Vencedores do Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio” terão suas produções veiculadas na UNIJUÍ FM - Unijuí

A UNIJUÍ FM realizou no ano passado, em conjunto com o Projeto de Extensão Traças Digitais da UNIJUÍ, o Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio, a fim de proporcionar experiências com o uso de tecnologias para o público do Ensino Médio. Com o tema cultura digital e aprendizagem escolar, as produções de podcast desenvolveram competências como criatividade, leitura crítica, expressividade e letramento digital.

Além da premiação dos estudantes - evento que ocorreu em outubro, na Literatus Xôk´s - e da certificação, o edital previa que as produções chegassem à comunidade através do rádio. A estreia na programação acontecerá na próxima segunda-feira, 11 de março, às 21h. Todas as noites, de segunda a sexta, será possível sintonizar a UNIJUÍ FM e acompanhar os oito podcasts vencedores das três categorias: Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis; Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias; e Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais.

Fazendo um balanço do projeto, no total foram 29 podcasts inscritos de seis escolas da região de atuação da UNIJUÍ: Escola Técnica 25 de julho (Ijuí); Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha; Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ijuí); Escola Ruy Barbosa (Ijuí); Escola Antônio Mastela (Jóia); e a Escola José Anchieta (Panambi).

O Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio” teve apoio da Rádio Unijuí FM, Literatus Xok’s, Unimed, Yázigi, Totem Vestibulares, Aiqfome, Fonte da Ilha, Ecotec Centro Automotivo e Ecotec Lavagem Automotiva.

Podcasts serão veiculados na programação da UNIJUÍ FM:

CATEGORIA 1 - Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis
- BeeCast - produzido pelos estudantes Eduardo Vieira Pinheiro, João Henrique Serafini e Marcos Felipe Ataídes - Escola Antônio Mastella;
- Planeta em Pauta - produzido por Julia Keller Schafer - Ceap;
- Vida saudável e alimentação equilibrada - produzido por Ana Luisa Ghisleni, João Bernardo de Abreu e Zenandria da Rosa dos Santos - Escola Antônio Mastella.

CATEGORIA 2 - Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias
- Uma viagem até o metaverso - produzido por Luana Victória Moraes Coelho, Luiza Bolze e Ana Augusti - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Assuntos do Momento - produzido por Emily Hoffmann e Samira dos Santos - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Buraco Negro - produzido por Vitória Dos Santos Hiske - Escola Técnica Estadual 25 de Julho.

CATEGORIA 3 - Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais
- Pod Hablar Brazil - produzido por Estevan Obregão Dahmer, Isabel Ribas Cordova de Moraes e Karolina Padilha de Siqueira - Escola Antônio Mastella;
- PodCe - produzido por Jamilli Kumm Dalla Rosa e Camila Carneiro Okazeski - Ceap.