Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Encontro Universidade Empresa na Unijuí: Ciência que gera inovação

                      

A Unijuí tem buscado estabelecer uma interação produtiva com o meio empresarial. Uma das principais formas é a realização de transferência de tecnologia da Universidade para as empresas da região.

Além de atender às demandas de ensino, por meio de cursos de graduação e de pós-graduação de acordo com as especificidades do mercado de trabalho, a Universidade, reconhecida como um espaço de geração de inovação e tecnologia, vem buscando mapear quais são as possibilidades para geração de inovações que proporcionem melhorias de produtos ou processos.

Dessa forma, está em andamento, na Unijuí, a execução de uma série de projetos em parceria com instituições, públicas e privadas, visando ao desenvolvimento de inovações. Os planos de trabalho envolvem pesquisadores da Universidade, professores e estudantes ligados à graduação e à pós-graduação, que desenvolvem pesquisas utilizando toda a infraestrutura da Universidade.

Com o objetivo de proporcionar essa interação, será realizado o Encontro Universidade Empresa. Nesta edição, o Encontro irá discutir a temática “Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade”. O tema será conduzido pelo professor José Antônio Gonzalez da Silva, pesquisador do Departamento de Ciências Agrárias e Coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

A programação inicia às 7h30 nesta quarta-feira, dia 03, com um café da manhã. Participam empresas das áreas do agronegócio, alimentos, saúde, engenharias e tecnologias aplicadas. A entrada é gratuita, mediante confirmação pelo telefone 3332 0365 ou pelo e-mail comunidade@unijuí.edu.br, com o Escritório de Relações Universidade Comunidade. 


Unijuí elabora Plano Diretor de Iluminação Pública de Santa Rosa

A Unijuí, mais do que formar profissionais, tem contribuído ao longo de seus 60 anos de história com o desenvolvimento regional por meio de projetos que fazem a diferença na vida das pessoas. Como instituição comunitária, desde a sua origem busca intervir na sociedade.

Na última sexta-feira (28), a Universidade assinou convênio com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa para prestação de serviço na elaboração do Plano Diretor de Iluminação Pública (PDIP), que contribuirá na racionalização dos custos de investimento e de manutenção da iluminação pública, para uma redução sustentada do consumo energético.

De acordo com o Coordenador das Engenharias do Campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, o PDIP traz uma possibilidade de atualização tecnológica e padronização dos processos inerentes à iluminação pública. “O município passará a ter uma norma que estabelece os requisitos e padrões para a iluminação pública, garantindo que todo novo empreendimento esteja adequado, inclusive, às novas tecnologias, tais como: LED, automação, controle e gerenciamento remotos. A partir da execução do PDIP, todos os cidadãos também terão como conferir a aplicação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) em novas tecnologias e aprimoramentos, pois tudo deverá ser padronizado na medida que evoluir a manutenção do sistema”, ressalta um dos envolvidos na elaboração do projeto.

O projeto foi elaborado pelo quadro docente do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí Campus Santa Rosa e intermediado pelo Escritório de Relações Universidade Comunidade, proposto pelo Governo Vicini/Benvegnu, que tem se empenhado em buscar parcerias com a Universidade visando o desenvolvimento da cidade. 


Departamentos promoveram Painel sobre a Reforma da Previdência

                   

Na tarde desta sexta-feira, dia 28 de junho, os seis Departamentos de ensino da Unijuí promoveram um painel sobre a Reforma da Previdência, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Professores, técnicos-administrativos e de apoio e estudantes ouviram explanações de especialistas na área e também puderam discutir as questões apresentadas sobre o tema.

As palestras foram realizadas por Carolina Menegon, advogada mestre em Direitos Humanos pela Unijuí e secretária geral-adjunta da 23ª Subseção da OAB de Ijuí; Humberto Acácio Trez Seadi, mestre em Direito pela URI e doutorando em Direitos Humanos pela Unijuí, professor e procurador federal – Advocacia Geral da União e também Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, advogada e professora da Unijuí, mestre em Direito pela UCS e doutoranda em Direitos Humanos pela Unijuí. O painel foi mediado pelo professor e chefe do Departamento de Estudos Jurídicos da Unijuí (DCJS), Joaquim Gatto e pelo Vice-Reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedemberg.

Segundo a professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, foram discutidos especialmente os pontos relacionados com a Previdência que foram alterados e apresentados em Comissão Especial da Reforma na Câmara dos Deputados. “É importante promovermos o esclarecimento para a comunidade sobre as possíveis alterações, já que este Projeto pode ser votado em breve. É um assunto ainda muito nebuloso e existe pouco entendimento das possíveis mudanças na Previdência, que terão impacto em toda a população brasileira”, observa.

