Coronavírus: FIDENE/UNIJUÍ avisa sobre aulas e atividades acadêmicas - Unijuí

Coronavírus: FIDENE/UNIJUÍ avisa sobre aulas e atividades acadêmicas

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

1 - Estão suspensas a partir desta segunda-feira (16/03), a partir das 18 horas, até a próxima quarta-feira (18/03) as aulas na modalidade presencial para os cursos de graduação e de pós-graduação, na Unijuí - todos os campi

2 - Todavia, visando garantir a oferta da integralidade do semestre, a partir de quinta-feira (19/03) até terça-feira (31/03), as atividades acadêmicas (aulas da modalidade presencial para os cursos de graduação, pós-graduação(lato e stricto sensu) serão retomadas de  forma ONLINEna Unijuí. 

3 – O calendário acadêmico da modalidade EaD não sofre nenhuma alteração.

4 - Disciplinas de estágio e práticas acadêmicas serão tratadas especificamente por cada Departamento a partir do Comitê Gestor, priorizando cada especificidade e integralidade curricular. Os Departamentos responsáveis por cada atividade entrarão em contato com seus bolsistas e estagiários, a fim de orientar sobre como cada um deverá proceder. 

5 - Todas as demais atividades de extensão e pesquisa deverão ser replanejadas de forma ONLINE, sendo mantidas apenas aquelas que são essenciais.

6 - Estão suspensas todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. As formaturas estão sendo tratadas caso a caso, junto aos comitês e a Secretaria Acadêmica. 

7 – Atividades administrativas e de apoio serão mantidas normalmente até nova análise e determinação pela Reitoria.

8 - As aulas da EFA estão suspensas a partir de quinta-feira (19/03), pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade.

9- O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da Universidade. 


 

Diretrizes já divulgadas anteriormente de Contingência no âmbito da FIDENE/UNIJUÍ

A FIDENE/UNIJUÍ já havia divulgado nota oficial de ações e orientações quanto ao coronavírus, seguindo as diretrizes dos órgãos nacionais, regionais e locais de saúde e de educação. São elas:

1.Todo estudante, professor e técnico-administrativo da FIDENE/UNIJUI que esteja regressando de intercâmbio ou turismo, ou estudante estrangeiro que pretende realizar matrícula na UNIJUÍ, independentemente de apresentar ou não sintomas relacionados ao Coronavírus, deverá ficar em quarentena pelo prazo de quinze (15) dias a contar de sua chegada no Brasil. Os estudantes devem contatar o Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ - ERI, pelo e-mail: eri@unijui.edu.br, já os professores e técnicos-administrativos devem contatar sua chefia imediata informando sua condição de saúde.

2. Os membros da FIDENE/UNIJUÍ (estudantes, professores e técnicos-administrativos) que apresentarem sintomas da doença (tosse, dificuldade respiratória, coriza, febre, entre outros), ou aquelas pessoas que tenham tido contato próximo com pessoa com diagnóstico ou suspeita de infecção por Coronavírus, não devem comparecer às atividades acadêmicas e sim devem buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, primeiramente por telefone. Nestes casos, os estudantes devem contatar a secretaria do seu cursos via e-mail e os professores e técnicos-administrativos com sua chefia imediata, informando sua condição de saúde.

3. Devem ser canceladas as viagens (para fora da região dos Campi e para o exterior) de professores, discentes e técnicos-administrativos.

4. Não utilizar bebedouros e sim utensílios individuais, valendo a mesma diretriz para o chimarrão no ambiente institucional.

5. A partir de 16/03/2020 (segunda-feira) estão suspensas todas as atividades extracurriculares, como aulas inaugurais, posses e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais. Recomenda-se, no entanto, às pessoas que estejam com sintomas da doença ou que tenham contato próximo com alguém que esteja com sintomas, que evitem comparecer às solenidades.

6. As aulas estão mantidas tanto na UNIJUÍ (Ijuí e demais Campi) quanto na  EFA. Nova avaliação será feita na próxima semana. 

7. O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações, conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas pelos canais oficiais da Fundação.

 

Em Ijuí

A Prefeitura Municipal de Ijuí realizou na última sexta-feira uma coletiva de imprensa sobre o Coronavírus, a fim de divulgar informações sobre o fluxo de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de maneira preventiva e após a identificação do contágio. Segundo o coordenador da Rede de Emergência, enfermeiro Edegar Mói, a partir de agora o município conta com uma equipe especializada para atender casos suspeitos, que pode ser acionada através de telefone. A sugestão, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é que a pessoa que apresentar os sintomas, tiver viajado para lugares de contaminação ou tiver tido contato com outras pessoas, que não deve se deslocar até unidades de saúde do município, mas sim, ligar para a equipe sentinela. Os telefones da equipe Sentinela são os seguintes: 3331-8837, 98451-1008 e 98451-1009. 

O Hospital Unimed Noroeste RS registrou até esta segunda-feira três casos suspeitos de coronavírus e o Hospital de Caridade de Ijuí registrou mais um.

 

Decreto Municipal

Conforme previamente acordado o prefeito Valdir Heck assinou na manhã desta terça-feira,17, juntamente com o secretário municipal de Governo, Telmo Alves, Decreto Executivo nº 6975, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus. Sendo elas:

- Suspensão de todos os atos da administração pública direta e indireta até o dia 02 de abril, como capacitações e eventos coletivos;

- O concurso público municipal será mantido, seguindo medidas preventivas ao contágio;

- Fica recomendado ao setor privado e demais órgãos públicos a suspensão de evento com aglomeração de pessoas;

- Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino a partir dessa quinta-feira,19, até o dia 02 de abril, renovável por igual período se necessário. Transporte público escolar também suspenso nesse período.

- Criação do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus ;

- Ampliação da validade da receita para medicamentos de uso contínuo: 360 dias e de uso controlado: 180 dias. Medida adotada para evitar o fluxo de pessoas nas unidades de saúde.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.