Lutas e conquistas das mulheres é tema de Rizoma especial

8 de março, Dia Internacional da Mulher. Data importante para celebrar os avanços já conquistados pelas mulheres, em diversos aspectos. Porém, essa data é muito mais de reflexão e luta, do que de comemoração. Isso porque, ainda hoje, vive-se em uma sociedade patriarcal, que naturaliza a violência contra a mulher, onde números mostram que a desigualdade de gênero está presente no mercado de trabalho, na política, na ciência, no esporte e em tantos outros âmbitos.

Quais os caminhos possíveis para transformar essa realidade? O que é necessário para alcançar a igualdade de gênero? Buscando respostas para essas questões, o Rizoma desta semana foi especial: feito por um time só de mulheres. Conduzido e apresentado pelas jornalistas Fabiana Prado e Juliana Griebler, o debate teve como convidadas a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; a estudante do curso de Direito e presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Bruna Gubiani; e a advogada e coordenadora do Fórum Permanente da Mulher em Ijuí, Adriana Hanke.

É justamente “A voz das mulheres” que é possível ouvir nesse Rizoma. Em um programa de quase uma hora, foram discutidos temas como feminismo, sororidade, representatividade feminina na política, lugar de fala e feminicídio. “Nós mulheres ainda não temos o reconhecimento que queremos, pois vivemos em uma cultura machista, que ainda predomina na nossa sociedade. Já alcançamos muito, mas ainda temos muito o que avançar nesse aspecto”, afirma a Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto.

Um dos caminhos apontados é através do voto. A presidente do DCE, Bruna Gubiani, destaca: “é nosso dever fazer juz ao movimento das sufragistas, que não foi um movimento só para termos o direito de votar, mas também de sermos votadas. Se não, seremos sempre reféns de uma política feita através dos olhos dos homens”. Nesse sentido, a advogada Adriana Hanke, completa: “Somos metade da população. Nós não sabemos a força que temos. Se soubéssemos, estaríamos muito além, teríamos muito mais poder. Mas quando se definem as questões das mulheres, são os homens que decidem, são eles que ocupam os espaços [na política] que deveriam ser nossos também”.

As convidadas ressaltaram na conversa a importância de entender que feminismo não é o oposto de machismo. Enquanto machismo é um sistema de opressão, que coloca a mulher em posição inferior ao homem, o feminismo busca a igualdade. “Quando falamos de feminismo, quantas vezes ouvimos mulheres dizendo ‘eu não sou feminista’? Essa palavra ganhou um sentido depreciativo. Nós temos que dizer que somos feministas, no sentido de que lutamos pelos nossos direitos, queremos igualdade e que essa discriminação não ocorra mais”, aponta Fabiana.

“Mulheres são plurais. O feminismo possui diversos recortes. Aqui estamos falando de dentro de uma universidade, entre mulheres brancas. Precisamos ter essa percepção e empatia de ouvir as mulheres do campo, as mulheres negras, as mulheres que ainda não conseguiram ingressar nesse ambiente privilegiado”, enfatiza Bruna.

O Rizoma que foi ao ar nesta quarta-feira, 11, traz um debate complexo e propõe uma reflexão sobre as lutas diárias que as mulheres enfrentam para terem espaço na sociedade. “A voz das mulheres” deve ser ouvida não somente no dia 8 de março, não somente nessa semana ou mês, mas todos os dias, para que assim, elas possam ocupar os lugares que as pertencem: onde elas quiserem estar.

Confira o programa em podcast:

Sobre o Rizoma

“Descortinando o universo do cotidiano”, este é o lema do podcast produzido pela Unijuí e Unijuí FM, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. Nesta temporada o programa vai ao ar toda quarta-feira, das 10h às 11h, na Unijuí FM. Também disponível em forma de podcast em plataformas de streaming da internet.

Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En

Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072

iTunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en

TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/