O Grêmio Estudantil Chico Mendes, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA, realizou no último mês a sua tradicional gincana estudantil. Uma das tarefas da gincana foi a arrecadação de ração para cães. No balanço final da ação, foram arrecadados mais de 300kg de ração que posteriormente foram doados ao seu Zequinha, morador do bairro Elizabeth, que hoje, cuida mais de 50 animais que foram abandonados. Segunda a vice diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, o Grêmio estudantil da EFA tem essa característica de sempre aliar em suas atividades e ações , propostas de cunho social, que trabalha junto aos colegas da Escola o espírito de solidariedade, a responsabilidade com uma sociedade mais humanizada e cuidadosa com o outro , com os animais e com meio ambiente. Na gincana evidencia-se a iniciativa de atenção as necessidades não só dos estudantes mas também, a este olhar sobre questões que se passam ao nosso redor como situação de animais abandonados e da valorização de pessoas como o seu "Zequinha", que voluntariamente cuida de animais. O GECOM atua junto com a vice-direção na priorização de seu programa de atuação. |
Buscando visualizar na prática como se dá o processo de geração e distribuição da energia elétrica através de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), o terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA, foi até a Usina RS 155, construída pela Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social (CERILUZ), localizada na Comunidade de Santana. Acompanhados pelos professores, Gilmar Walker, Sandra Gelatti, Jader Kappaum e Janete Strieder, os alunos foram instigados a pensar vários aspectos que permeiam o processo de construção de uma usina, assim como seus impactos e vantagens em relação a outras formas de geração de energia. Na primeira parte da visita, os alunos conheceram a barragem e o desvio feito no Rio Ijuí para que a água pudesse chegar até a casa de máquinas, onde estão alocados os dois geradores da Usina. A professora de Física, Janete Strieder, junto aos responsáveis técnicos pela usina fizeram uma explicação de como se dá a geração e distribuição de energia na hidrelétrica. O projeto do terceiro ano sobre energia elétrica tem como ponto alto a visita a Hidrelétrica de Itaipu, que acontece de 09 a 13 de agosto. Lá, segundo a professora Janete, os alunos já terão conhecimento sobre boa parte do processo de produção e distribuição de energia, assim será possível construir entendimentos mais complexos sobre o tema e com mais significado para o estudante. A professora salienta que além da Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo, será visitado o Pólo Astronômico que se integra aos atrativos turísticos do Complexo Itaipu, sendo esse, um dos poucos no mundo a reunir de forma integrada planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. Além do Complexo Itaipu outros passeios serão realizados proporcionando a articulação do saber disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar com situações reais possibilitando uma aprendizagem mais significativa apontando para a construção de um aprendizado científico-tecnológico.
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Os alunos do terceiro ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, realizaram um acampamento orientado, nas dependências do Hotel e Fonte Ijuí, os quais são apoiadores do projeto, o Núcleo de Eventos e o Curso de Educação Física da Unijuí. Este projeto teve a coordenação do professor de Educação Física EFA, Marcos Maggio, e faz parte do currículo da escola, situações de vivencias com atividades praticas relacionadas aos estudos. Os estudantes são desafiados a construirem conceitos sobre temas abordados em aula relacionando-os com as vivências e experiências destes, sendo este o diferencial do projeto. O projeto foi estruturado em um módulo com duração de três meses, com diferentes possibilidades de estudos em vários campos, envolvendo os alunos como condutores do processo, o que faz que estes tenham maior envolvimento e prazer em construir e participar ativamente das atividades. As práticas realizadas na Fonte Ijuí foram rapel, caiaque, esporte de orientação diurno e noturno, pista noturna guiada por fio, construção da estrutura coletiva para acampar, e uma atividade realizada pela primeira vez foi ascender uma fogueira de forma primitiva, usando bastões e arcos de fricção para gerar calor, sendo que esta envolveu bastante estudo anterior e posterior ao acampamento pois os alunos que não obtiveram sucesso inquietaram se e buscaram corrigir pequenos erros de conduta para que o fogo surgisse. Segundo o professor Marcos "o projeto foi um sucesso, os alunos tiveram atuações brilhantes em termos de autonomia, responsabilidades, organização e trabalho em equipe. Evento de grandes aprendizagens para todos os envolvidos".
