Revistas Científicas - Engenharias - Unijuí

Periódicos/Revistas livres - Engenharias

  • Anais da Academia Brasileira de Ciências - Os Anais da Academia Brasileira de Ciências são a publicação oficial da Academia Brasileira de Ciências, sendo publicada de forma ininterrupta desde 1929, tornando-a a mais antiga revista científica brasileira. Antes dessa data, a revista era chamada Revista da Sociedade Brasileira de Ciências (1917/19), depois Revista de Ciências (1920/21/22/26/28), sempre com publicação irregular. Ainda nessa fase, vale destacar o artigo publicado, em 1926, por Einstein, sobre a teoria da luz. A sua finalidade é a publicação de resultados originais de pesquisa nos ramos da Ciência abrangidos pelas Seções da Academia. A Comissão Editorial coordena a avaliação dos artigos a serem publicados. A publicação é trimestral.
  • Ambiente Construído - Ambiente Construido é a revista da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), a principal associação científica desta área de conhecimento no Brasil, que engloba principalmente pesquisadores com formação em Engenharia Civil e Arquitetura. Constitui-se no único periódico científico nacional que abrange a área de Tecnologia do Ambiente Construído como um todo. Esta revista veio preencher uma importante lacuna no que se refere a publicações científicas no Brasil, assumindo um papel diferenciado das revistas de divulgação tecnológica existentes no país. Além do seu caráter de disseminação do conhecimento, Ambiente Construído representa um importante fórum de discussão aprofundada de resultados das atividades de pesquisas e desenvolvimento, assim como um meio de reconhecimento formal de trabalhos científicos de qualidade. Inicialmente a Revista era impressa, mas atualmente a Ambiente Construído é disponibilizada apenas na forma eletrônica, com livre acesso pela internet.
  • Cerâmica - Cerâmica, órgão oficial da Associação Brasileira de Cerâmica - ABCeram publica contribuições originais (e artigos revisão) de interesse na área de cerâmica, compreendendo abrasivos, biocerâmicas, cerâmicas avançadas, cerâmica branca, cerâmica de mesa, cerâmica eletroeletrônica, cerâmica estrutural, cerâmica magnética, cerâmica nuclear, cerâmica óptica, cerâmica química, cerâmica termomecânica, cerâmica vermelha, cimento, compósitos de matriz cerâmica, materiais refratários, materiais de revestimento, matérias primas, vidrados, vidros e vitrocerâmicas, análise microestrutural, ciência básica, arte cerâmica, instrumentação, processos de fabricação, síntese de pós, técnicas de caracterização etc.O periódico on-line é de acesso aberto e gratuito.
  • DYNA: Universidad Nacional de Colombia - DYNA é uma publicação científica da engenharia e de ciências tecnológicas. Fundado em 1933, os presentes de DYNA trabalham na área de engenharia, de ciências e de tecnologia da faculdade das minas da universidade nacional de Colômbia, Medellin. Com circulação quadrimestral, apresenta principalmente artigos da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico, artigos originais da reflexão em um problema ou em um tópico particular e artigos da revisão que oferecem a um perspectiva geral do estado de um domínio específico da ciência e da tecnologia.
    • Energy Science & Engineering - Energy Science & Engineering é uma revista de acesso aberto, revisada por pares, dedicada à pesquisa fundamental e aplicada sobre energia, fornecimento e uso. Publicado como um empreendimento cooperativo de Wiley e SCI ( Society of Chemical Industry), a revista oferece aos autores um caminho rápido para publicação e a capacidade de compartilhar suas pesquisas com o maior público possível de cientistas, profissionais e outras pessoas interessadas em todo o mundo.
  • Engenharia Sanitária e Ambiental - O primeiro número da "Revista Engenharia Sanitária", foi editado pela Seção Brasileira da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS, em junho de 1962, com o objetivo de promover a atualização da cultura técnica dos profissionais de engenharia sanitária e ambiental. A revista on-line tem acesso aberto e gratuito.
    • Engineering - A Scientific Research Publishing (SCIRP) é uma das maiores editoras de periódicos de acesso aberto. Atualmente, está publicando mais de 200 periódicos online de acesso aberto, revisados por pares, cobrindo uma ampla gama de disciplinas acadêmicas. O SCIRP atende as comunidades acadêmicas em todo o mundo e contribui para o progresso e aplicação da ciência com sua publicação.
  • Gestão & Produção: UFSCAR. - Gestão & Produção publica trabalhos originais ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas na área de Engenharia de Produção. Gestão & Produção vem ocupando uma posição de destaque na comunidade acadêmica brasileira de Engenharia de Produção como um dos mais importantes periódicos na área. Possui acesso aberto.
  • Journal of Engineering - O Journal of Engineering publica pesquisas em diversas áreas da engenharia, incluindo engenharia química, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia industrial e engenharia mecânica.
  • Journal of the Brazilian Chemical Society - A Revista da Sociedade Brasileira de Química abrange todos os aspectos da química, exceto educação, filosofia e história da química. É um meio para relatar contribuições originais e significativas selecionadas para novos conhecimentos químicos.
    O JBCS é publicado mensalmente pela PubliSBQ. A publicação da Revista da Sociedade Brasileira de Química está a cargo dos Editores , e sua política e planejamento são de responsabilidade do Conselho Editorial.
  • Journal of Computational and Theoretical Nanoscience - A JCTN publica artigos de pesquisa revisados por pares em todos os aspectos de pesquisa fundamental e aplicada de nanociência e nanotecnologia computacional e teórica e procedimentos matemáticos gerais que lidam com química, física, ciência dos materiais, engenharia e biologia/medicina.
