Golpe do whatsapp - Unijuí

Golpe do whatsapp

Os golpes através das redes sociais tem se tornado cada vez mais comuns, ganhando destaque ultimamente o golpe através do whatsapp. De acordo com o Serasa: Para aplicar este golpe, normalmente os criminosos conseguem hackear listas de contatos das vítimas em aplicativos online ou roubam dados públicos em perfis de mídias sociais.

Então, eles criam uma conta de whatsapp com um número de telefone de mesmo código de área e adicionam nome, foto de perfil e status. Na sequência, entram em contato com amigos da vítima para avisar que trocou de número de telefone para, logo em seguida, pedir dinheiro para esses contatos.

A orientação do Delegado Maurício Posselt é para que os familiares sempre desconfiem, liguem para o familiar ou peçam para o golpista que faça uma chamada de vídeo. Sempre certificar a identidade da pessoa, antes de realizar qualquer transferência ou qualquer pagamento.

O Delegado ressaltou ainda que o trabalho da polícia civil não é em prol de recuperar o dinheiro, a recuperação é uma consequência da investigação, mas o objetivo não é esse, uma vez identificado o autor essa cobrança vai ser realizada em nível civil, a polícia vai atuar na autoria, e na grande maioria das vezes a recuperação já não é mais possível.

Ouça na íntegra a entrevista com o Delegado de Polícia Civil Maurício Posselt.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.