Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Corede Noroeste Colonial dá início ao processo da Consulta Popular

           
    

O Corede Noroeste Colonial realizou, nesta quinta-feira, 15, Assembleia para dar início ao processo da Consulta Popular. O evento, que foi realizado no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, contou com presença de represente de várias organizações, instituições, das administrações municipais, do Codemi e dos Comudes.

Também estiveram presentes, representando o governo estadual, Evandro e Rosângela, do Departamento de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Governança, Gestão e Estratégias. Eles apresentaram ao público sobre as Diretrizes e o Regimento Interno da Consulta Popular. Também falaram sobre os seguintes temas: “governança e gestão”, “sociedade com qualidade de vida” e “desenvolvimento empreendedor”.

No encontro ocorreram algumas deliberações, baseadas em três eixos principais: desenvolvimento da agropecuária, assessoria para micro e pequenas empresas e controle da qualidade da água. Essas diretrizes serão pauta nas Micro Assembleias Regionais, nas seguintes datas e locais:

- 20/08, 14h, em Ajuricaba, no Centro de Convivência, também com a presença de representantes da comunidade de Nova Ramada.

- 20/08, às 19h, em Panambi, com representantes de Condor e Pejuçara, tendo como local a Câmara de Vereadores.

- 21/08, às 19h, em Augusto Pestana, na sala de reuniões da Prefeitura, com a presença de representantes de Augusto Pestana, Jóia e Coronel Barros. 

- 22/08, a Assembleia será realizada em Ijuí, às 19h, na ACI.

Assembleia deliberou, ainda, que a proposta que tiver maior votação receberá 60% do valor e a segunda mais votada 40%. O valor da Consulta é de R$ 628.571,43 para o Corede Noroeste Colonial.

                    

Cadeia do Leite

Na terça-feira, dia 13, o Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial realizou, na Sala de Reuniões da Criatec, reunião setorial da agricultura. Na oportunidade será debatida a “Realidade e perspectivas da bacia leiteira do Noroeste Colonial”.


Criatec tem projetos aprovados na primeira fase do Programa Centelha RS

                

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou o resultado preliminar com as 200 ideias aprovadas, entre os 784 projetos inscritos, na primeira fase do Programa Centelha RS. Egressos e estudantes incubados na Criatec, oriundos dos Campi Ijuí e Santa Rosa, aprovaram diversos projetos. 

Agora o programa vai para a segunda fase, na qual os proponentes que tiverem ideias aprovadas devem elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo, com o objetivo de demonstrar as chances da ideia para gerar um bom negócio.

O Programa Centelha RS faz parte de uma iniciativa nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O objetivo é incentivar o empreendedorismo inovador, buscando transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em negócios de base tecnológica. São oferecidos recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis, que somam R$ 1,84 milhão, os quais serão distribuídos para até 50 ideias inovadoras.

Segundo Maria Odete Palharini, responsável pela Criatec, a Incubadora vem desenvolvendo diversas ações em parceria com cursos de Graduação, entre eles o de Ciência da Computação, possibilitando a interação dos estudantes com o ambiente empreendedor da Universidades. “A ideia é motivar os estudantes a empreender, o que fez com que um bom número de projetos fosse enviado ao Programa Centelha, uma combinação de conhecimento com  experiência em elaboração, desenvolvimento de projetos com foco em inovação, somada a parceria com o SEBRAE, por meio da diretoria de Inovação”, observa.

Confira todos os Projetos aprovados:

- IA+Chatbot: Ampliando Negócios de Deliveries Food em Redes Sociais proponente Thales André Jappe , temática Inteligência Artificial e Machine Learning;

- Medidor de Umidade de Grãos Automático, proponente Rodrigo Weiler Feigel, temática Eletroeletrônica;

- Sacada 3D – Archviz , proponente  Alberto Martins Durão, temática Realidade Virtual;

- Tecnologia para a Redução da Inadimplência no Varejo, proponente Cláudio Rodrigo;

- Machado Fraga, temática TI e Telecom, e-Rural: Plataforma Digital que Facilita a Geração de Nota Eletrônica, proponente Willian Patsche Machry , temática TI e Telecom;

- SOLTI Gen 100 proponente  Leonardo Dalla Porta temática Automação

 


Campus Três Passos recebe mais uma edição do Bate-Papo Unijuí

O evento aborda temas como mercado de trabalho e futuro profissional.