  • Materials Research - Materials Research Ibero-american Journal of Materials é uma revista internacional de pesquisa experimental, teórica e de simulação sobre o processamento, estrutura e propriedades dos materiais. Devido à alta demanda de artigos recebidos para publicação, a partir de 2012, a periodicidade da revista Materials Research foi alterada de 4 para 6 números por ano. Esta revista está sob o modelo de Acesso Aberto e, portanto, é gratuita para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar de acordo com sua licença Creative Commons.
  • Pesquisa Operacional - Pesquisa Operacional começou a ser publicada em 1981. Ela é uma publicação da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), completando um volume a cada ano. Pesquisa Operacional tem como objetivo principal publicar artigos produzidos pela comunidade científica de Pesquisa Operacional (PO) com o intuito de promover a sua integração e a disseminação do conhecimento científico gerado dentro da mesma
  • Polímeros - Ciência e Tecnologia - Polímeros é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Polímeros - ABPol, que publica Artigos de Revisão, Artigos Originais e Comunicações Curtas, divulgando avanços no conhecimento da Ciência e Tecnologia de Polímeros. A revista é publicada online e tem acesso aberto e gratuito a qualquer pessoa.
  • Produção - A revista Produção é a principal revista da ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção. A Produção foi criada em 1990 com o objetivo de fornecer um meio de comunicação para artigos acadêmicos na área de Engenharia de Produção. A revista está entre as principais revistas brasileiras em Operações, Manufatura, Engenharia e Gestão Industrial e de Produção.
  • Product Management And Developent - A revista incentiva contribuições de diversas áreas do conhecimento existentes no campo da inovação, como: Gestão de Tecnologia; Gerenciamento de Projetos; Empreendedorismo, Criatividade; Design de engenharia; Projeto; Engenharia de sistemas; Gestão do conhecimento; Ergonomia; Engenharia de sistemas. Publicação de acesso aberto, todos os artigos publicados são acessíveis em formato digital, aumentando assim o impacto da pesquisa.
  • Química Nova - Química Nova é o órgão de divulgação com periodicidade irregular da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. A revista publica artigos em português, em espanhol e em inglês com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos e técnicas, educação e assuntos gerais na área de química.
  • Química Nova na Escola - A Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com uma periodicidade trimestral, propõe-se a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro. QNEsc integra-se à linha editorial da Sociedade Brasileira de Química, que publica também a revista Química Nova e o Journal of the Brazillian Chemical Society. Química Nova na Escola é um espaço aberto ao educador, suscitando debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química. Assim, contribui para a tarefa fundamental de formar verdadeiros cidadãos. Nesse sentido, a Divisão de Ensino disponibiliza neste portal, na íntegra, e de forma totalmente gratuita, todos os artigos publicados no formato PDF. Estão disponíveis também os Cadernos Temáticos publicados desde 2001 pela Divisão de Ensino.
  • Revista EIA - O jornal é publicado pela EIA técnico-científica da Escola de Engenharia de Antioquia, a cada seis meses, visando disseminar o conhecimento sobre descobertas científicas e de pesquisa, especialmente no campo da engenharia. É um fórum aberto para a comunidade científica e acadêmica. A leitura do EIA Jornal é de interesse primordial para os profissionais, professores e estudantes do ensino superior que pretendam atualizar ou aprofundar questões de engenharia, especialmente os que resultam da investigação. O jornal incentiva a discussão científica como um meio de depuração de produção de conhecimento.
  • Revista Eletrônica de Engenharia Civil (REEC) - A Revista Eletrônica de Engenharia Civil é uma publicação com periodicidade semestral, compreendendo dois volumes por ano (Dezembro a Junho e Julho a Dezembro) divididos por números. A Revista publica artigos científicos originais em português e inglês e revisões estruturadas em todas as áreas da engenharia civil, arquitetura e engenharia ambiental com especial ênfase em originalidade e relevância técnica e científica. Artigos com caráter multidisciplinar dentro das áreas que envolvem as atividades da engenharia civil, engenharia ambiental e arquitetura e urbanismo serão bem vindos. Oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.
  • REM: Revista Escola de Minas. - A REM - International Engineering Journal (antiga Rem: Revista Escola de Minas) é uma das primeiras revistas técnicas (mineração e metalurgia) da América do Sul. Foi fundada em Janeiro de 1936 e especializou-se na publicação de artigos relativos às Engenharias Civil, Geológica, Metalúrgica e de Materiais, Mecânica e Energia e Minas.
  • Revista Virtual de Química - A Revista Virtual de Química é uma publicaçao eletrônica, sem fins lucrativos, com difusao gratuita na Internet via a World-Wide Web da Sociedade Brasileira de Química e visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgaçao em língua portuguesa ou inglesa para alunos e professores da graduaçao e pós-graduaçao de temas referentes a vários domínios da Química.
  • Teoria e Prática na Engenharia Civil - A revista Teoria e Prática na Engenharia Civil é uma publicação da Editora Dunas, tendo por objetivo a divulgação de trabalhos técnicos e científicos nas diversas áreas da Engenharia Civil. Dentro do enfoque da revista, estão incluídos trabalhos nas áreas de estruturas, geotecnia, transportes, recursos hídricos, técnicas construtivas, materiais de construção, poluição ambiental e métodos computacionais aplicados à Engenharia Civil. Revista destinada a divulgar, gratuitamente, trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros.

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.