Unijuí FM realiza cobertura especial sobre pandemia de coronavírus - Unijuí

Unijuí FM realiza cobertura especial sobre pandemia de coronavírus

Desde o fim de dezembro, quando o surto de coronavírus surgiu na China, esse é um tema recorrente nos meios de comunicação e nas mídias sociais. Pensando em manter os ouvintes informados e atentos, a UNIJUÍ FM está realizando uma cobertura jornalística especial sobre o avanço do Covid-19 no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo, e as consequências que a doença traz em diversas áreas: na saúde, na economia, na educação, no esporte, no turismo, entre tantas outras, uma vez que a informação pode se apresentar como a principal forma de prevenção.

Programação

No Rizoma temático dessa semana os convidados são o Vice-Reitor de Administração da Unijuí, Dieter Siedenberg; o Coordenador do Serviço de Urgência e Emergência em Ijuí, Edegar Mói; e o médico pneumologista, Carlos Henrique François. O debate será ao vivo, nesta quarta-feira, a partir das 10h, e irá funcionar em um esquema de perguntas e respostas.

Além disso, a UNIJUÍ FM conta com um novo quadro, o “Fala aí redação”, que consiste em entradas ao vivo dos repórteres da emissora, trazendo as últimas informações coletadas na redação. O quadro foi pensado para trazer notícias de diferentes segmentos, porém, nos próximos dias será voltado, sobretudo, a fatos relacionados ao coronavírus. As entradas podem ocorrer à qualquer momento, dentro de três programas: Expresso Sonoro (das 7h às 9h), Rizoma (das 9h às 12h) e Rádio Ideia (das 13h30 às 16h).

Ijuí

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, assinou decreto na manhã desta terça-feira, 17, que dispõe sobre as medidas preventivas adotadas pelo município:

- Suspensão de todos os atos da administração pública direta e indireta até o dia 02 de abril, como capacitações e eventos coletivos;

- O concurso público nº 01/2020 observará o cronograma de execução e data da prova teórica objetiva conforme edital a ser divulgado;

- Fica recomendado ao setor privado e demais órgãos públicos a suspensão de evento com aglomeração de pessoas;

- Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino a partir desta quinta-feira, 19, até o dia 02 de abril, renovável por igual período se necessário. Transporte público escolar também suspenso nesse período.

- Criação do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus;

- Ampliação da validade da receita para medicamentos de uso contínuo (360 dias) e de uso controlado (180 dias). Medida adotada para evitar o fluxo de pessoas nas unidades de saúde.

A Unijuí FM conversou com dirigentes de instituições de Ijuí que, de alguma forma, estão sendo afetadas pelo coronavírus. Ouça abaixo as entrevistas:

Análise Econômica

Também foi realizada análise econômica da atual conjuntura no mundo, Brasil e Estado, com entrevista realizada com o professor Doutor em Economia, Argemiro Brum. Entre os assuntos abordados, estão: as consequências econômicas, comparativo com a crise de 2008, projeção do PIB brasileiro, fatores negativos locais, entre outros. Dá o play:

Brasil

Na manhã desta terça-feira, 17, foi confirmada a primeira morte provocada pelo coronavírus no Brasil. A vítima é um homem de 62 anos, do estado de São Paulo, que estava internado em um hospital particular. Ele tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática - aumento benigno da próstata, comum em homens mais velhos. O Secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann, informou que o homem não tinha histórico de viagens ao exterior, sendo considerado caso de transmissão comunitária do vírus.

Até o horário de publicação desta matéria (17/03, às 15h15), havia 314 casos confirmados de Covid-19 no Brasil, em 17 estados e no Distrito Federal, segundo as secretarias estaduais de saúde. O último balanço oficial do Ministério da Saúde, divulgado ontem, apontava 234 infectados. No Rio Grande do Sul, são 11 casos confirmados, de acordo com boletim da secretaria de saúde do estado.

Mundo

Os números de casos e de mortes por Covid-19 fora do território chinês já ultrapassaram os registrados na própria China, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos (dados coletados às 14h49, de 17/03). No país asiático, onde a doença surgiu, foram confirmados 81.058 casos e 3.226 mortes. Em todo o mundo, são 190.535 casos e 7.519 mortes. Na Itália, novo epicentro do coronavírus, são 27.980 casos da doença e 2.158 mortes.