Na manhã desta quarta-feira, dia 14, o campus Três Passos recebeu mais de 400 alunos do ensino médio em mais uma edição do Bate-Papo Unijuí. O evento tem como objetivo abordar temas como Enem, vestibular e escolha profissional, auxiliando os estudantes que poderão ingressar na universidade a partir do próximo ano. A recepção aos alunos foi feita pelos professores Luciano Zamberlan e Marcia de Oliveira, dos cursos de Administração e Direito, respectivamente.

O professor Luciano falou sobre profissões do futuro e também sobre a mudança no mercado de trabalho ocasionada especialmente pelos avanços tecnológicos. O professor destacou ainda as ofertas de Ensino a Distância (EaD) disponibilizadas pela Unijuí, ressaltando o crescimento na procura por cursos nessa modalidade nos últimos anos. Outro ponto ressaltado por ele foi o fato da graduação a distância da Universidade ser 100% online, mas que ainda assim os estudantes podem usufruir dos espaços e serviços da Unijuí como a biblioteca e os laboratórios, de forma presencial, e ainda participar de eventos e intercâmbios acadêmicos.

Já o curso de Direito proporcionou aos alunos a possibilidade de acompanhar um júri simulado. Para Rafael Ribeiro, aluno do Instituto Estadual Educacional Érico Veríssimo, participar da atividade prática foi uma experiência de conhecimento e aprendizado. Já Vitória Zambonato, do 10º semestre do curso de Direito, compartilhou sua vivência no Curso com os estudantes e disse que participar de um momento como o Bate-Papo ajudou também na sua escolha profissional, no momento em que estava no ensino médio.

Para Emerson da Cruz, um dos diretores do campus Três Passos, é fundamental receber os estudantes e apresentar os cursos ofertados. “É importante para a vida dos jovens descobrir possibilidades de atuação profissional e o papel da Universidade é importante nesse momento”, pontuou.

O evento foi o quarto realizado neste ano para o público do ensino médio. No primeiro semestre o Bate-Papo foi realizado nos campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa.


Unijuí sedia mais uma etapa do Programa Conecta Educação

O Conecta Educação já capacitou cerca de 300 professores e impactou mais de 3 mil alunos das escolas de Santa Rosa.

A Unijuí é apoiadora do Programa Conecta Educação desde o início do projeto, há três anos. As atividades com professores de escolas municipais, estaduais e particulares estão ocorrendo no Campus Santa Rosa, com a Google Innovator Maidi Dalri, por meio de metodologias ativas com o uso do Google for Education.

O Conecta Educação tem como objetivo principal capacitar professores e gestores para tornarem-se replicadores do conhecimento em tecnologia colaborativa, por meio de ferramentas do Google, apontando caminhos para melhorar a educação utilizando a tecnologia. O Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, destaca que desde a primeira edição do programa a Unijuí disponibiliza estrutura de laboratórios e de salas de aula para a realização das atividades. “A Universidade acredita que esse projeto fará a diferença no desenvolvimento regional, a partir do Conecta Educação veremos os resultados efetivos de empreendedorismo nos jovens que estão saindo da escola nesse momento”, avalia Marcos.

O programa é um movimento promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa e conta com a parceria do Sebrae e Unijuí.


Estudantes do Programa de Residência Pedagógica realizam atividade em Cerro Largo

Na manhã de segunda-feira, dia 12, os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Marcos Rocha de Oliveira e Matheus Magalhães, residentes do programa Residência Pedagógica, participaram de um encontro com 15 professores de Educação Física, em Cerro Largo.

Na ocasião os estudantes desenvolveram um diálogo e uma pequena oficina de Ginástica e Práticas Corais de Aventura, contribuindo para a formação continuada dos profissionais. A participação dos residentes se concretizou por meio da coordenadora do Programa de Residência Pedagógica da Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, professora Rosane Timm Cezar.


Empreendedor da Criatec participou do maior programa de aceleração de startups da América Latina

               

Entre os dias 20 e 22 de julho, cerca 160 investidores, representantes de aceleradoras e executivos de grandes empresas, estiveram presentes no Bootcamp Nacional e Demoday InovAtiva Brasil 2019.1, realizado na Escola de Negócios do Sebrae, em São Paulo, para conhecer e se conectar com os negócios mais inovadores do país.

