Revistas Científicas - Medicina

  • Dove Medical Press Ltd - É uma empresa privada especializada na publicação de acesso aberto revistas e jornais em todo o amplo espectro da ciência, da tecnologia e, especialmente, a medicina; fundada em 2003 com o objetivo de combinar os mais altos padrões editoriais.

  • PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research - Is the scientific journal of the Institute of Geriatrics and Gerontology from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (IGG-PUCRS), published biannualy, eletronic format and open access. The aim of this interdisciplinary journal is to contribute to the dissemination of scientific knowledge on aging ieldaccess.

  • Revista Brasileira de Epidemiologia - Traz artigos originais, incluindo resenhas críticas de temas específicos que podem contribuir para o desenvolvimento da Epidemiologia e ciências relacionadas.

  • Revista Ciência e Saúde Coletiva – É um espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas, exposição de novas ideias e de controvérsias sobre a área de saúde. É muito utilizada pelas áreas de medicina e saúde pública.

  • Arquivos Médicos – A Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é uma publicação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e tem o apoio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. Fundada em 1954, é uma publicação quadrimestral, com a finalidade de publicar a produção científica dos Hospitais e da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, além de publicações de outras instituições.

  • Revista de MEDICINA – A “Revista de Medicina” é um periódico trimestral, que tem por finalidade a publicação de artigos de profissionais e estudantes de medicina e ciências afins, bem como a exploração de temas importantes para a formação médico-acadêmica. O artigo deverá atingir um nível de complexidade de forma a atender alunos de graduação de curso superior e pós-graduação stricto e lato sensu. Para esse fim, sempre que possível, encoraja-se um enfoque fisiopatológico ao texto. Somente serão aceitos artigos de caráter médico-científico. Deseja-se que sejam citadas referências atualizadas, permitindo leituras complementares mais aprofundadas. Artigos de revisão serão aceitos mediante aprovação do Conselho Consultivo.

  • REVISTA DOS CURSOS DA FACULDADE DE MEDICINA DE PORTO ALEGRE – A "Revista dos Cursos da Faculdade de Medicina de Porto Alegre" começou a ser publicada em 1915 e foi encerrada em 1936. A comissão de redação do primeiro fascículo foi formada pelos professores Olinto de Oliveira, Victor de Britto e Fabio Barros. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  • Clinical & Biomedical Research – Clinical and Biomedical Research (CBR), formerly “Revista HCPA”, is a scientific publication from Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) and the School of Medicine of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). It is a free access scientific periodic that aims to publish papers from all relevant areas in the Health Sciences, including clinic and basic research. The selection criteria for publication include: originality, relevance of the theme, methodological quality, and adequacy to the journals’ editorial norms.

  • VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde – Vittalle – Revista de Ciências da Saúde / Journal of Health Sciences é uma revista multidisciplinar que possui interesse em trabalhos na área das Ciências da Saúde, Biológicas e Humanas, com metodologias tanto quantitativas quanto qualitativas. Publicada em meio impresso (ISSN 1413-3563) e eletrônico (ISSN 2177-7853), a revista possui periodicidade semestral e tem como propósito incentivar a discussão de temas em saúde a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos.

  • Scientia Medica – Scientia Medica (Sci Med.) is the official peer-reviewed journal of the School of Medicine and the Hospital São Lucas of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. This open access journal has the mission to contribute to the dissemination of scientific knowledge in the several areas of Medicine and other Health Sciences, with an interdisciplinary focus and with regional, national and international scope.

  • Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – A Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica teve seu primeiro número publicado em março de 2003 e desde então, vem sendo importante veículo para atualização científica dos clínicos de todo o país. Conteúdo: Composto por artigos científicos originais em Clínica Médica e Medicina de Urgência e Emergência, artigos de revisão, editoriais e relatos de caso.

  • Revista Acta Fisiátrica – A revista Acta Fisiátrica (ISSN 0104-7795 Impressa / ISSN 2317-0190 Online) é uma publicação trimestral do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas e do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com o apoio da Fundação Faculdade de Medicina e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A revista Acta Fisiátrica é, primariamente, uma publicação direcionada para o crescimento do conhecimento da comunidade brasileira envolvida em reabilitação, dando sempre preferência para os artigos produzidos no Brasil, porém autores de outros países também podem encaminhar sua produção científica, pois é do entendimento da revista que as contribuições estrangeiras podem fornecer novas abordagens aos problemas enfrentados neste país.