Segundo a professora, muitas informações que estão sendo veiculadas em redes sociais acabam sendo distorcidas. “Muitos dados referentes ao tema, infelizmente, são distorcidos. Desta forma, foi nosso objetivo, neste Painel, apresentar um conjunto amplo de informações e dados a partir de fontes confiáveis para que a comunidade acadêmica se aproprie e faça as discussões necessária ao momento”, complementa.

                  


Reitora participou de encontro nacional de Instituições Comunitárias de Ensino Superior

               

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), do 38ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ABRUC), realizado na Universidade de Sorocaba, em São Paulo. Durante o evento, reitores de cerca de 50 instituições do país debateram o tema principal.  “Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia”.

Segundo a professora Cátia Nehring, o evento foi uma grande troca de experiências de instituições comunitárias do Brasil inteiro. “Também ocorreu uma participação importante do senador Jorginho Melo, que é catarinense e conhece muito a realidade de instituições comunitárias daquele Estado. Ele discutiu e apresentou sobre financiamentos e processos de regulação que possam materializar as instituições comunitárias como uma terceira via, pois ainda não somos reconhecidos como tal formalmente”. O senador Melo é uma das lideranças da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Comunitária.

Sobre a ABRUC

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, fundada em 26 de julho de 1995, com sede em Brasília, reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.

Confira a programação completa do evento

27/06 – quinta-feira:

16h30min

1ª Sessão: Instalação da 38ª AGO com o GT da Câmara dos Deputados – Grupo de Trabalho destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.

18h

 2ª Sessão: Indicadores da Educação Superior e apresentação do Aplicativo de Gestão Visual de Evidências - CHECK

 19h

3ª Sessão: Abertura Solene da 38ª AGO com a Temática:

Educação Superior: Expansão, Inovação e Tecnologia

Ataíde Alves, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES

 21h

4ª Sessão

Coquetel comemorativo aos 25 Anos da UNISO

  28/06 – sexta-feira:

9h às 13h

5ª Sessão: Deliberações da Assembleia:

1 – Instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação Superior Comunitária:

Presidente Senador Jorginho Mello;

 2 – Prestação de contas do exercício fiscal 2018;

 3 – Agenda Financiamento Estudantil: FIES, capacidade instalada com vagas ociosas nas ICES, EAD, diálogo com o Banrisul;

 4 – Lei 12.881/13, Lei das Comunitárias: agendas da tramitação no Senado;

 5 – Certificação CEBAS: STF, PLP 40/19;

 6 – Informes: Curricularização da Extensão, CAPES/FOPROP, Missão Comunitárias em Israel.


Unijuí recebe conceito máximo em curso avaliado pelo MEC

O curso de Gestão de Cooperativas da Unijuí ofertado no Campus Santa Rosa recebeu o conceito máximo, cinco (5), no processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC), para fins de reconhecimento do curso. A informação foi confirmada manhã de hoje (28) pelo INEP.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, ressalta a satisfação em relação ao resultado da avaliação. “Estamos bastante satisfeitos com este resultado, que reflete o trabalho comprometido da Unijuí com o desenvolvimento da região pela educação superior”, destaca.

A Universidade recebeu a Comissão de Avaliadores do MEC nos dias 17 e 18 de junho, no Campus Santa Rosa, para a verificação in loco das condições que o curso apresenta para obter reconhecimento. Na ocasião, a coordenação do curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), em conjunto com o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), a Vice-Reitoria de Graduação, o Setor de Regulação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os setores de apoio, desenvolveram um conjunto de ações com o objetivo de organização, esclarecimentos e responsabilização dos sujeitos que fazem a Universidade para a compreensão e comunicação das políticas e atividades realizadas nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e cultura e da gestão.

Segundo o Coordenador do Curso de Gestão de Cooperativas, professor Ariosto Sparemberger, o resultado consolida e materializa todas as ações desenvolvidas com vistas à formação de profissionais com excelência e posteriormente a sua formação, que serão diferenciados nos espaços de atuação. “Cabe destacar que todos os programas da Universidade são desenvolvidos com foco na excelência, no ensino, na pesquisa e na extensão. A avaliação envolveu um conjunto de fatores e elementos, desde a infraestrutura, projeto pedagógico, corpo docente, entre outros. O que comprova que estamos no caminho certo e tudo o que fazemos buscamos fazer o melhor, com excelência”, finaliza.


