Começa hoje a socialização das pesquisas da Jornada - EFA pela cultura - Revitalizar e Construir, para as famílias dos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Confira o cronograma abaixo:
Dia 26/06/19 - Quarta feira
B11 e B12
- Exposição de brinquedos
- Poesia: O boneco maluco
Local: Sala de aula
Horário: 18h
B41 e B51
- Praça da República: um olhar investigativo
- Dramatização Literatura de Cordel
Local: Auditório
Horário: 18h
Dia 27/06/19 - Quinta feira
A11
- O mundo das descobertas: Brincadeira e Brinquedos sensoriais
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min
A21
- Atividade interativa corpo em movimento
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min
A32 e A31
- Explorando o universo lúdico: vivências de lazer
Local: Sala de aula
Horário: 17h30min
A41
- Jogo Dramático: A casa que o Lobo fez
- jogos e brincadeiras de geração para geração
Local: Auditório e sala de aula
Horário: 17h30min no auditório, 18h na sala de aula
B31
- Minha Escola tem história, encanto, aprendizagem e ludicidade
- Jogo dramático: Escola da vida.
Local: Sala de aula
Horário: 18h
Dia 28/06/19 - Sexta feira
- Investigando e explorando diferentes possibilidades de lazer
B21
Local: Sala dos Espelhos
Horário: 18h
B22
Local: Auditório
Horário: 18h
Na última quarta feira dia 05/06, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhados pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foram até a sala de metodologias múltiplas do Deceng para mais uma ação voltada para a Jornada de pesquisa do ano.

A tarde foi destinada ao estudo das Pontes de palito, momento em que professores e alunos do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.
Em um segundo momento a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé, e posteriormente sujeita-las ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos kg cada estrutura suporta.
A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos alunos pesquisadores do Núcleo de estudos em construção e sustentabilidade de Santa Rosa sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.
Esta ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a jornada de pesquisa, EFA pela cultura: revitalizar e construir, em que está sendo analisada os possíveis pontos turísticos do município conta a professora Eduarda. Nesse contexto a Ponte de ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.
A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve, para que as pontes sejam testadas e premiadas.
Vem aí o Arraiá da EFA. Confira programação completa abaixo:

DIA: 15/06/19
HORA: 14h 30min
LOCAL: Ginásio e quadra da escola
TENDAS DE JOGOS
C61 - CHUTE AO GOL
C71 - ARGOLA
C81 - FURA BALÃO
C91 - PESCARIA
211 - TIRO AO ALVO
221 - BOCA DO PALHAÇO
231 - BOLICHE E ESTALINHO
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:
Ed Infantil: Desfile caipira com música
Anos Iniciais: Dança e quadrilha por turma
ORGANIZAÇÃO DA TARDE:
13h às 14h30min
Participação dos alunos, professores e pais conselheiros.
15h - Apresentações artísticas ( Educação Infantil e Anos Iniciais)
Coordenação: professores de Ed.Física, das turmas, Orientação Pedagógica
16h - Merenda Coletiva e Quentão.
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Ed. Infantil e 1º, 2º e 3º ano |
Doces: de abóbora, de batata, de amendoim e outros. |
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4º e 5º anos |
PIPOCA - já estourada 4º PIPOCA SALGADA 5º PIPOCA DOCE COLORIDA OU COM MELADO |
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6º , 7º , 8ºs e 9º anos |
BOLOS: milho, chocolate, cuca e outros. |
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Ensino Médio |
rapadura, cocada e outros. |
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Conselho de pais |
Quentão ( Trazer copo) |
LEMBRETES:
Reserve a data de 29/06 para o CHÁ EFAmília, que acontecerá no centro eventos da Paróquia São Geraldo e tem organização do Conselho de Pais
A EQUIPE SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ, com o apoio do Poder Público Municipal de Ijuí, Sociedade Ginástica Ijuì, Escola Francisco de Assis(EFA) e Unijuí, realizou no dia 25 de Maio a Primeira Etapa do Circuito Estimulo Noroeste de Judô. O evento foi realizado em junto à programação do Parque Ativo e contou com a participação de mais de cento e trinta alunos de projetos das cidades de Ijuí, Cruz Alta, Ajuricaba, Santo Ângelo, Santa Barbara, São Miguel das Missões e Horizontina.

Conforme o Sensei Jean Veiga, os eventos regionais não tem foco na competição, mas sim um caráter educativo, onde se busca através do Judô o desenvolvimento de seus alunos nas questões intelectual, moral e física, enfatizando a internalização de valores sociais que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento integral de seus alunos, destacando a participação e o apoio das famílias dos alunos no evento. A equipe através desses eventos busca proporcionar experiências para os alunos que tem como objetivo se tornarem atletas e representar a Equipe nas competições estaduais e nacionais.
Classificação das Categorias Absoluto,
Absoluto Sub18
1º JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS (SOCIEDADE GINÁSTICA JUDÔ)
2º KAUÃ DROPA LEVAY (CRUZ ALTA)
3º RAUL RASCH (NAAB AJURICABA)
4º JOÃO GUILHERME RODRIGUES (NAAB AJURICABA)
Absoluto Adulto
1º LUCAS DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)
2º YAGO COLLEONI (SANTO ANGELO)
3º JEFERSON DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)
4º ALVARO MONEGATT (SOCIEDADE GINÁSTICA IJUÍ)
No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários.
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No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?
Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.
A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.






























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