Nos dois primeiros dias, as 86 startups participantes receberam mentorias, participaram de palestras, fizeram networking e apresentaram seus pitchs para mentores especializados, recebendo feedbacks e sugestões de melhorias. Tudo isso serviu de preparação para o Demoday, realizado no último dia, em que essas empresas tiveram a oportunidade de mostrar suas soluções para a maior banca de investidores do país.

“Mudamos o formato do programa para que as startups que chegassem aqui já estivessem maduras e vendendo. Nesse primeiro ciclo de 2019, foram 732 projetos inscritos, 122 selecionados e fechamos esta edição com 86 empresas se apresentando para uma banca com mais investidores do que startups”, afirma Igor Nazareth, Subsecretário de Inovação do Ministério da Economia.

As empresas foram divididas em seis bancas de acordo com o seu ramo de atuação. Elas tiveram cinco minutos para apresentar seus pitchs e mais três minutos para responder as perguntas dos avaliadores.

Incubada na Criatec, a Satrtup selecionada para o programa foi a Robô de Cobrança, que trata-se de uma inovação tecnológica que automaticamente executa tarefas de prevenção da inadimplência, cobrança e recuperação de crédito. Um software de inteligência artificial programado para oferecer soluções automatizadas e ajudar a empresa a executar as suas ações de cobrança.

Saiba mais no site.


Corede Noroeste Colonial realiza debate e Audiência Pública na próxima semana

Na próxima terça-feira, dia 13, o Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial realiza, na Sala de Reuniões da Criatec, às 14h, reunião setorial da agricultura. Na oportunidade será debatida a “Realidade e perspectivas da bacia leiteira do Noroeste Colonial”.

E na quinta-feira, dia 15, será realizada Audiência Pública para dar abertura ao processo de Consulta Popular 2019-2020. Toda a comunidade está convidada para participar do encontro, que será realizado no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, com início às 9h.

                   


Estudantes da Unijuí se preparam para iniciar os estudos no exterior

             

O próximo semestre será diferente para um grupo de 14 estudantes de graduação da Unijuí, pois eles participarão do programa de intercâmbio acadêmico em universidades parceiras no exterior. O grupo se encontrou para uma reunião de orientação e assinatura do Termo de Compromisso de Estudos no Exterior, promovida pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI). Na ocasião, esteve presente a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, que conversou com os intercambistas sobre essa oportunidade que a Universidade proporciona e chamou a atenção para o papel deles como representantes da Unijuí no exterior. Além das orientações e esclarecimentos fornecidos pelo ERI, os futuros intercambistas puderam ouvir a experiência dos estudantes Jaderson Moura, Natalia Pereira e Mathias Berwig, que realizaram intercâmbio em Portugal e na Polônia, respectivamente.

Alguns estudantes já começam seus estudos no exterior no mês de agosto, outros ainda estão em processo para obtenção do visto de estudos. A seguir, segue relação dos intercambistas, a instituição de destino, bem como as perspectivas em relação aos estudos no exterior:

Airton Cristiano Viebrantz, Letras, UMCS, Polônia

“Viver a experiência de um intercâmbio, ter contato com diferentes culturas e adquirir um maior domínio de uma língua estrangeira sempre foram meus maiores desejos desde a infância. Depois de anos imaginando que este seria um sonho distante, percebi que ele poderia ser alcançado facilmente com o auxílio da Unijuí, e desde então, aguardo ansiosamente para vivenciar o que vim planejando a vida toda. Por fim, espero que além dos desejos que já citei, este intercâmbio possa oferecer muitas outras experiências a fim de contribuir com a minha formação enquanto indivíduo”, Airton C. Viebrantz.

Ariel Cargnelutti Goi, Direito, UMCS, Polônia

“A oportunidade de fazer intercâmbio no exterior é a chance de se conectar com outras línguas, culturas e conhecimentos. É aceitar um desafio que proporcionará não só conhecimento intelectual, mas também pessoal e profissional. Além de aprimorar o inglês, o intercâmbio na Polônia poderá me proporcionar aprender o idioma local (Polonês), o que me deixa bastante animado. Para mim, poder viver e conviver com a cultura de um dos lugares que sempre vi em livros e filmes de história, é algo fascinante. Estou muito ansioso por viver esta experiência”, Ariel C. Goi.

