Aumento da demanda por profissionais de TI é tema do Rizoma - Unijuí

Aumento da demanda por profissionais de TI é tema do Rizoma

Impulsionada pela transformação digital, a área de Tecnologia da Informação (TI) sofre escassez de mão de obra qualificada, o que tem sido chamado de “apagão na área da TI”. Com o aumento da demanda, sobram vagas, mas faltam profissionais, que estão sendo amplamente disputados pelas empresas, gerando uma competição acirrada por talentos. Nesta quinta-feira, 26 de agosto, esse foi o assunto trazido para debate no Rizoma Temático da Rádio Unijuí FM.

Intitulado “Profissionais X demanda: a disputa predatória por desenvolvedores”, o programa teve como convidados o doutor em Computação e coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Matemática da Unijuí, Edson Luiz Padoin; o doutor em Computação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMC), Sandro Sawicki; e o egresso do curso de Ciência da Computação, Gabriel Cavalheiro Ullmann.

O professor Edson Padoin destacou que essa é uma era de mudança. “O surgimento da pandemia e o fato de termos que nos isolar, nos fez perceber que algumas coisas podiam ser feitas de maneira diferente. Por exemplo, eu não preciso ir a um estabelecimento para fazer uma compra”. Segundo ele, isso fez com que empresas que não estavam no meio digital entrassem, e aquelas que já estavam aperfeiçoassem seus softwares e aplicativos. “Com isso, uma quantidade absurda de profissionais começou a ser requisitada”, completou.

As recentes invasões de hackers em instituições do país e do mundo também foram propulsoras para as transformações digitais, de acordo com o professor Sandro Sawick. “Isso fez com que muitos empresários acendessem a luz vermelha, porque a tecnologia da informação é o alicerce do funcionamento de todo negócio. Nós não conseguimos efetuar uma simples compra em um estabelecimento comercial sem que haja uma infraestrutura computacional por trás. A computação está em todo lugar e passa muitas vezes despercebida, pela forma natural de inserção”, salientou.

Selecionado para receber uma bolsa no Mestrado em Engenharia de Software na Concordia University, no Canadá, Gabriel Ullmann acredita que investir na formação de profissionais internamente é uma saída para empresas tornarem essa disputa mais saudável. “Muitas empresas não possuem um processo interno de mentoria, por exemplo. Pegam profissionais que têm 5, 10 anos de experiência na área, para falar com estagiários e a galera que está no seu primeiro ano. É uma forma de juntar o conhecimento que vem das instituições de ensino e do estudo que a pessoa faz em casa, com o mercado de trabalho”.

Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:

Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.