Conheça o trabalho da equipe de Mountain Bike apoiada pela Unijuí

                        

Pedalar pelo barro, água, trilhas no mato, pedregulhos, entre outros terrenos são os desafios que ciclistas enfrentam em provas de Mountain Bike. A equipe Pindorama Bicicletas/Unijuí, que agora também passa a ser apoiada pela Universidade, é composta por três jovens, sendo que um deles é aluno da EFA. Participam de competições regionais e estaduais em diversas categorias, feminino e masculino. Competir neste tipo de terreno é a especialidades dos atletas da equipe, que se desafiam para superar as dificuldades das provas e os outros competidores.

O trabalho da equipe vem crescendo e acompanhando o crescimento do próprio esporte no Estado, que nos últimos anos vem ganhando mais adeptos e expandindo o número e a qualidade das provas. Ijuí, inclusive, abriga etapas do circuito regional e também do campeonato estadual de Mountain Bike, que é realizada nos arredores do Parque de Exposições Wanderley Burmann, com organização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.

Segundo os integrantes da equipe, as provas podem variar entre circuitos fechados, onde os competidores realizam diversas voltas em um mesmo percurso, ou, ainda, um trajeto único, mas sempre passando por diversos tipos de terrenos, como barro, água, trilhas, pedregulhos, exigindo muito preparo e técnica para completar as provas. Para isto, também acabam exigindo muito treino e disciplina na alimentação e descanso, já que as provas têm percurso de, no mínimo, 50km. Claro que também é necessário equipamentos de segurança e uma bicicleta adequada. “A bike não define o ciclista, pois ele precisa saber usar bem o equipamento”, salienta Marcos Henkes Júnior, integrante da equipe. Além disso, as próprias provas precisam proporcionar segurança aos competidores, com ambulâncias, água, guias, entre outros aspectos.

Para além da competição em si, os praticantes observam que uma das questões mais interessantes é o encontro com pessoas que praticam o esporte, a participação das famílias, além da saúde proporcionada pela atividade física. “O esporte está crescendo, e tem espaço para crescer ainda mais, por isso apoios como o da Unijuí são muito importantes”, complementa o professor João Frantz, que dá apoio aos ciclistas do grupo.

A equipe é composta por Chaiane Almeida 19 anos, Marcos Henkes Júnior, 20 anos, Vitor Rott Frantz, 14 anos, e o professor João Frantz como apoio.

Possibilidade de títulos

Mesmo com pouco tempo de estrada, a equipe já colheu grandes resultados. Vitor Rott Frantz, que é estudante da EFA, é o mais novo da equipe e, com 14 anos, um dos mais novos em todo o Estado. Ele vem se destacando nas competições e ocupa a terceira colocação geral do Campeonato Estadual em sua categoria, faltando apenas duas etapas – que serão realizadas no segundo semestre de 2019 – para acabar. E na Liga Noroeste, categoria sub-23, competindo só com outros ciclistas de cidades mais próximas, ele lidera, também restando poucas etapas para serem disputadas. Enquanto que o Marcos, o mais experiente do grupo, já tem conquistado em anos passados vários títulos regionais. Chai também é destaque na categoria feminina nas competições regionais.

Conheça um pouco mais do esporte no vídeo a seguir:

                        

 


 

Curso de Pedagogia realiza Seminário Sistematizador sobre Gestão Escolar

Nesta quarta-feira, 26, os estudantes do curso de Pedagogia, por meio da disciplina de Estágio em Gestão dos Processos Educativos, sob a orientação da professora Julieta Ida Dallepiane, realizaram Seminário Sistematizador sobre Gestão Escolar.

O evento surgiu como iniciativa dos acadêmicos que durante o semestre realizam Estágio de Gestão em escolas das redes estadual, municipal e privada da região. O Seminário teve o objetivo de discutir acerca dos desafios do cotidiano da gestão escolar e a implementação da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Gaúcho e do Novo Ensino Médio.

Estiveram presentes nos debates o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Paulo Barcellos, a diretora do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Marli Neubauer, a coordenadora pedagógica do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koëhler, Queila Pinheiro, e a preceptora do Programa Residência Pedagógica do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, Márcia Scherer.


O futuro é agora: incubada da Criatec pretende levar agricultura 4.0 para pequenos produtores

               

A tecnologia sempre foi e é uma aliada do produtor em todas as etapas da produção de alimentos. E a tecnologia de informação, o uso de dados para a tomada de decisões são as novas fronteiras, otimizando processos e a rentabilidade, o que também recebe o nome de agricultura 4.0. Com o objetivo de garantir maior eficiência na agricultura, a AgexTec, empresa incubada na Criatec atua no mercado regional com tecnologia de ponta.

