TRANSBORDANDO ARTE! Baú da leitura

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas

por incrível que pareça, a quase totalidade, não

sente esta sede.

Carlos Drumnond de Andrade

O projeto Baú da Leitura da EFA é um projeto sócio-cultural-artístico que surgiu em 2012. O projeto busca valorizar e despertar o gosto pela leitura através de contação de histórias, principalmente para as crianças abordando diferentes gêneros textuais, literatura infantil, poesias, dramatizações, quadrinhos, contos e outros. É um trabalho em parceria com a Biblioteca Mario Quintana e a Escola, acontece uma vez por semana, de oferta gratuita e envolve alunos dos anos finais do ensino Fundamental. Segundo a professora Vivian C. Belter Lunardi, coordenadora do projeto, o intuito deste trabalho é fomentar a imaginação, a fantasia, a criação, contribuindo no desenvolvimento pleno das crianças e demais participantes, integrantes. Através destes encontros, busca-se desenvolver habilidades e capacidades importantes na atuação de contador de histórias, incentiva-se a fala e a atuação em público, ao criar, improvisar, desinibir, incentivando a prática de uma leitura fluente, crítica e participativa. São pequenas ações que criam o hábito da leitura, aumenta a criatividade, melhora a linguagem, vocabulário e escrita.