Unijuí FM 18 Anos: a maioridade chegou! - Unijuí

Unijuí FM 18 Anos: a maioridade chegou!

A determinação em ter uma rádio; A morosidade no processo de concessão; e a realização das ideias que tocam

Sabe aquela espera pelo bolo ou doce que a avó está fazendo e que parece uma eternidade? Pois é, quem já viveu isso na infância, conhece a sensação. Quando olhamos a história da Unijuí FM pode se fazer uma analogia a esta situação, pelo menos no que se refere a espera até a inauguração da Rádio em 20 de julho de 2001.

Até a chegada desta data,  um longo e moroso processo envolveu a criação da Unijuí FM. Apesar da ideia de ter uma Rádio como mantida circular internamente dentro da Fundação de Integração de Desenvolvimento do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), existir desde a década 1980, foi só em de 1991 que uma comissão foi criada e passou a efetivamente  buscar a concessão pública para materializar o sonho.

Foram pelo menos dez anos nos trâmites de concessão da emissora. Entraves burocráticos e uma certa “má vontade política” adiaram para os anos dois mil a primeira transmissão da 106.9, prefixo que a Rádio receberia para atuar em Frequência Modulada. Contudo, depois de inúmeras idas a Brasília, alguns reveses, um play era dado pelas mãos da então Reitora da Unijuí e presidene da Fidene Eronita Silva Barcelos. Entravam no ar pelas ondas do rádio as “ideias que tocam”, slogan da emissora na época.  A data não poderia ser mais simbólica, apesar de mera coincidência. O 20 de julho em que ocorreu a inauguração também celebra a chegada do Homem a lua e o dia do amigo.

Depois da expectativa se materializar como o bolo da avó que sai do forno, a Unijuí FM traçou sua própria história. Muitas conquistas vieram, bem como as transformações que acompanham o mundo que a cerca, todas vivenciadas em muitas vozes que passaram pela frequência 106.9 nas ondas do rádio. Mais do que isso, a Rádio, saiu do rádio, ganhou o mundo pela internet e, sem exageros, pode ser curtida, compartilhada e ouvida por pessoas em todo o planeta.

Dezoito anos depois, pelo retorno diário dado à emissora pelos ouvintes. Pela integração com a comunidade acadêmica e demais mantidas da Fidene. E sobretudo pela relevância com que a sua programação é construída na tríade que a norteia desde o seu início (música, informação e universidade), parece que a maioridade da Unijuí FM chega com a certeza de que sempre vale a pena esperar o bolo da avó.

Acompanhe o depoimento de pessoas que fazem parte dessa história: