
Reunião com a Coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline Eberle
Após a aprovação do projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura” pela Lei Paulo Gustavo, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM iniciou as ações de articulação institucional com a realização de reuniões de apresentação do projeto a parceiros estratégicos da área da educação e representantes de escolas privadas da região. A série de encontros teve início com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Ijuí e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), seguido das escolas privadas, com o objetivo de detalhar a proposta do projeto, esclarecer etapas, público-alvo e cronograma, além de alinhar a participação das instituições de ensino nas ações previstas para 2025.
Nas reuniões são apresentados os fundamentos pedagógicos e culturais do projeto, que propõe a aproximação entre educação, literatura e cultura digital por meio da Twitteratura, modalidade de escrita criativa baseada na produção de microtextos literários de até 280 caracteres. A ideia é realizar um chamamento coletivo para a participação de interessados no Concurso de Twitteratura, lembrando que a iniciativa contempla tanto o público escolar do Ensino Médio, quanto a comunidade regional, ampliando o alcance da ação para além do ambiente formal de ensino.
A participação da SMEd e da 36ª CRE reforça o caráter educativo do projeto e sua integração com as políticas públicas de ensino, enquanto a presença das escolas privadas amplia a diversidade de instituições envolvidas. A proposta foi recebida de forma positiva pelas lideranças, que destacaram o potencial da iniciativa para estimular a criatividade, o protagonismo estudantil e o uso crítico das linguagens digitais.
O projeto “O que é possível dizer em 280 caracteres? A arte da escrita literária em rede através da Twitteratura” tem realização pela Rádio Educativa UNIJUÍ FM, com apoio dos cursos de Letras e Pedagogia da UNIJUÍ e projeto Traças Digitais da UNIJUÍ. O projeto é promovido com recursos da Lei Complementar número 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado.

Reunião com o Secretário Municipal de Educação, Cláudio Souza.

Encontro de socialização do projeto com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).

Reunião com o Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap).

Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) recebe a UNIJUÍ FM.
