Na última quarta feira, 20/11, famílias, estudantes, professores e funcionários, aprovaram com 92.4% a reeleição da Diretora Maria do Carmo Pilissão para mais três anos a frente da gestão da Escola. A Diretora trás como vice a professora Maristela Heck, e as professoras Sônia Kinalski, Vivian Lunardi, Eduarda Burckardt, Sandra Righi e Juliana Sfalcin para compor a equipe diretiva.

A eleição foi online via portal e transcorreu durante o dia e seguiu até às 20h da noite. Na EFA os representantes da comissão eleitoral Maristela Pereira, Ivanildo Scheurer e Greise Michael acompanharam todo o pleito, dando auxílio aos eleitores e posteriormente acompanhando a apuração dos votos.
Das propostas apresentadas pela chapa, destaca-se: Ressignificar a essência da EFA em promover educação humanista comprometida com a democracia, que prioriza o diálogo, a discussão e a participação com responsabilidade, cuidado e respeito.
Para a professora Maria do Carmo, ser reeleita é uma grande satisfação e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade frente aos desafios da gestão escolar por mais três anos, assumindo o compromisso de potencializar a formação de crianças e jovens da Educação Básica.
Com o objetivo de acompanhar as diferentes linguagens que estão em evidência na atualidade, além de procurar dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na escola, as turmas dos Anos Finais da EFA estão realizando um estudo sobre as diferentes linguagens e formas de produção de conteúdo digital nas disciplinas de Português e Pesquisa, sob orientação da professora Rosana Silva Barros.

Numa sociedade envolta pela informação, estar atento à produção de conteúdo e às formas de comunicação digital fazem parte do papel da educação escolar, revela a professora. “O adolescente em formação organiza seus processos mentais pelas aprendizagens pedagógicas a que está sujeito enquanto estudante. Trazer as mídias digitais para a sala de aula permite apropriar-se de uma nova forma de comunicação”, salienta.
No momento, o estudo está voltado à produção de Podcasts. Os alunos pesquisam os conteúdos relevantes e de interesse pessoal e, em seguida, seguindo um roteiro pré-estabelecido, gravam em áudios que, após algumas edições, são compartilhados entre as turmas para apreciação. É uma produção “caseira”, explica a professora, mas que aos poucos vai tomando forma.
Para falar especificamente sobre esta produção e auxiliar os alunos com esta mídia, os jornalistas da Unijuí, Fernando Goettems e Douglas Dorneles, apresentaram o case do programa Rizoma. Este programa, que era transmitido pelo rádio, recentemente foi moldado para ser transformado em podcast. Durante a fala, os comunicadores explanaram a própria experiência e revelaram que a Unijuí, entre as Universidade Comunitárias, é uma das pioneiras nesta mídia. Segundo Fernando, o podcast vem crescendo no Brasil, tanto em audiência, quanto em variedade na oferta de programas e formatos. “Caiu no gosto de bastante gente, até eu diria que para muitos se tornou um hábito ouvir podcast enquanto se exercita, lava louça ou arruma a casa, se locomove para o trabalho, por exemplo”, complementa.
Enquanto contavam a experiência de transformar um programa em PODCAST, os profissionais destacaram a importância em pesquisar com seriedade para a produção de conteúdo a divulgar.
A proposta de podcast em sala de aula segue com os alunos pesquisando e aprimorando seus áudios, sob a supervisão e orientação da professora Rosana. Ainda neste mês de novembro acontecerão Workshops nos estúdios na Unijuí FM, momento em que os estudantes poderão, efetivamente, observar o trabalho realizado pelos jornalistas e finalizar os seus podcasts, os quais vão ser disponibilizados posteriormente.
O jogo de xadrez é um meio significativo e prazeroso de envolver as crianças em oportunidades lúdicas, momentos de brincar e aprender. Nessa perspectiva, a professora Silvana Prates Marchioro, propôs a cada estudante dos segundos anos, turmas B21 e B22, a construírem o próprio tabuleiro de xadrez. Esta atividade ocorreu de modo interdisciplinar, junto às professoras regentes Aline Bonesso e Letícia Silva.