  • Medicina Social / Social Medicine – Medicina Social es una revista bilingüe inglés-español, de acceso abierto y gratuito, que se publica desde el 2006 por el Departamento de Medicina Familiar y Social del Centro Médico Montefiore, Escuela de Medicina Albert Einstein (New York) y la Asociación Latinoamericana de Medicina Social (ALAMES), a través del sistema de revisión de pares. No es necesario el registro como usuario de la revista para tener acceso a su contenido. ISSN 1557-7112.

  • Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação (SPMFR) – Editada desde 1992 e é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação. É uma revista que promove a especialidade de medicina física e reabilitação através da divulgação de artigos de relevância com a seguinte tipologia: artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, cartas ao editor, editoriais, consenso, imagens de medicina física e reabilitação.

  • Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT) – É uma publicação oficial da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), fundada em 1968. Pela abrangência e complexidade da área de Medicina do Trabalho, em suas interfaces, de um lado, com outras especialidades médicas afins; de outro, com outras áreas dedicadas ao cuidado da Saúde do Trabalhador e prevenção dos perigos e riscos associados aos processos produtivos, a RBMT é um canal totalmente aberto para que membros da comunidade científica possam publicar trabalhos originais, revisões sistemáticas, reflexões e contribuições teórico-conceituais, casos clínicos de interesse pedagógico ou casos de práticas bem sucedidas, de modo que os benefícios dessas contribuições impactem positivamente na melhoria das condições e ambientes de trabalho, e na melhoria da qualidade de vida e saúde de trabalhadores e trabalhadoras.

  • Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) – Periódico eletrônico, de publicação contínua, que tem por missão disseminar estudos e pesquisas inéditas realizadas na área das Ciências Médicas e da Saúde, assim como difundir as experiências e privilegiar a produção científica. Criada em 1991, pela fusão das publicações Revista da Associação Médica de Minas Gerais (1949-1986) e Anais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1929-1987).

  • Revista Médica da UFPR – Visa promover e disseminar o conhecimento médico. Ela é voltada a todos com interesse em ciências da saúde, principalmente a acadêmicos de medicina, médicos e outros profissionais da saúde. São considerados para publicação artigos originais, de revisão, e relatos de caso relevantes a prática clínica, saúde pública e educação médica.

  • Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba – É uma publicação trimestral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, dirigida a médicos e demais profissionais da Saúde. Seu objetivo principal é publicar resultados de pesquisas originais da área da saúde, incluindo as áreas de conhecimento de educação em saúde e gestão em saúde. Propõe-se também a rever e atualizar temas relevantes em saúde, apresentar pontos de vista de autoridades sobre matérias controversas, discutir casos clínicos, apresentar imagens ligadas ou não à medicina e seções em que assuntos ligados à saúde são abordados fora de seu contexto meramente técnico ou científico.

  • Revista de Ciências Médicas – É continuação do título Revista de Ciências Médicas-PUCCAMP, fundada em 1992. É publicada quadrimestralmente editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Destina-se a publicar artigos originais relacionados com as diversas áreas da saúde, com ênfase em aspectos interdisciplinares.

  • Revista de Medicina e Saúde de Brasília – Periódico quadrimestral editado pela Universidade Católica de Brasília com o objetivo de publicar artigos nacionais e internacionais que divulguem resultados de pesquisas e temas de interesse para área médica e da saúde nas categorias artigo original; artigo de revisão; artigos sobre história da medicina; relatos de casos; artigos especiais e cartas ao editor.

  • Brasília Médica – A revista é o órgão de divulgação científica da Associação Médica de Brasília. É publicada desde 1967, trimestralmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro. A revista Brasília Médica não detém direitos autorais sobre os artigos publicados, que são de livre acesso. Contudo, as reproduções de artigos e ilustrações deverão ser acompanhadas da indicação de que a origem foi a Brasília Médica.

  • Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial – Antigo Jornal Brasileiro de Patologia, é publicado bimestralmente, nas datas de 20 de fevereiro, 20 de abril, 20 de junho, 20 de agosto, 20 de outubro e 20 de dezembro, pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. É uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, da Sociedade Brasileira de Patologia e da Sociedade Brasileira de Citopatologia, sendo veículo de publicação de manuscritos relacionados com a medicina laboratorial.