Unijuí FM apresenta programetes do projeto Escola, Folclore e Cultura - Unijuí

Unijuí FM apresenta programetes do projeto Escola, Folclore e Cultura

De segunda a sexta-feira, às 16h, a Unijuí FM irá transmitir programetes de conteúdo do projeto “Escola, Folclore e Cultura: Conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho”, promovido pela Unijuí e Rádio Unijuí FM, por meio de financiamento do Pró-Cultura RS.

O projeto visa incentivar o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Rio Grande do Sul. Desde julho, após professores participarem de um Seminário de Formação, os alunos das escolas contempladas vêm desenvolvendo trabalhos, voltados a temáticas específicas para cada nível da educação básica.

Os programetes veiculados pela Unijuí FM fazem parte do CD entregue às escolas, contendo 50 áudios sobre assuntos relacionados ao folclore, como lendas, danças, brincadeiras, expressões idiomáticas, músicas e culinária. Além de ir ao ar na programação da 106.9, o material é utilizado pelos professores, como forma de levar o rádio para dentro da sala de aula, além de ser uma ferramenta complementar nos estudos e aprendizado dos alunos.

A iniciativa contempla ainda a distribuição, conforme o nível de ensino, das coleções Mato Encantando e Prendas e Peões e da obra Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto. Também será realizado o evento Folclore no Campus, aberto a comunidade em geral, a fim de socializar o resultado das atividades desenvolvidas com os estudantes. Na ocasião, haverá atrações culturais, cinema ao ar livre, Mostra de Trabalhos e distribuição do Dicionário de Falares do Gaúcho. O evento será realizado em um domingo, ao final do ano letivo, no Campus da Unijuí.

Sobre o projeto

Divididos em grupos, estudantes de escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, trabalharão em sala de aula com temáticas distintas para cada nível da Educação Básica:

1) Artistas Mirins (Educação Infantil): resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho, por meio da realização de atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, etc. A escola organizará uma mostra dos trabalhos, ocasião em que a Rádio Unijuí FM se fará presente para acompanhar a socialização dos saberes, registrar em fotos e vídeos e entrevistar as crianças a respeito de suas produções.

2) Pequenos Jornalistas (Anos Iniciais): resgate da cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas e poesias a partir de pesquisa histórica, bibliográfica e também de entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores). O trabalho será finalizado com a narração oral da pesquisa, em momento de socialização com a Unijuí FM, numa imitação de cabine radiofônica, em que serão locutores por um dia, transmitindo as informações da pesquisa.

Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, a equipe da Rádio Unijuí FM inicia a visitação às escolas, na qual irá registrar as produções feitas pelos alunos de educação infantil e anos iniciais.

3) Jovens Escritores (Anos Finais): prevê a pesquisa sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul. Cada turma poderá contribuir com a pesquisa de até 10 verbetes, os quais serão utilizados para a elaboração do “Dicionário de Falares do Gaúcho”. As turmas poderão também criar ilustrações para alguns dos verbetes produzidos.