças no turno inverso ao escolar, para conferir de perto a socialização de conhecimentos. As visitas aconteceram no segundo semestre de 2018 e possibilitaram aos alunos exercitar a comunicação e a oralidade, falando no microfone o que aprenderam sobre meio ambiente. Agora, os relatos dos alunos passam a ir ao ar na programação da UNIJUÍ FM às 10h, 15h30 e 21h, com dicas e curiosidades de pesquisas.

Para quem quiser ouvir os depoimentos dos participantes, a UNIJUÍ FM criou uma playlist em podcast para audição:

Anos Finais

No ano passado, o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, com o apoio da Unimed Noroeste RS e Fonte da Ilha, também realizou atividades com 450 alunos dos Anos Finais, de 14 escolas de Ijuí, através do Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”, parceria da Rádio com o Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Foram 170 contos inscritos, 20 alunos e quatro professores premiados com itens relacionados à tecnologia, música e literatura.

Além disso, os três primeiros lugares do 6º ao 9º ano tiveram suas redações transformadas em radionovelas, com todo o encantamento das trilhas, efeitos e vozes que o rádio proporciona. A fim de divulgar os trabalhos produzidos pelos alunos vencedores, as radionovelas serão transmitidas na programação da UNIJUÍ FM a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de junho. Serão 12 quartas-feiras, sempre às 18h55, no finalzinho do Radiotag, até o dia 21 de agosto.

Em 2019

O Ações Sustentáveis nas Escolas deste ano contará com nova edição do Concurso Literário envolvendo cultura e meio ambiente. Podem participar estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí, e de escolas estaduais dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada e Panambi). Em breve o regulamento estará disponível em www.radio.unijui.edu.br.