Unijuí FM realiza cobertura do Profissional do Futuro - Unijuí

Unijuí FM realiza cobertura do Profissional do Futuro

Iniciou nesta terça-feira, 24 de maio, um dos maiores eventos promovidos pela Unijuí: o Profissional do Futuro, que tem como objetivo oportunizar que estudantes do 3º ano do Ensino Médio conheçam mais sobre os cursos e áreas que pretendem seguir. Após dois anos sendo realizado de forma virtual devido à pandemia, o tradicional evento volta à presencialidade em 2022, com um diferencial: acontece no primeiro semestre, para que os interessados tenham tempo para decidir sobre sua futura profissão.

A programação no campus de Ijuí segue até quinta-feira, 26 de maio, com mostras dos cursos de graduação, práticas laborais, oficinas, aulão de redação, bate-papos, entre outras ações. Na próxima semana, é a vez de Santa Rosa receber as atividades do Profissional do Futuro, no dia 31. Durante os quatro dias de evento, são esperados mais de seis mil estudantes e cerca de 150 escolas de toda a região.

A equipe da Unijuí FM estará realizando a cobertura do evento durante toda sua duração, com apoio da TopWay English School, Totem Vestibulares, Yázigi Ijuí, Aiqfome e Hey Peppers. Nesta terça-feira, foram entrevistados estudantes e professores de escolas da região que estavam prestigiando o Profissional do Futuro, bem como docentes dos cursos da Unijuí e representantes das empresas apoiadoras.

A reitora da Unijuí, Cátia Nehring, destacou que a expectativa para essa edição do Profissional do Futuro é alta, com toda a Instituição organizada e diversos profissionais trabalhando para receber da melhor forma possível os estudantes e escolas. “Eles terão oportunidade de vivenciar, nestes quatro dias, experiências que passam pelo fazer do estudante universitário e, principalmente, ver o que é o mundo da universidade a partir de experiências formativas”.

Já a professora Maria Aparecida Zasso, do curso de Agronomia, falou sobre a relevância do Ensino Superior na vida de qualquer pessoa. “Independente do curso, é importante ver a Universidade como um caminho, ter como objetivo fazer um curso superior, que é um divisor de águas”. Ela também ressaltou que essa é uma oportunidade para os jovens explorarem opções para o futuro. “Esse período dos 17, 18 anos, é um período de bastante dúvidas. ‘O que vou querer fazer?’. Então esse é o momento dele conhecer um pouco de cada um dos cursos e a partir disso definir o que quer e o que se vê fazendo”.

Confira abaixo todas as entrevistas realizadas nesta terça-feira:

Hora do Recreio

A Unijuí FM também integra a programação oficial do Profissional do Futuro, com a realização do projeto Hora do Recreio, no qual são feitas brincadeiras com os estudantes presentes. Quem participa das dinâmicas e responde corretamente perguntas sobre temas como atualidades, séries, ciências humanas e da natureza, linguagens e matemática, recebe brindes dos apoiadores do projeto (Yázigi, Totem e Aiqfome). A ação acontecerá todos os dias do evento, em dois momentos: às 10h e às 14h30, em frente ao prédio da Biblioteca Mário Osório Marques. Confira mais fotos do dia no Facebook da Unijuí FM.