A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-Cultura RS) aprovou o projeto "O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura", a ser realizado pela Rádio Educativa UNIJUÍ FM com recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo (LPG) no decorrer de 2025.
O objetivo é promover o estudo e a popularização da escrita criativa de gêneros Literários e Digitais, a partir da esfera discursiva da Twitteratura, uma das interfaces que aproxima a Educação da Literatura na Cibercultura. Considerada uma pedagogia da escrita, a produção literária no Twitter (rede social que hoje é denominada “X”), estabelece a produção de microtextos limitados até 280 caracteres, o que culmina no surgimento de novas formas de fazer poesia, compor narrativas curtas em rede e ressignificar a Literatura. As atividades serão voltadas à comunidade regional que desejar participar de um desafio criativo e ao público escolar de Ensino Médio, da abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.
Aos professores interessados poderão participar de Formação sobre a Escrita Criativa de Gêneros Literários e Digitais, para dar sequência às atividades em sala de aula. Já o público regional terá acesso às informações nos canais oficiais na internet e através da divulgação em eventos culturais da UNIJUÍ FM. Na sequência será lançado o Concurso Literário de Twitteratura, em que serão selecionados 140 microtextos na categoria escolar e outros 140 microtextos na categoria aberta à comunidade, com lançamento de um livro, evento de premiação e gravação dos microtextos pelos participantes, pois o conteúdo será transformado em audiolivro para a programação da emissora.
O projeto ainda prevê a distribuição gratuita de 3.000 exemplares do livro, enquanto produto cultural originário do projeto, em eventos públicos de Ijuí.
UNIJUÍ FM e Concursos Literários
Desde 2015, a Rádio Unijuí FM desenvolve concursos literários que integram leitura, escrita e consciência ambiental. As temáticas refletem diferentes olhares sobre o meio ambiente e a sociedade: “Contos Infantis com um olhar ambiental” (2015), “Personagens e Meio Ambiente” (2018), “Folclore e Meio Ambiente” (2019), “Futuro Pós-Pandemia” (2020), “Abrindo a cápsula do tempo” (2022), “Meu Podcast nas Ondas do Rádio” (2023), “Meio Ambiente: 50 anos de passado e de futuro” (2024), e, em 2025, “Transformações no Campo”, em parceria com o MADP. Ao longo dessa trajetória, a emissora reafirma seu compromisso com a formação de jovens leitores e escritores e com a promoção de uma cultura voltada à sustentabilidade e à reflexão social.
