Série contando a história das origens do povo dos pampas vai ao ar na UNIJUÍ FM - Unijuí

Série contando a história das origens do povo dos pampas vai ao ar na UNIJUÍ FM

          Ainda integrando a programação de aniversário da Rádio UNIJUÍ FM, será lançada na próxima segunda-feira, 27 de julho, a série histórica Nossas Origens, produção do poeta, escritor e músico Martim César Gonçalves e da Rádio Sul Net, de Porto Alegre. 

UNIJUÍ FM entrevistando Martim Cesar na Moenda da Canção, em Santo Antonio da Patrulha, para o Encontro Casual (2016)

          A história narrada pelo autor, traz como tema a linha do tempo da savana africana até a pampa ameríndia. Em capítulos, a história dos humanos é contada desde o surgimento do homo sapiens na África, pelas migrações rumo à Ásia, Oceania e Europa, até chegar no continente americano e nas regiões dos pampas. 

          Martim Cesar, no primeiro capítulo da série, fala dos gaúchos e desta região do planeta que viveu mais de três séculos de guerra, com escassos intervalos de paz e muita miscigenação. “Pouco sabemos, intuímos apenas. Como saber da história que envolvia os ancestrais dos seres nascidos no Sul do continente americano? Como entender um pouco da vida e da trajetória dos tataravós dos nossos tataravós, até chegar em tempo dos nossos avós em meados do século passado? Qual a verdadeira história desses homens e mulheres que ainda nos olham nos retratos embora a maioria nem nos retratos ficou? Como saber de seus antepassados e portanto dos nossos antepassados também?”

          A série passa a ser veiculada na UNIJUÍ FM de segunda a sexta-feira, às 7h. Na sequência, também será publicada na sessão de podcast nos canais de streaming da emissora.

 

O Autor

Martim César é natural de Jaguarão, divisa com o Uruguai. Também é escritor, poeta e músico, sendo vencedor de mais de 30 festivais de música do Rio Grande do Sul e de mais de 10 festivais nacionais. No ano passado lançou o livro de contos “Sangradouro”, que traz em linhas a história do Rio Grande do Sul, o imaginário fronteiriço e o tempo das charqueadas. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.