Campanhas de incentivo ao comércio local são assunto no Rizoma - Unijuí

Campanhas de incentivo ao comércio local são assunto no Rizoma

Entre os diversos efeitos da pandemia da covid-19, um dos mais generalizados é o impacto na economia. Os primeiros dados de dois meses de pandemia apontam uma queda substancial na atividade econômica e o aumento do desemprego. Em reação a esta “segunda onda” da pandemia, tem surgido diversas iniciativas que procuram chamar a atenção sobre como é particularmente importante que o consumo seja orientado considerando outros critérios que não apenas a relação custo-benefício. Em especial, considerar quanto a escolha de comprar um produto num ou outro local pode ou não favorecer a economia local, particularmente, em cidades de menores.

A Assembleia Legislativa do Estado, por exemplo, já lançou a campanha Escolha de valor, compre produtos e serviços daqui. Cidades como Santa Maria e Caxias do Sul também possuem fortes movimentos como motes semelhantes.Neste contexto, cidades da nossa região como Santa Rosa e Ijuí também iniciaram movimentos similares e a própria UNIJUÍ lançou uma campanha que está disponibilizando para os municípios da região.

Este foi o tema do debate do Rizoma desta semana, que foi ao ar na Unijuí FM e está disponível em podcast nas plataformas de streaming. O episódio analisou o impacto econômico da pandemia da covid-19 nas cidades do noroeste de nosso Estado, o papel que empreendedores e consumidores locais podem jogar neste cenário e analisar o repercussão dessas campanhas no comportamento de compra da população.

Para ajudar explicar este cenário, os convidados foram: a professora coordenadora do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis Econômicas e da Comunicação, Euselia Paveglio Vieira, a professora coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rubia Schwanke; a também professora dos curso de Publicidade e Jornalismo, Nilse Maldaner, coordenadora da Usina de Ideias, Agência Experimental destes dois cursos e Maiquel Kelm, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a AGIT.

Confira o programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer e iTunes.

Nesta edição, também contribuíram, de Santa Rosa, o empresário Douglas Marques, representante da Acisap, falando sobre a iniciativa “Aqui Dá”; o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, que falou sobre a campanha “O Movimento Gira”. Além do prefeito de Chiapetta, Eder Both, Aldir Mauro Huber, de Três Passos, presidente da CACIS e Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi.

Sou Daqui

Durante o Rizoma, também foi detalhada a Campanha construída pela Unijuí para estimular ações nos municípios da região, chamada “Sou Daqui”. Desenvolvida pela Usina de Ideias, Agência Experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade, que é coordenada pela professora Nilse Maldaner, a partir de demanda da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenada pelo Vice-Reitor, Fernando Jaime González. A ação também tem a participação da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit, que tem como gerente Maiquel Silva Kelm.

Para a Campanha “Sou Daqui”, foram desenvolvidos um mote de comunicação, peças publicitárias e materiais para a publicação em redes sociais e diversas mídias. Esta campanha justamente veio para mostrar às comunidades a importância do fortalecimento dos negócios locais neste momento de crise. “A proposição é mostrar a importância  da união, fortalecendo enormemente a ideia de que a Unijuí e as associações estamos trabalhando em conjunto para o bem de todos”, salienta a professora Nilse Maldaner.

E como vai funcionar daqui para frente? A Unijuí reforça a possibilidade de mais municípios poder receber a campanha “Sou Daqui” de forma gratuita e “customizada” para o poder público e/ou associações, para saber detalhes basta entrar em contato com o Escritório Universidade Comunidade da Agit, no e-mail: comunidade@unijui.edu.br. “Vamos passar todas as informações sobre a distribuição de peças publicitárias, as orientações referentes a postagens de toda a comunicação e de como as prefeituras ou entidades irão poder disseminar essas campanhas nas suas plataformas de comunicação, nas suas mídias digitais e fazer com que cada cidade tenha esse engajamento”, complementa, Maiquel Kelm, gerente da Agit.