Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Membros da Assembleia Geral da FIDENE foram eleitos

              

Nesta quinta-feira, dia 08 de agosto, foram realizadas eleições para a escolha de oito novos membros da Assembleia Geral da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (Fidene). Foram eleitos, por meio de votação realizada de forma online pelo portal da Unijuí, quatro representantes dos professores e quatro representantes dos técnicos-administrativos e de apoio.

Confira como ficou a votação 

Candidato

Número de Votos

Percentual de Votos Válidos

Resultado

  Maria Aparecida de Carvalho Zasso

72

33,03 %

Eleito

  Stela Maris Enderli

39

17,89 %

Eleito

  Elenita Costa Beber Bonamigo

37

16,97 %

Eleito

  Fabiana Diniz Kurtz da Silva

34

15,6 %

Eleito

  Emerson André Pereira

20

9,17 %

Não eleito

  Marcelo Luis Didoné

16

7,34 %

Não eleito

  Votos Brancos

4

 

 

  Votos Nulos

3

 

 

  Abstenção

189

 

 

Número total de eleitores

414

100%

 

Votos Computados

225

54,35%

 

 

Técnico-Administrativo e de Apoio

Candidato

Número de Votos

Percentual de Votos Válidos

Resultado

  Leila Wadas

111

37,25 %

Eleito

  Marcos Antonio Clebsch

92

30,87 %

Eleito

  Robson Kasctin Batista

49

16,44 %

Eleito

  Raquel Duarte Beyenke

46

15,44 %

Eleito

  Votos Brancos

7

   

  Votos Nulos

5

 

 

 Abstenção

260

 

 

Número total de eleitores

570

100% 

 

Votos Computados

310

54,39%

 

A professora Euselia Paveglio Vieira, coordenadora da Comissão Eleitoral, explica que a Assembleia Geral da Fidene é um espaço que oportuniza a participação de professores, técnicos-administrativos e de apoio, órgãos públicos e comunidade em geral numa instância de decisão na Instituição. “Como a Unijuí é uma Universidade autogestionária, envolve diferentes atores nas tomadas de decisões e nas diretrizes Institucionais. Esse grupo vai integrar, junto com todos os outros membros da Assembleia Geral, um espaço no qual existem diversas responsabilidades, dentre elas a apreciação anual do orçamento, a prestação de contas e do relatório de atividades da Fundação”, destaca.


Empresa incubada na Criatec é selecionada para o programa Startup Agri Tech

               

A AgexTec, empresa integrante da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), foi selecionada para fazer parte de um programa destinado a startups que desenvolvam soluções em software ou hardware, com o intuito de resolver problemas reais na cadeia do agronegócio. Por meio de consultorias, workshops, mentorias e ações de mercado, o programa visa validar o modelo de negócios destas startups, além de realizar preparação para vendas e conexões com grandes players do agronegócio, por meio de acesso facilitado a eventos, rodadas de negócios, entre outras ações de mercado.

A AgexTec vende uma plataforma digital agrometeorológica, que por meio de um diagnóstico, avalia, testa e sugere manejos específicos para cada lavoura. A partir de um diagnóstico da lavoura (utilizando inteligência artificial), o sistema testa exaustivamente a aplicação de diferentes formulações de nutrientes e apresenta as doses responsáveis pelas maiores produtividades. Esse processo reduz os riscos de deficiência nutricional, reduz os desperdícios na compra de insumos e garante maior precisão na seleção do fertilizante, os quais respondem por quase 30% do custo da lavoura. A partir de informações do tempo e atualizações do manejo, o sistema é capaz de monitorar diariamente a evolução da lavoura, enviando alertas de manejo e estresses (hídrico, calor, frio e nutricional) com até 9 dias de antecedência, com sugestões de manejo capazes de reduzir os efeitos e danos na produtividade da lavoura.

O programa é uma realização do SEBRAE-RS, em parceria com SENAR/RS - Farsul, Wow, StartSe, Feevale, Fábrica do Futuro, Ventiur, Semente Negócios, Raiar, Tecnosinos, Growplus, AGS - Associação Gaúcha de Startups, ABS - Associação Brasileira de Startups, CEI-UFRGS, POAHUB, Parkhub, SEPRORGS E FIERGS.

Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas no site www.agextec.com.br ou pelo telefone 55 999105900.


Fernando Fernandes contou sua história de vida no Conexão de Ideias

                   

No dia 04 de julho de 2009 a vida de Fernando Fernandes mudou radicalmente. Um acidente de carro quando voltava de uma partida de futebol interrompeu os planos de modelo internacional e o deixou em uma cadeira de rodas. Este foi o ponto de partida de um bate-papo que o atleta Paralímpico teve com o público em Ijuí, na noite desta quarta-feira, dia 07, no Salão de Atos do Campus Ijuí. Fernando foi o convidado do projeto Conexão de Ideias.

Durante o evento Fernandes dividiu a sua história, principalmente a busca de forças para continuar após o acidente. Foi no esporte e nas amizades, relatou, os principais combustíveis que encontrou para seguir em frente. Agora ele é um desbravador dos esportes adaptados, consagrou-se tetracampeão mundial, tricampeão pan-americano, tetracampeão Sul-americano e tetracampeão Brasileiro de Paracanoagem. Ex-participante do reality show Big Brother, atualmente apresenta o quadro “Sobre Rodas” no Esporte Espetacular (Rede Globo) e o “Além dos Limites” (Canal OFF).

O projeto Conexão de Ideias, que a Unijuí apoia, trata-se de um circuito de palestras com o objetivo de debater importantes temas sociais como educação, sustentabilidade, bem-estar, criatividade, inovação e superação. A maratona de encontros deve superar 88 horas de atividades com participação de palestrantes nacionais e internacionais. O projeto é uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com sindicatos empresariais locais. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/conexaodeideias. No dia 06 de novembro Fernando Fernandes também vai estar presente em Santa Rosa, em mais uma edição do evento.


Eleições irão definir novos integrantes da Assembleia Geral da Fidene

No dia 08 de agosto, das 08h às 21h, serão realizadas eleições para a escolha de oito novos membros da Assembleia Geral da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene). Serão eleitos, por meio de votação realizada de forma online pelo portal da Unijuí, quatro representantes dos professores e quatro representantes dos técnicos-administrativos e de apoio. O resultado será divulgado no dia 09 de agosto.

A professora Euselia Paveglio Vieira, coordenadora da Comissão Eleitoral, explica que a Assembleia Geral da Fidene é um espaço que oportuniza a participação de professores, técnicos-administrativos e de apoio, órgãos públicos e comunidade em geral numa instância de decisão na Instituição. “Como a Unijuí é uma Universidade autogestionária, envolve diferentes atores nas tomadas de decisões e nas diretrizes Institucionais. Esse grupo vai integrar, junto com todos os outros membros da Assembleia Geral, um espaço no qual existem diversas responsabilidades, dentre elas a apreciação anual do orçamento, a prestação de contas e do relatório de atividades da Fundação”, destaca.


Unijuí sediará espetáculos culturais à comunidade santa-rosense

Nos próximos dias o Campus Santa Rosa proporcionará à comunidade santa-rosense dois grandes espetáculos, por meio da 5ª Aldeia SESC Yvi Pytã. O evento acontecerá no período de 09 a 14 de agosto em diversos pontos da cidade, com diferentes atrações.

A Unijuí sediará dois espetáculos, "O escândalo Philippe Dussaert”, com o ator global Marcos Caruso, na terça-feira, dia 13 de agosto, no Auditório Central. A história aborda, de forma humorada, os limites e polêmicas em torno da arte contemporânea através de um escândalo do pintor francês Philippe Dussaert. Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente no Sesc. E, ainda, o Espetáculo Chocobrothers, que integra o Circuito Palco Giratório na quarta-feira, dia 14 de agosto, no Hall do Prédio C, do Campus Santa Rosa, não haverá cobrança de ingresso para assistir à apresentação. A atração cultural envolverá diferentes técnicas circenses, como barra fixa, malabarismos e equilíbrio, com grandes doses de humor.

Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a Unijuí tem como propósito o desenvolvimento regional e ações voltadas para a disseminação da cultura e do lazer sempre serão apoiadas pela Universidade, promovendo qualidade de vida para a comunidade regional. A 5ª Aldeia contempla uma programação intensa com diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Promovendo o intercâmbio entre as diversas linguagens das artes, artistas, escolares e comunidade em geral. A programação completa pode ser conferida no site do SESC, mais informações pelo telefone (55) 3512-6044.

 


Volta às Aulas com boas energias: Unijuí dá boas-vindas para calouros e veteranos

O segundo semestre já começou. E, para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos, a Unijuí espalhou pelos Campi mensagens de motivação. Os integrantes da Cia. Cadagy e Pró-Reitorias realizaram a entrega de adesivos com mensagens como esta: “Seja o FUTURO que você deseja!” ou ainda “o que não te desafia não te TRANSFORMA!”.

                 

Junto ao retorno das aulas – início para quem está entrando em um dos cursos – a Universidade já tem uma série de atividades programadas neste segundo semestre de 2019. Confira alguns dos eventos e atividades:

Exposição no Museu: nesta terça, dia 06, tem a abertura da Exposição Da Vinci 500 anos, às 19h. O MADP possui o acervo permanente para visita, além de promover diversos eventos culturais.

Domingo no Campus: Dia 18 de agosto, no Campus Ijuí, com a apresentação de bandas de escolas de Ijuí e da região, além de outras atrações;

Salão do Conhecimento: este ano terá como tema “Bioeconomia – diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” e será realizada de 21 a 24 de outubro nos quatro Campi. Saiba mais: https://www.unijui.edu.br/eventos/salo-do-conhecimento-2019-944

Feira de Carreiras: para conectar empresas e profissionais dos mais variados segmentos em um momento de troca de informações, apresentação das empresas e suas culturas, divulgação de vagas e oportunidades. Agende-se, será realizada no dia 18 de novembro;

Intercâmbio: que tal aproveitar o início de um novo semestre na Unijuí e ficar por dentro das oportunidades de intercâmbio? O Escritório de Relações Internacionais (ERI) sempre divulga novas oportunidades, fique ligado no www.unijui.edu.br/mundo ou contate pelo e-mail: eri@unijui.edu.br;

Biblioteca Mario Osorio Marques: com um acervo enorme e de qualidade, a Biblioteca infraestrutura adequada para atender a comunidade acadêmica da universidade. Acesse a página da Biblioteca;

Para saber tudo da Universidade

Facebook: https://www.facebook.com/unijui/

Instagram: https://www.instagram.com/unijui

Twitter: https://twitter.com/Unijui

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/15093250/

Blog Tá Ligado: https://www.unijui.edu.br/taligado

Unijui FM: https://www.unijui.edu.br/unijui-fm


Unijuí seleciona propostas para atividades com culturas de verão

               

A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários - DEAg, com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT, vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, prorrogou até o dia 11 de agosto de 2019 as inscrições para seleção de empresas parceiras no desenvolvimento de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Prestação de Serviços a serem desenvolvidos com a Universidade na área de culturas de verão. O objetivo é selecionar propostas de empresas que visem ao aumento da sua competitividade por meio de: inovação tecnológica; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com a Universidade como instituição científica, especificamente no Departamento de Estudos Agrários - DEAg.

As propostas deverão estar alinhadas a uma ou ambas seguintes categorias: 

a) Culturas Anuais de Verão

b) Espécies Forrageiras

E nas áreas:

- Práticas de manejo

- Ecofisiologia dos cultivos

- Produtividade e qualidade de grãos e sementes

- Produção de Biomassa

- Outras áreas das ciências agrárias vinculadas à agronomia que tenham plantas de lavoura como tema.

As propostas devem ser apresentadas com a composição do valor a ser disponibilizado como investimento. Durante a análise das propostas, a Universidade estudará a viabilidade e calculará os custos envolvidos para a execução e então as partes poderão entrar em negociação.

