Curso de Medicina da Unijuí aumenta o número de vagas para 2023 - Unijuí

Curso de Medicina da Unijuí aumenta o número de vagas para 2023

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ recebeu na manhã desta segunda-feira (26) a notícia de que a PORTARIA Nº 1.119, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022 foi deferida em favor do curso de graduação em Medicina, passando assim de 50 para 80 vagas o número anual do curso.

De acordo com a reitora da Universidade professora Cátia Maria Nehring “é muito importante para a universidade essa conquista, mas para além disso, o processo de formação e o que marca que nós estamos cumprindo o edital do ministério da educação, do mais médico, mostrando a qualidade, a relação com a rede básica e com todos os hospitais. Uma conquista não só da universidade mas de várias pessoas que trabalharam durante esses últimos 5 anos para a materialidade e chegarmos no dia de hoje com 80 vagas aprovadas para o curso de medicina”.

No Diário Oficial da União publicado no dia 26 de dezembro de 2022 a solicitação da FIDENE junto ao Ministério da Educação sendo deferida no trecho: “Art. 1º Fica deferido o pedido de aumento de vagas, sob a forma de aditamento, para o curso de graduação em Medicina (1457503), bacharelado, ministrado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (532), no município de Ijuí/RS, mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE (370). Parágrafo único. O número total anual de vagas para o curso referido no caput passa de 50 (cinquenta) para 80 (oitenta)”.

A instituição deve abrir a partir de Julho do próximo ano, 2023, essas vagas. E passa a ter 40 vagas para o vestibular de verão e 40 vagas no vestibular de inverno para o curso de Medicina. Esse aumento no número de vagas permite a Unijuí ampliar os seus parceiros, firmando a relação com os hospitais da cidade, e também ampliando para outros hospitais da região.

A reitora da Unijuí destaca o apoio do Hospital de Caridade de Ijuí por oferecer a residência aos médicos da instituição, citando o fato dos médicos optarem por realizar uma especialização para além da graduação: “o médico não vai simplesmente parar na graduação é um primeiro nível da sua formação, com isso ele pode ficar em Ijuí, fazer residências nos nossos hospitais, e também fazer um mestrado e agora quiçá um doutorado para o ano que vem que é o que nós estamos fazendo uma solicitação, ou seja, é de fato uma formação completa, e uma relação de que os médicos podem ficar formados na nossa região noroeste que é a política do “Mais Médicos”.

Ouça na íntegra a entrevista com a Reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÍ, Professora Cátia Maria Nehring.