Primeiramente, os alunos se mobilizaram para arrecadar tampinhas de garrafa pet, abordando-se assim os estudos do projeto “Unidos para preservar”, o qual visa sensibilizar as crianças em relação à sustentabilidade, reaproveitamento de materiais recicláveis, à coleta seletiva e, consequentemente, à preservação da natureza. Através da prática dialogada e trocas de ideias, construiu-se um lindo percurso, onde todos puderam contribuir.
Nesta proposta interdisciplinar, proporcionou-se às crianças desenvolverem as habilidades motoras básicas através da construção, pintura, recorte e seleção de materiais alternativos para montar o jogo.
A equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ participou do Campeonato Estadual 2019, a competição ocorreu no dia 09 de novembro no Colégio La Salle em Porto Alegre, evento contou com a participação de mais de 450 atletas das grandes equipes do estado entre elas, SOGIPA, Grêmio Náutico União, Grêmio Náutico Gaúcho, Recreio da Juventude, Avenida Tênis Clube entre tantas outras equipes.

Segundo o Sensei, Jean Veiga, a equipe participou da competição com dez atletas, conquistando bons resultados. Dois atletas se tornado campeões, três vice campeões e dois terceiro lugar. No dia 07 de dezembro no Salão nobre da Sociedade Ginástica Ijuí a equipe estará realizando o encerramento do CIRCUITO ESTIMULO NOROESTE DE JUDÔ, no qual será realizado a entrega das faixas dos alunos e premiação dos atletas destaques 2019.
CLASSIFICAÇÃO DOS ATLETAS CAMPEONATO ESTADUAL
|
NAIPE |
CLASSE |
PESO |
CLASSIFICAÇÃO |
NOME |
|
DIVISÃO ACESSO |
SUB 18 |
-60 |
3º |
JOÃO VITOR FIDÊNCIO PÓLIS |
|
SENIOR |
-81 |
4º |
RAFAEL DORNELES MARTINS |
|
|
DIVISÃO PRINCIPAL |
SUB18 |
-55 |
2º |
JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS |
|
-66 |
4º |
JOÃO GUILHERME RODRIGUES |
||
|
SUB21 |
-55 |
1º |
JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS |
|
|
-66 |
3º |
CAINAN RODRIGUES DA SILVA |
||
|
VETERANOS 1 |
-81 |
1º |
ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA |
|
|
VETERANOS 2 |
-73 |
2º |
JEAN VEIGA DE SOUZA |
|
|
VETERANOS 3 |
-90 |
2º |
JEFERSON OLIVEIRA |
A EFA por meio da sua coordenação pedagógica organizou nas primeiras semanas de novembro seminários para os estudantes que trocam de nível no próximo ano.

Primeiro a turma do quinto ano da Escola teve um momento de troca de conhecimentos com os colegas do sexto ano, que já fazem parte dos anos finais. Nesta etapa os estudantes começam a ter disciplinas individuais, consequentemente mais professores e desafios diferentes do que haviam enfrentados até então. Marcou o seminário do quinto ano uma aula especial de programação, através do uso da plataforma Scratch, no laboratório de ciências da computação, sob orientação do professor Edson Padoin e bolsistas do projeto Meninas Digitais. Nesta ocasião os estudantes puderam construir um jogo e vislumbrar as diversas possibilidades do uso da tecnologia.
Em um segundo momento os estudantes do nono ano, tiveram a troca de experiências com os colegas do primeiro ano sobre o ensino médio. Essa atividade foi realizada no campus, e contou com uma aula surpresa ministrada pelo professor de Bioquímica da Unijuí, Matias Frizzo, com auxílio da professora de Biologia da EFA, Sandra Gelati. Nessa aula os estudantes realizaram a extração do DNA de um morango e posteriormente a análise do mesmo em nos laboratórios de microscopia da Unijuí.
Segundo a coordenadora do evento, professora Vivian Lunardi, estes momentos visam aproximar os estudantes dos novos desafios que lhe esperam no próximo ano/etapa, além de prover à eles vivências que vão fazer parte da sua rotina, como estas aulas especiais nos laboratórios que foram realizadas. Para além disso, busca-se valorizar o conhecimento em suas numerosas formas de expansão, mediante as inúmeras possibilidades que a EFA tem a oferecer a seus alunos através da parceria com a Universidade.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.