O resultado final do processo de seleção será homologado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e publicado no site da Unijuí. Confira o edital completo em www.unijui.edu.br/agit.


Presidente da Emater discute parcerias com a Universidade

                      

Na manhã desta sexta-feira, 02, o Presidente da Emater, Geraldo Sandri, esteve na Unijuí para discutir parcerias e projetos futuros com a Universidade. Ele esteve acompanhado da gerência regional da Emater, Carlos Alberto Turra e Vito Antonio Cembranel, além de Júlio Franciscatto e Uiliam Cargnelutti, da Secretaria de Agricultura do Estado.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, na oportunidade Reitor em exercício, recebeu a comitiva. Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), Osorio Lucchese, a coordenadora do curso de Agronomia, Cleusa Bianchi e o coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzales.

Segundo o chefe do DEAg, Osorio Lucchese, na oportunidade a Universidade apresentou uma proposta de convênio com a entidade para análises de solos e sementes, para favorecer este tipo de análise no Estado. Outra pauta discutida foi a possibilidade da realização de estágios em parceria nos municípios em que a Emater atua na região Noroeste.

                     


Incubadas da Criatec participam de evento em Gramado

              

Está acontecendo em Gramado "A Gramado Summit”, o maior brainstorming do Brasil. O grande objetivo do evento é alavancar o ecossistema brasileiro de inovação com a concretização de negócios e conteúdo de qualidade. Para isso, os organizadores proporcionam aos novos empreendedores a geração de um networking de qualidade, leads concretos e a possibilidade de ampliar projetos através da negociação com novos clientes e investidores. O evento que iniciou na quarta-feira, 31 de julho, e se encerra nesta sexta-feira, 02 de agosto, no Serra Park, conta com uma intensa programação focada em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A Criatec está representada no evento pelas empresas Infinitum Inovação e Tecnologia, empresa que desenvolve software e aplicativos sob demanda e também oferece uma solução completa para gestão de viagens e controle de veículos de transporte. A outra empresa é a Planejar Marketing de Resultados, que oferece solução para planejamento, execução e monitoramento das ações de marketing.

Para fomentar ainda mais o ecossistema de startups, a Gramado Summit realiza a Batalha de Startups e o concurso Green is The New Glam. Promovida em parceria com a Superjobs Ventures, a Batalha de Startups oferece um aporte de R$ 150 mil a R$ 300 mil para a startup vencedora. A Green is The New Glam é realizada em parceria com o Principado de Mônaco, em que o governo escolherá uma proposta com foco sustentável. O prêmio será uma imersão em Mônaco em 2020.


Campus Três Passos tem nova direção

                  

Desde a última quinta-feira, 31 de julho, o Campus Três Passos está sob novo comando. A professora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, que esteve na Pró-Reitoria desde o ano de 2015, deixa a função, permanecendo na Instituição em suas atividades de professora. A Direção do Campus passa a ser desempenhada por Emerson Ronei da Cruz e Sandra Otonelli conjuntamente até o fim deste ano. Emerson será responsável pelo relacionamento com a comunidade externa, abrindo e reforçando atividades do fazer do Complexo FIDENE. Sandra Otonelli assume a coordenação dos serviços acadêmicos, patrimoniais e de pessoal do Campus. Os dois profissionais já integram o quadro técnico-administrativo da instituição e são residentes em Três Passos. 

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, juntamente com a Chefe de Gabinete, Denise Dobler da Costa, bem como a assessora de planejamento institucional Vivian Stroschein, estiveram no Campus Três Passos na quarta-feira, realizando a transição do cargo com a equipe e marcando o início do novo ciclo administrativo do Campus. No mesmo dia foi realizado o início do planejamento institucional do campus, com a equipe que assume.

A Reitora destacou a responsabilidade e o compromisso com que a professora Fátima desenvolveu seu trabalho a frente do Campus Três Passos, agradecendo todo o empenho. Segundo Cátia, agora um novo ciclo se inicia e novos desafios são colocados à Instituição no sentido de um reposicionamento, bem como de continuidade às contribuições para o desenvolvimento regional a partir da Educação. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.