Ações Sustentáveis nas Escolas recebe alunos da EFA para gravação de conteúdos para o rádio - Unijuí

O projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da UNIJUÍ FM, neste ano de pandemia, ganhou uma dinâmica diferente. Numa parceria com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), através do projeto Conexões, estudantes do Ensino Médio puderam participar de um encontro na escola, para falar sobre a profissão de jornalista, o mercado de trabalho, a programação e a produção de conteúdo na emissora educativa, produção de podcasts e o imaginário no rádio. Após este momento, os participantes foram desafiados a pesquisar e produzir conteúdos sobre a temática das Cidades Sustentáveis.

Um dos professores que atua no projeto Conexões, da EFA, Jader da Silveira explica que essa parceria com a UNIJUÍ FM foi importante para proporcionar contato com diversas áreas do conhecimento humano e da sociedade. “Os estudantes sabem que todas essas experiências que eles tiveram, vão complementar a formação de cada um, seja para o desenvolvimento da escrita, da leitura, da fala e para conhecer outras áreas profissionais, em que eles poderão atuar depois do Ensino Médio”, avalia.

Numa segunda etapa do Ações Sustentáveis, os estudantes visitaram a rádio, conheceram os estúdios e a redação, e realizaram as gravações de seus conteúdos, praticando a dicção e oratória, material será veiculado a partir de agora na programação às 8h e às 13h. Para os participantes, a oportunidade de desenvolver habilidades voltadas à comunicação foi importante neste momento estudantil. “Gosto muito de falar e pensar em falar as coisas, poder, efetivamente, fazer o texto que eu preparei funcionar, é a parte mais divertida”, explica Ícaro Zucolotto Biscaino. “Sempre fui muito comunicativa e sempre gostei muito desse meio, por isso achei bem legal essa proposta e logo me dispus a vir gravar”, conta Cindy Goettems.

Lembrando que o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, da Rádio UNIJUÍ FM, tem apoio da Fonte da Ilha, de Ijuí.