Cristhian Régis Staudt Finckler, Administração, IPLeiria, Portugal

"Fazer intercâmbio significa a realização de um grande sonho para mim. Ter a possibilidade de conhecer um novo país, me aprofundar em uma cultura diferente e unir conhecimentos é o que mais me motiva!", Cristhian R. S. Finckler.

Deise Aline Martins de Aguiar, Administração, UNAE, Paraguai

“É uma grande oportunidade de aprender outro idioma, conhecer outra cultura e ver o Brasil por outro ângulo. Mas, principalmente, é uma oportunidade de crescer como pessoa”, Deise Aline M. de Aguiar.

Gabriel Nervis, Direito, Universidade do Porto, Portugal

“Busquei fazer parte do programa de mobilidade da Unijuí, pois acredito que com essa oportunidade poderei ampliar meus conhecimentos nos âmbitos profissional e pessoal. Estudar na Universidade do Porto, uma das mais renomadas instituições de ensino da Europa, e ter contato com pessoas e culturas de diversas partes do mundo, certamente impactará positivamente em minha vida”, Gabriel Nervis.

Gabriela Bester Przybitowicz, Direito, UMCS, Polônia

“Para mim, a realização deste intercâmbio é uma grande possibilidade de enriquecimento cultural e pessoal. Minha família é de origem polonesa e sempre procurou introduzir costumes da etnia durante a minha criação, portanto, será uma experiência única viver na Polônia durante um semestre”, Gabriela B. Przybitowicz.

                     

Ivana Giordani Cassol, Administração, IPLeiria, Portugal

“Através dessa oportunidade única de vivência no exterior pretendo aperfeiçoar meus conhecimentos e aproveitar ao máximo esse crescimento, que é algo único e impagável!”, Ivana G. Kassol.

João Guilherme Cardoso Gomes, Jornalismo, IPLeiria, Portugal

“Refletindo sobre a vida de universitário, os ensinamentos adquiridos na graduação e a perspectiva do mercado de trabalho, senti a necessidade, ainda durante o curso, de buscar novas experiências, conhecer outras culturas e aprimorar meus conhecimentos, principalmente na área da comunicação. Então, realizar um intercâmbio pela Unijuí nesta reta final da graduação é uma oportunidade única, e que deixa um frio na barriga, mas também a certeza de que será um período incrível”, João Guilherme C. Gomes.

Maria Alice Borges Alves, Design, IPLeiria, Portugal

“Sempre tive o sonho de estudar em outro país. Hoje vejo-me realizando esse sonho e agradeço a oportunidade dada pela Unijuí de poder fazer o intercâmbio e, desta forma, abrir caminhos tanto de conhecimento cultural, pessoal e profissional. Farei o máximo para atingir tanto as minhas expectativas, bem como corresponder as da Universidade”,  Maria Alice Borges.

Matheus Janke Martins, Medicina Veterinária, Udelar, Uruguai

“Eu acredito que para se tornar um bom profissional é necessário crescer como ser humano, com uma boa comunicação e respeitando as diferenças culturais e ideológicas. Até o momento não consigo pensar em nada que traga esse crescimento com tanta intensidade como um intercâmbio, é uma experiência simplesmente incrível”, Matheus J. Martins.

Naiara Polidoro Murussi, Letras, UMCS, Polônia

“Desde pequena eu brincava de inventar palavras e falar outros idiomas, parecia um sonho inalcançável, mas agora ter a possibilidade de experienciar isso de uma forma intensa, em outro continente, em outra cultura, vai ser maravilhoso. Poder ter essa oportunidade de estudar na Polônia vai ser uma vivência ímpar para mim, quero poder conhecer e crescer a partir do aprendizado que eu adquirir lá”, Naiara P. Murussi.

Patrick Prestes Hauenstein, Direito, UMCS, Polônia

“O intercâmbio, acima de uma oportunidade acadêmica, representa uma possibilidade de vida. A imersão em novas culturas e a interação com novos costumes e idiomas, provoca o que há de mais notável na vida, a curiosidade para aprender e a coragem para conhecer o desconhecido", Patrick P. Hauestein.