Segundo Cesar Augusto Fensterseifer, sócio-diretor da empresa, muitos produtores têm prejuízos pela dificuldade de acesso à tecnologia e falta informações das lavouras. “Em Ijuí, por exemplo, estimamos que só por uma falta de análise adequada de solos, muitos agricultores acabem cometendo erros que levam a perdas de produtividade. Muito dinheiro deixa de circular, por consequência, na economia local, sem falar na sustentabilidade da lavoura e renda do produtor”, observa.

Para atacar este problema, a AgexTec oferece ferramentas digitais capazes de aumentar a assertividade do planejamento agrícola. A partir de um software desenvolvido pela Next Season Systems (Nebraska, EUA), fruto de parte da pesquisa de Doutorado de Cesar, o sistema concentra os últimos avanços da pesquisa agrometeorológica, e, por meio de um aplicativo, avalia as características das lavouras e apresenta sugestões de manejo de fácil entendimento, revertendo os desperdícios em maior rentabilidade para os produtores.

A partir de coletas de solos (0-40cm), o aplicativo testa exaustivamente doses de corretivos, fertilizantes (N-P-K), elementos secundários (Ca, Mg e S), e micronutrientes (B, Zn, Cu, Mo, Mn, Fe), e ao final apresenta as combinações que obtiveram os maiores rendimentos. “Nosso software se aproveita do alto nível tecnológico, para, a partir de apenas uma amostra de solos, obter boa representatividade das condições das lavouras, reduzindo muito os custos do processo. A partir de um smartphone, conseguimos fornecer informações valiosas e democratizar tecnologias antes só disponíveis para grandes produtores rurais. Com essa ferramenta, garantimos menor desperdício na seleção de fertilizantes, mais segurança na tomada de decisões, e suporte para reduzir compras de insumos desnecessários, personalizando e otimizando cada lavoura da sua propriedade”, complementa.

Pequenos Produtores de Ijuí

A empresa busca viabilizar a atuação com pequenos produtores de Ijuí, no intuito de elevar a rentabilidade das lavouras locais, bem como a renda média do produtor e a injeção de dinheiro na economia da cidade. A tecnologia já foi apresentada para a Prefeitura de Ijuí em reunião com a participação do vice-prefeito e secretário de agricultura, senhor Valdir Zardin, juntamente com o secretário de desenvolvimento econômico de Ijuí, senhor Antônio Tâmbara, acompanhados de Ubiratan Erthal. Também já estão sendo programadas agendas com outras entidades com atuação na agricultura, como o Sicredi, em busca de viabilizar parcerias para ampliar a atuação.

Em estimativas para o projeto, em 22 propriedades (1 lavoura de 35 há/propriedade), quase R$ 1 milhão de reais pode estar sendo perdido por falta de informações da lavoura. “As tecnologias capazes de reduzir esses desperdícios são frutos de mais de 60 anos de pesquisa nos Estados Unidos, porém, sempre encontraram dificuldades para sair do experimento e chegar ao pequeno e médio agricultor de forma prática”, observa.

                


Encontro de Oportunidades apresenta o Programa Sebraetec a consultores

A Agencia de Inovação e Tecnologia (AGIT) realizou, nesta terça-feira, 25, o Encontro de Oportunidades Sebraetec 2019. O evento teve o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por meio do Escritório de Relações Universidade – Comunidade para a implantação de processos de inovação tecnológica em Micro e Pequenas Empresas.

A AGIT está com edital aberto para credenciamento de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec.

A Consultora da Regional Noroeste do Sebrae, Marilia Dorneles Rigodanzo, apresentou as diretrizes do Sebraetec, que tem o objetivo de aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas por meio da inovação e tecnologia, visando a redução de desperdícios, o aumento da produtividade, a segurança dos empresários e a adequação de produtos para competir no mercado interno e externo.

O edital está disponível no Portal da Unijuí. Confira abaixo as áreas de atuação do Programa:

CONSULTORIAS TECNOLÓGICAS

ÁREA

SUBÁREA

Consultorias Tecnológicas em Design

Especialização em Design de Comunicação

Especialização em Design de Ambientes

Especialização em Design de Produto

Consultorias Tecnológicas em Aperfeiçoamento de Processos e Produtos

Especialização em Aperfeiçoamento de

Processos

Especialização em Aperfeiçoamento de

Produtos

Especialização em Implementação de

Ferramentas da Qualidade

Consultorias Tecnológicas em Alimentos

Especialização em ABPF - Avaliação de Boas Práticas de Fabricação

Especialização em Consultoria em BPF - Boas Práticas de Fabricação

Especialização em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)

Especialização em Tabela Nutricional sem Análise Laboratorial

Especialização em Desenvolvimento de Produtos

Especialização em NBR 15635 - Serviços de alimentação - Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais

