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O Centro de Educação Básica Francisco de Assis / EFA realizou, na última sexta feira, 24/06, a primeira etapa do Autor na Escola, atividade inserida no Projeto da Jornada De Pesquisa Literária. Nesta ação, alunos do 9º ano e do Ensino Médio receberam a autora Luciana Bertoldo, Advogada, Escritora, natural de Ijuí- RS, mas que atualmente reside em Florianópolis. As turmas leram o livro da autora, Baioneta Calada – Vidas Marcadas pela ditadura Militar, cujo relato é parte da história do seu pai, nos anos 60, quando o mesmo foi preso político. A obra, lida pelas turmas , transitou pelas disciplinas de Educação Física, Literatura, Filosofia, Português, História e Geografia, a partir dela foram realizadas diversas dinâmicas pedagógicas e que culminaram em exposições teatrais, audiovisuais, poéticas e de construção artísticas nesta manhã. O evento teve abertura com alunos da turma C91, numa leitura dramática tendo como fio condutor a música Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré. Em seguida, foi apresentado um vídeo com fotos trabalhadas artisticamente por esta turma, as quais traziam cenas de repressão na Ditadura Militar. O primeiro ano do Ensino Médio reproduziu cenas do livro através de maquetes sustentáveis, e também confeccionou camisetas com frases do livro que foram impactantes aos alunos. O segundo ano apresentou um material audiovisual com a temática Ditadura Militar’. Imagens que marcaram a época, sob trilha sonora de compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Raul Seixas, Elis Regina, entre outros artistas. Já o terceiro ano fez questionamentos pontuais sobre a obra e seu contexto. Os alunos fizeram reflexões junto à autora buscando entender como foi viver aquele tempo, e comparar com o momento atual que se vive. Foram discutidas as várias formas de Ditadura e repressão nos dias atuais. Luciana Bertoldo falou sobre a inspiração para escrever o livro que conta a história de seu Pai, como se deu todo o processo de pesquisa e de “colheita” de informações, que segundo ela levou um bom tempo, para até que enfim o livro pudesse ganhar forma e ser publicado. Segundo a coordenadora do evento, professora Rosana Barros, "momentos do autor da obra e seus leitores são preciosos, haja vista que a interlocução acontece pelo viés da narrativa"
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A leitura é preocupação desde a mais tenra idade na EFA. Crianças de 2 anos, da turma A11, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, juntamente com a professora Sonia Falcão e a auxiliar pedagógica Patricia Garcia do Nascimento, estão desenvolvendo várias atividades voltadas a Jornada de Pesquisa Literária que culminará em julho, mês das comemorações de aniversário da Escola. Segundo a professora Sônia, as crianças estão fascinadas pelo universo das histórias clássicas infantis, o imaginário e os personagens se misturam num jogo de real e faz de conta. O desenvolvimento da linguagem oral, o partilhar fatos e as mais ricas formas de expressão do pensamento são percebidos quando as crianças são estimuladas ao entrar no mundo do clássicos literários. Este ano, a Escola receberá a escritora Léia Cassol e para dar mais envolvimento com a história, o grupo de jovens que participam do Projeto Baú da Leitura, representaram a história " A casa que o lobo fez" , as crianças adoraram e juntamente com a história dos " Três Porquinhos", as tardes tem sido de grande curiosidade e investigação. Como diz Bettlheim, " viajar para outro mundo, não menos real do que o nosso, proporcionar o encontro com sonhos e anseios, através da identificação com os personagens e um meio de proporcionar a busca das soluções dos problemas que habitam na mente da criança". Nas atividades realizadas as crianças estão vivenciando alegrias, prazeres, encantamento, diversão, fantasia, descobertas, superando medos e angústias, em função de uma vivência cotidiana com as múltiplas linguagens infantis, finaliza a professora. . |
O Conselho de Classe é um importante momento para se discutir acerca da aprendizagem, a fim de avaliá-la, coletivamente, mediante diversos pontos de vista. É uma organização participativa e representativa, pois se encontram os diferentes segmentos da escola para conversar, ouvir, registrar e tomar decisões relevantes para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, aspectos que envolvem questões individuais, do grupo, com professores, com a família, com a escola. Nesta lógica o Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA vem realizando estes encontros com as turmas nos últimos dias. Antecipadamente, os estudantes puderam se colocar a respeito de alguns aspectos importantes, como: assiduidade e horário, entrega de material, tarefas extraclasse, participação, questionamentos e comprometimento da turma. Aspectos individuais que remeteram a um pensar sobre tempo destinado aos estudos, à produção em aula, ao saber ouvir, intervir e tirar dúvidas quando necessário, aos temas e tarefas complementares para casa, ao cumprimento do horário escolar e aos resultados em aprendizagens. Assim como falar da turma e de si é relevante, outros aspectos foram destacados, como metodologia usada pelos professores, coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a forma como as aulas acontecem, o cumprimento do Plano de Trabalho entregue no início do ano, a forma como estão dando aula, se os professores explicam e retomam o conteúdo quando necessário, se oportunizam debates e instrumentos avaliativos diversos, relacionam conceitos prévios às novas aprendizagens, se consideram aspectos de esforço individual, assiduidade, participação em aula, entrega de trabalhos em dia, realização de temas para casa, empenho nas atividades propostas, questionamentos sobre os conteúdos/conceitos. Todas estas questões, segundo a coordenadora pedagógica da EFA, professora Rosana Barros, são sistematizadas pela coordenação, que no momento do conselho, conduz o debate e delega à direção, professor/a, pais conselheiros e alunos representantes a tarefa de expressar o que foi tratado pela coletividade. A partir daí, são tomados os encaminhamentos para o compromisso com a responsabilidade na efetivação das necessárias mudanças ou permanência de alguns pontos destacados. . |
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