“Vacina para a Covid-19: desafios da ciência” é tema do Rizoma - Unijuí

“Vacina para a Covid-19: desafios da ciência” é tema do Rizoma

Há meses, o mundo vive a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que já vitimou milhares de pessoas em todos os continentes. No Brasil, mais de 167 mil pessoas. Diante deste cenário trágico, a vacina é uma grande esperança para a humanidade. Nesse momento, uma série de empresas, universidades e institutos de pesquisa têm trabalhado no desenvolvimento de uma vacina, alguns em adiantado estágio de testes em humanos.

O fato é que, pela primeira vez na história, acompanhamos quase que em tempo real o desenvolvimento de uma tecnologia tão necessária e importante quanto é uma vacina. Para discutir sobre essa temática, os convidados dessa semana do Rizoma são:

• Diego Borges, Biomédico com habilitação em Análises clínicas e Biologia Molecular pela Unicruz, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA e doutorando em Biociência Molecular pela Universidade Nova de Lisboa. Desde junho trabalha na empresa Inflammatix com o desenvolvimento de um teste diagnóstico que pretende prever a severidade da Covid-19 em menos de uma hora a partir do sangue dos pacientes.

• Mellanie Dutra, Biomédica com habilitação em Bioquímica e Análises Clínicas pela UFRGS, Mestre e Doutora em Neurociências pela UFRGS, pós-doc PNPD em Bioquímica pela UFRGS, idealizadora e coordenadora da Rede Análise Covid-19.

Confira o debate completo no podcast abaixo: