Bandas marciais e escolares foram atração no Domingo no Campus da UNIJUÍ FM - Unijuí

Bandas marciais e escolares foram atração no Domingo no Campus da UNIJUÍ FM

A comunidade participou neste final de semana do tradicional Domingo no Campus, realizado pela Rádio UNIJUÍ FM e UNIJUÍ, em que a principal atração foram os desfiles das escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí. A Banda Municipal Carlos Gomes, que iniciou suas atividades em 1935, foi a primeira a pisar no trajeto de 460 metros que percorreu os principais espaços da Universidade, seguida de outras 15 apresentações.

Participaram do desfile o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil; Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha; Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha; Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro; Escola Municipal Fundamental Joaquim Nabuco; Centro de Educação Básica Francisco de Assis; Colégio Sagrado Coração de Jesus; Escola Municipal Fundamental Soares de Barros; Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza; Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto; Colégio Evangélico Augusto Pestana; Escola Municipal Fundamental Ruy Ramos; Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi; Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz; e Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Esta edição do evento é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação, o que, segundo a reitora da UNIJUÍ, professora Cátia Nehring, apresenta-se como uma importante troca entre Universidade e a Educação Básica. "Encontramos a comunidade e os estudantes da Educação Básica, que podem conhecer a potência da nossa Universidade, que é regional e comunitária, com 66 anos de experiência. Se formamos estudantes, acabamos colocando no sobrenome de muitas famílias o nome Unijuí, transformamos eles de alunos à profissionais que atuam em diferentes áreas", destaca.

O desfile das bandas marciais e escolares no Domingo no Campus é considerado um ensaio para o evento de 7 de Setembro, ocasião em que as escolas voltam a se apresentar pelas principais ruas do Centro de Ijuí. Neste ano, com o tema "Memórias de uma Terra educadora: a história da Educação em Ijuí, a UNIJUÍ fará sua participação trazendo para a avenida um resgate da história e homenageando esse segmento tão importante para a comunidade. O desfile de 7 de Setembro será inspirado na obra "O Ensino em Ijuí: do Barracão à Cidade Universitária", de autoria das professoras Ana Maria Colling e Beate Anelise Ristow.

O Domingo no Campus também teve mateada, praça de alimentação com food trucks e ações com os apoiadores da Unijuí FM: Aiqfome, Yázigi, Especiarias do Mate, Totem vestibulares, CCAA, Ótica Davanti, Pizzaria Sabor da Serra, Doctor pré-vestibular, CD Lândia Som e Luz, Pega e Vaza Burger, Pipo truck do Cine Globo, Caleve Piscinas, Vip Festas, Bem Seguro, Unimed Noroeste RS, Pró Audi, Mecautor, Sorrifácil e UNIJUÍ.