Rodrigo Pillar Vianna, Ciência da Computação, Universidade do Porto, Portugal

“Estou ansioso para essa viagem, tanto pela experiência acadêmica e profissional que isso vai me proporcionar, quanto pelo fato de conhecer uma nova cultura, um país diferente do outro lado do oceano”, Rodrigo P. Vianna.

Vanessa Aléxia Ragazzom, Direito, Universidade do Porto, Portugal

“Tenho certeza que realizar o intercâmbio será uma experiência única, um grande aprendizado para a vida. Viver em uma cultura completamente diferente da que você está acostumado a viver e experimentar o convívio de pessoas de diferentes nações, tenho certeza que será maravilhoso. Acredito, principalmente, que o intercâmbio muda nossa perspectiva de vida, abre a mente e mostra o quão grande é o mundo, e que nada é impossível”, Vanessa A. Ragazzom.

Internacionalização

A Unijuí possui acordo de cooperação com mais de 20 instituições no exterior, que possibilitam aos acadêmicos de graduação cursar um ou dois semestres em uma instituição parceira, com gratuidade nos estudos. É uma oportunidade única de qualificação acadêmica e crescimento pessoal e profissional. O Escritório de Relações Internacionais está recebendo candidaturas para o semestre que iniciará em fevereiro de 2020. Para mais informações, basta acessar o endereço https://www.unijui.edu.br/institucional/mundo ou entrar em contato pelo e-mail eri@unijui.edu.br.


Programa de Residência Multiprofissional promove ações de incentivo a amamentação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é anualmente celebrada no período de 1° a 7 de agosto e tem como foco incentivar a amamentação e melhorar a saúde dos bebês. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre Unijuí e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) esteve realizando diversas ações destacando a importância do aleitamento materno.

Na última terça-feira, dia 6, as atividades foram realizadas no Campus Santa Rosa por meio de confecção de cartazes, roda de conversa e troca de experiências. Ainda, durante a noite, também ocorreram ações de sensibilização sobre o assunto com os estudantes da Universidade.

Na quarta-feira, dia 7, o Programa de Residência juntamente com o Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, vinculado ao curso de Educação Física da Unijuí, realizaram atividades de conscientização sobre a amamentação e avaliações físicas, na Praça da Bandeira em Santa Rosa. Na oportunidade a Universidade também participou da programação do Jornal do Almoço, que estreou um quadro novo “Caravana JA”, apresentado pela jornalista Brunna Colossi, que está percorrendo o Estado e mostrando os diferenciais de cada região e o desenvolvimento. 

Para a Residente do Programa, a nutricionista Júlia Pess dos Santos, as ações desenvolvidas foram planejadas para compartilhar as experiências e vivências de cada participante. “As atividades foram fundamentais para ouvirmos as mulheres que já passaram pela experiência e auxiliar as futuras mamães, a partir dos anseios e dúvidas relacionadas ao tema. Assim como aquelas pessoas que acompanharam o processo de aleitamento materno, pais e irmãos, pois todos temos uma história para contar. A ação também foi organizada e realizada na Universidade visando chamar à atenção e sensibilizar a comunidade acadêmica para o tema. Foi um momento especial de reflexão, e já estamos planejando o segundo encontro para 2020”, destaca a residente.

 


Inscrições abertas: Unijuí oferta cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, são as suas escolhas que irão definir o sucesso da sua carreira e o seu futuro. Um currículo competitivo abre portas para as oportunidades e a Unijuí oferece cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas do conhecimento e uma estrutura qualificada. São mais de 60 anos de história, mais de 40 mil profissionais formados, sendo 10 mil pós-graduados.

Esse foi um dos motivos que fizeram com que a estudante do Curso de Pós-Graduação em Atenção e Gestão Farmacêutica, Paola Colleto, escolhesse a Unijuí. De acordo com ela, o objetivo é se diferenciar no mercado de trabalho. “Quando entrei para o mercado de trabalho senti a necessidade de fazer uma pós-graduação para me especializar na área de gestão e atenção farmacêutica. Esta é uma área que temos pouco contato na graduação e o mercado de trabalho exige este conhecimento”, comentou.

A Unijuí possui uma infraestrutura qualificada para diferenciar, dentro do mercado de trabalho, os profissionais formados na Universidade. São mais de 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com estrutura e tecnologia de última geração.

Conheça os cursos que estão com inscrições abertas no segundo semestre deste ano.