Abaixo alguns depoimentos dos alunos sobre a atividade: Henrique Batista: Foi a melhor experiência que já tive em meio à natureza, sem dúvidas. A vivência das atividades, a aprendizagem antes, durante e depois do acantonamento foram totalmente válidas ao nosso ensino. Durante os dias na natureza, nós realizamos diversas práticas esportivas, muitas delas radicais. Foi possível o afrontamento de muitos medos, assim como a quebra de barreiras pessoais, particularmente, o medo de altura foi uma aversão que eu superei durante a prática de rapel, que foi realizada numa parede de pedra de 12 metros de altura, tudo isso com acompanhamento do professor e com os equipamentos necessários para a prática de tal atividade que envolve riscos calculados. Maria Eduarda Antunes: O acampamento foi uma experiência que me proporcionou vivenciar novas aventuras como o rapel, que apesar de ter extremas dificuldades com alturas, consegui encarar o desafio e, de certa forma, enfrentar o meu medo. As orientações serviram para aprendermos a trabalhar em grupos, sempre respeitando determinadas opiniões dos colegas. Portanto foi uma experiência marcante na minha vida e valeu muito a pena todo o esforço feito para conseguirmos realizar esta atividade. Tainá Dressel: Para mim, o acampamento foi uma experiência única, são poucas as escolas que proporcionam atividades diferenciadas como essa, e talvez tenha sido minha única chance de experimentar essas atividades junto a natureza como o rapel, a corrida de orientação, a prática do tentar fazer fogo com o auxilio de instrumentos "rudimentares". A prática de caminharmos em meio a mata à noite guiados por uma corda, sem o auxilio de lanterna ou qualquer outro instrumento, foi onde precisei respirar fundo e confiar nos professores. Consegui superar o medo e no fim foi a que mais gostei. A tarefa de conviver em grupo nem sempre é fácil, então, o acampamento também foi muito importante por nos proporcionar um momento de trabalho conjunto onde dependíamos um do outro para nos mantermos bem durante os dois dias, praticamos a solidariedade e vimos a importância de pensar no bem comum. Gabriela Ceretta: O acampamento foi uma atividade diferenciada, desafiadora e muito interessante, pois as atividades e a convivência com a natureza fugiram do nosso dia a dia, e acredito que muita gente não tem acesso a essas atividades como nossa turma teve. Foi uma oportunidade única, que quem foi, aproveitou muito. . |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA em conjunto ao Conselho de Pais promoveu na ultima quarta feira, 04/05, o chá alusivo ao Dia das Mães. A programação especial contou com a presença de pais, mães, avós e demais responsáveis, que vieram até a Escola no final da tarde saborear os pratos de doces e salgados preparados pelos pais conselheiros. Concomitante ao evento aconteceu diversas apresentações artísticas de talentos da EFA. Teve Poesia e Música por alunos e professores, sorteio de brindes e a participação do projeto especial de dança expressiva coordenada pela professora Eduarda Virginia Burckardt. Para fechar a tarde com chave de ouro, foi lançada oficialmente a Orquestra Estudantil Paulo Rudi Schneider. O projeto tem a regência do maestro Oseias Machado. A orquestra conta com doze integrantes que juntos executam diferentes instrumentos musicais que fazem parte da composição de orquestras sinfônicas, mas que também contêm outros instrumentos que não são comuns a esse tipo de grupo, como as flautas doces, o cavaquinho, o contrabaixo elétrico, entre outros. A orquestra se reúne semanalmente para estudos individuais e coletivos. Segundo a Diretora da Escola, professora Rosane Nunes Becker, o evento foi um sucesso e contou com toda a comunidade escolar envolvida na programação. Em ano de jornada literária, a comemoração foi enriquecida por leitura de diferentes gêneros textuais que exaltavam o valor da vida, da natureza e do amor. Pais, professores e estudantes juntos fortalecendo elos fraternos, partilhando bem estar e conhecimentos. O conselho de Pais foi determinante na organização do trabalho e, a sua contribuição na gestão da escola só reforça o espírito de engajamento e confiança no projeto educativo. . |
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