Convidados do Rizoma discutem sobre impactos da pandemia na educação - Unijuí

Convidados do Rizoma discutem sobre impactos da pandemia na educação

Desde o mês de março, quando decretadas diversas medidas de isolamento social como principal e imediata ação de enfrentamento ao Coronavírus, o setor educacional, público ou privado, teve que se adaptar. Sem aulas presenciais, foi necessário buscar alternativas para garantir que o conhecimento chegasse aos estudantes. O cenário não é igual para todos, bem sabemos. Dificuldades de acesso à tecnologia e a internet são alguns dos empecilhos que dificultam o aprendizado neste momento. Por outro lado, instituições como a Unijuí conseguiram rapidamente se adaptar, oferecendo aulas online em plataformas como as do Google e o semestre está se encaminhado ao final já.

No Rizoma temático desta semana, o assunto discutido foi: “Os impactos e transformações causados pela pandemia na educação”. O que mudou e vai continuar mudando? Como professores e estudantes se adaptam e encaram este cenário? quais os desafios, virtudes e problemas neste contexto educacional? Como as famílias estão encarando esse momento? São as perguntas que nortearam este debate!

Os convidados desta edição foram Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí e Ronaldo Mota, Titular da Academia Brasileira de Educação, consultor, escritor e conferencista nas áreas de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Também foram reproduzidos alguns depoimentos de quem está diretamente implicado neste contexto, como a Laís Padoin, egressa de Matemática da Unijuí, formada em março e que assumiu suas primeiras turmas já com a situação do isolamento social.

Confira o Programa na íntegra no player abaixo ou em outras plataformas de streaming: SpotifyDeezer iTunes.