Matemática para Educação Básica: Práticas de Ensino e Tecnologias Digitais

O curso estrutura-se segundo concepções que consideram tendências atuais no processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação em Matemática, além de aprofundar temáticas específicas dessa área, na perspectiva de problematizar, compreender, avaliar e ressignificar a prática docente.

Inscrições: até 01 de setembro de 2019.

Início do Curso: 13 de setembro.

Coaching e Gerenciamento de Pessoas

Esta especialização buscará desenvolver nos indivíduos competências pessoais e profissionais, visando a atuação nas organizações, potencializando suas competências na área de Gestão de Pessoas, tendo como ferramenta a formação em Coaching, realizando uma gestão de pessoas humanizada e ética, adequada ao novo contexto de formação de profissionais empreendedores para uma administração estratégica em organizações, conciliando tanto as expectativas das organizações quanto dos trabalhadores.

Inscrições: até 09 de agosto.

Início do Curso: 09 de agosto.

MBA em Gestão de Varejo

O Curso tem o objetivo de formar profissionais com perfil multidisciplinar capacitados para uma gestão dinâmica e inovadora em negócios e demandas do setor varejista. Entre outros objetivos.

Inscrições: até 01 de setembro.

Início do Curso: 12 de setembro.

Controladoria e Finanças

A Especialização em Controladoria e Finanças da Unijuí visa o aprofundamento dos conceitos de Cenários Econômicos na Atualidade, Estratégia e Competitividade Organizacional, Controladoria Básica e Aplicada, Contabilidade Societária, Análise Financeira, Elaboração e Análise de Projetos, Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental, Finanças Corporativas, Gestão Estratégica de Custos, Planejamento e Orçamento Empresarial, Sistemas de Informações e Apoio a Decisão, Mercado de Capitais e Riscos e Gestão Tributária.

Inscrições: até 01 de setembro.

Início do Curso: 13 de setembro.

Estética e Saúde

Esta Pós-Graduação especializa, aperfeiçoa e qualifica, cientifica e tecnicamente, os profissionais para atuar na área de estética e saúde, proporcionando crescimento profissional com melhores e novas possibilidades de atuação.

Inscrições: até 01 de setembro.

Início do Curso: 13 de setembro.

Design de Jogos Digitais

O Curso tem o objetivo de preparar profissionais para o desenvolvimento de jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou aparelhos de videogame, atendendo a demanda de um setor que está em constante expansão. Entre outros objetivos.

Inscrições: até 01 de setembro.

Início do Curso: 14 de setembro.

Licenciamento Ambiental

A Pós-Graduação em Licenciamento Ambiental da Unijuí visa qualificar os profissionais para prestar serviços de Licenciamento Ambiental com o uso de recursos técnicos e científicos, norteados por conceitos éticos e pela base Legal vigente, desenvolvendo habilidades técnicas para a eficiente condução dos Processos de Licenciamento Ambiental em qualquer uma das esferas pertencentes ao SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).

Inscrições: até dia 08 de setembro.

Início do Curso: 27 de setembro.

Curso na modalidade de ensino a distância.

Metodologia do Ensino Superior

O Curso tem o objetivo de abordar questões teórico-práticas dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como o papel dos educadores na produção e socialização do conhecimento e na constituição da docência nos seus espaços e tempos curriculares no âmbito dos cursos universitários. Entre outros objetivos.

Inscrições: até 31 de dezembro.

Engenharia de Avaliações e Perícias

O mercado de trabalho regional apresenta carência de profissionais que, além de atuarem no campo do curso proposto, estejam atualizados em novas exigências prescritas nas normas técnicas vigentes. A formação de profissionais com visão crítica e conhecimento consolidado da área que se propõe a atuar é de suma importância para o suprimento efetivo das necessidades apresentadas pela sociedade.

Inscrições: até 01 de setembro.

Alfabetização

O Curso tem o objetivo de resgatar e refletir a dimensão político-pedagógica e interdisciplinar do ser docente nos processos que envolvem a alfabetização em diferentes contextos, na perspectiva de significar concepções e produzir propostas pautadas na lógica dos sujeitos e, desta forma, contribuir para a formação de cidadãos leitores, escritores e produtores de conhecimentos significativos para a vida em sociedade que esteja pautada na humanização das relações. Entre outros objetivos.

Inscrições: até 01 de setembro. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.