Especialização: NBR ISO 22.000 - Sistema de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização da cadeia produtiva de alimentos

Especialização em Implantação de Norma de Rastreabilidade

Especialização em Layout

Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente

Especialização em Mapeamento da Propriedade Rural

Especialização em Aperfeiçoamento da gestão ambiental

Especialização em Auditoria Ambiental

Especialização em Gerenciamento de Efluentes

Especialização em Gerenciamento de Resíduos

Especialização em Licenciamento Ambiental

Especialização em Produção Mais Limpa

Consultorias Tecnológicas em Eficiência Energética

Especialização em Análise de Contas e Fornecimento - Otimização Tarifária

Especialização em Gerenciamento da Eficiência Energética

Consultorias Tecnológicas em Agronegócios

Especialidade em Nutrição Animal

Especialidade em Produção Pecuária

Especialidade em Reprodução

Especialidade em Sanidade

Especialidade em Fruticultura

Especialidade em Olericultura

Especialidade em Piscicultura

Especialidade em Sistemas Integrados De Produção (Integração Lavoura-pecuária)

Especialidade em Apicultura

 


Unijuí leva intensa programação para Indumóveis 2019

Reforçando seu propósito como uma universidade regional e comunitária, a Unijuí participou com uma intensa programação dos cinco dias de atividades da Indumóveis 2019, em Santa Rosa. O objetivo foi desenvolver junto à comunidade local e regional, os três pilares da instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de ações que promoveram a interação e o compartilhamento do conhecimento com o público.

O Pró-Reitor da Unijuí Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, destacou a importância da participação da Universidade durante a Indumóveis. “A Unijuí mostrou a sua amplitude como Universidade, demonstrando à comunidade regional todo o seu potencial, a força e o volume de trabalho e de envolvimento. Atendendo seu propósito como uma Universidade comunitária contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da nossa região”, frisou.

A Universidade foi patrocinadora oficial do Espaço Startup e teve participação significativa com as empresas integrantes da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec): Quimea Ambiental, Inventus, Hex e Grupo Aero.

Espaço Startups na Indumóveis 2019

A programação da feira contemplou ainda três workshops com o renomado arquiteto, designer e professor argentino Jonny Gallardo, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), que teve sua participação por meio de parceria entre as Universidades. Na quinta-feira, 20, Gallardo realizou um workshop com o tema “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações". Na noite de sexta-feira, o arquiteto e professor falou sobre “Pesquisas projetais e paisagens radicais”. No sábado, encerrando as atividades na região, realizou o workshop “Objeto futuríveis, futuros possíveis”. A programação foi destinada a profissionais, estudantes e empresários do ramo de arquitetura e design da região.

A Unijuí se integrou à feira com mais uma proposta de formação diferenciada aos participantes. Na sexta-feira, a professora Fabiane Volkmer Grosmann, realizou o workshop “Ergonomia no setor moveleiro”. E, no sábado, o professor Éder Pedroso falou sobre “Inovação na Indústria da Construção Civil: uma amostragem de possibilidades e de novas tecnologias”. Uma pesquisa de satisfação e levantamento de informações sobre a comercialização dos expositores também foi realizada pelo Laboratório de Gestão e Negócios, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), durante os cinco dias de atividades.

O Desafio Hackathon também movimentou a Unijuí e suas parceiras do exterior. A parceria que envolveu estudantes e professores da Unijuí e da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) resultou na formação da equipe vencedora, que contou com a presença de uma das estudantes da UNAM dividindo a premiação de R$ 8 mil. Conforme o Engenheiro Civil que esteve acompanhando o grupo de estudantes de Misiones, professor José Luis Golemba, “fomos convidados pela Unijuí para participarmos do Hackathon e viemos com uma equipe de quatro alunos. Durante a atividade decidimos colocá-los em grupos separados, distribuindo um em cada equipe. Para nós essa participação foi muito boa, tivemos um aluno premiado. Só temos a agradecer à Unijuí pelo convite. Para o mês de outubro, já organizamos a participação dos estudantes da Unijuí em uma atividade em nossa Universidade”, destacou o professor da UNAM.

Atividades desenvolvidas pela Unijuí durante os cinco dias de feira.

A instituição fechou sua participação na Indumóveis 2019 com um estande institucional no Pavilhão 1, onde os visitantes puderam visualizar uma Mostra de Projetos Tecnológicos, desenvolvido pelos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, além de tirarem suas dúvidas sobre as campanhas de Vestibular de Inverno, Medicina e a nova proposta do EAD.

Confira o depoimento do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, durante a feira:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.