Comunidade - Unijuí

Saúde

Central Analítica

 

A Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais, realiza análises físico-químicas e microbiológicas além de serviço de amostragem em águas e efluentes. O laboratório possui gestão da qualidade conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, tem cadastro junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), é reconhecido pela Rede Metrológica/RS, e tem licença da Vigilância Sanitária Estadual para funcionamento. Para realizar análises é necessário solicitar orçamento prévio via e-mail ou Whatsapp. O laboratório está localizado no Campus da Unijuí, em Ijuí, prédio 44, sala 44-19. Para maiores informações entre em contato conosco.

Fone/Whatsapp: 55 33320442

E-mail: centralanalitica@unijui.edu.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 08:00 às 11:30 e 13:30 às 17:00


Leia mais...

Clínica de Psicologia

A Clínica - Escola de Psicologia da UNIJUÍ proporciona atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos nos campi de Ijuí e de Santa Rosa. Sua equipe é formada por estagiários do curso de Psicologia, sob a supervisão de professores.
Em Ijuí, a Clínica de Psicologia está localizada na rua São Francisco, nº 501, prédio 02, anexo à Sede Acadêmica, no bairro São Geraldo. E seu horário de funcionamento é de segunda-feira 9h às 12h e 14h às 19h, terça-feira 8h às 12h e 14h às 18h, quarta-feira 8h às 12h e 14h às 18h, quinta-feira 9h às 12h e 14h às 19h e na sexta-feira 8h às 12h e 14h às 16h.
Para informações e agendamentos, ligar no (55) 3332 0227 (fixo/whatsapp).


Leia mais...

Laboratório de Análises Clínicas

            

Realiza análises laboratoriais em materiais biológicos como sangue, urina e fezes pesquisando componentes que possuem significado clínico. O laboratório atende à comunidade interna, mediante solicitação do SESMT e também à comunidade externa com solicitação de médicos, dentistas, nutricionistas.

Localizado no Campus Ijuí, no prédio N, sala 0301

Telefone (55) 3332-0554

E-mail unilab@unijui.edu.br

UNILAB disponibiliza diferentes tipos de testes para DIAGNÓSTICO DA COVID-19*

A solicitação do serviço pode ser feita por pessoas, de forma particular ou por empresas.

*Este é um projeto que visa atender a comunidade e o ambiente corporativo e não possui relação com a pesquisa científica e convênio UNIJUÍ-CISA.

TESTE MOLECULAR

O que é?

O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz por meio de técnicas de

biologia molecular (RT-PCR) para o diagnóstico de infecção por coronavírus.

Indicação: para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 (tosse, falta de ar, febre, diarreia, dores musculares, coriza, dor de cabeça e/ou perda do olfato). Atenção: este teste não é indicado para pessoas assintomáticas.

Metodologia: RT-PCR - Teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19

Material de coleta: uso de cotonete para coleta de secreção do nariz.

           

SOROLOGIA PARA COVID-19

- Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgM, IgA e IgG

O que é?

Testes sorológicos realizados em amostra de sangue para pesquisa semiquantitativa de anticorpos IgM, IgA e IgG anti-SARS-CoV-2, por método de alta sensibilidade e especificidade.

Indicação: para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo ou se RT-PCR indisponível. Avaliação de retorno ao trabalho de profissionais da saúde.

Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue. 

- Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgG

O que é?

Teste sorológico realizado em amostra de sangue para pesquisa semiquantitativa de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2, por método de alta sensibilidade e especificidade.

Indicação: Avaliação tardia de soroconversão em pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita. Avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2. Estudos epidemiológicos.

Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue.

TESTE RÁPIDO QUALITATIVO PARA COVID-19

O que é?

São testes rápidos imunocromatográficos para identificação qualitativa de anticorpos IgM e IgG anti-SARS-CoV-2 em amostra de sangue.

Indicação: para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo ou se RT-PCR indisponível. Avaliação de retorno ao trabalho de profissionais da saúde.

Metodologia: Ensaio imunocromatográfico de fluxo lateral.

Material de coleta: Sangue (soro, plasma ou sangue total)

Tempo de demora dos exames: 2 horas após a coleta de amostra. 

ASSESSORIA CIENTÍFICA UNILAB

Formada por Pesquisadores e Doutores na área de Diagnóstico Laboratorial, estão disponíveis para suporte em caso de dúvidas relacionadas a indicação dos diferentes exames para identificação de pacientes que tiveram contato com o vírus, mesmo assintomáticos ou com sintomas leves.

             

COMO ACESSAR O SERVIÇO 

Funcionando, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), o serviço é realizado no UNILAB, localizado no Campus, em Ijuí, no prédio N, sala 0301.

Para fazer o exame, o paciente deve apresentar sua prescrição médica, estar usando sua máscara facial, munido de um Documento de Identificação Oficial com foto atualizada.

 


Laboratório de Saúde

 

O Laboratório de Atividades Físicas e Promoção da Saúde é um espaço estruturado para a prática da musculação e da ginástica, em funcionamento no campus Ijuí e Santa Rosa e que atende tanto a comunidade interna quanto externa com a avaliação física e a prescrição de programas de exercícios físicos personalizados. É considerado um espaço formativo e educativo destinado para experiências de conhecimento na formação inicial de profissionais da Educação Física nas quais diferentes disciplinas da matriz curricular fazem uso deste espaço para desenvolvimento de aulas e também, se apresenta como oportunidade de estágio para estudantes de cursos como Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia e Medicina. O laboratório com sede no campus Ijuí, concentra as ações do Programa Integrado da Terceira Idade (PITI) - programa de extensão com mais de 20 anos de existência na instituição. O laboratório com sede no campus Santa Rosa desenvolve ações cujo público alvo são cardiopatas, hipertensos e diabéticos. Atende também a um grupo especial de pessoas com câncer durante e pós-tratamento quimioterápico.

Campus Ijuí

Fone: 55 33320200 ramal 3011 ou 55 33320218

Atendimento: Segunda, quarta e sexta

Horário: 8:00 às 11:00

Segunda a quinta

Horário: 14:00 às 19:00

Campus Santa Rosa

Fone: 55 35115200 ramal 5001

Atendimento: Segunda, quarta e sexta

Horário: 13:30 às 19:00

Terça e Quinta

Horário: 13:30 às 17:30


Leia mais...

UNIJUÍ Saúde

 

UNIJUÍ Saúde Complexo III UNIR/CER III - Centro Especializado em Reabilitação Fisica, Intelectual e Visual atende 32 municipios de abrangência da 17ª e 9ª Coordenadorias de Saúde, atendendo uma média de 600 pacientes mensalmente, o trabalho é realizado de forma multidisciplinar com profissionais das areas de educação fisica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, pedagogia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, totalmente gratuito via Sistema Único de Saúde, sendo oriundo de uma parceria entre Unijui/FIDENE, Municipio de Ijuí, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde. O trabalho realiza avaliações clinicas, funcionais, adaptações de tecnologias que atendam a reabilitação física, intelectual e visual atendimento individual e em grupo, dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Clinica de Fisioterapia: Clínica Escola de Fisioterapia já é consolidada como uma opção à comunidade em serviços de fisioterapia cardiovascular, pélvica e neurofuncional, para adultos e crianças, e também na área de traumato-ortopedia. Os atendimentos do espaço são realizados por acadêmicos que, orientados por seus professores, auxiliam nos mais diversos casos de reabilitação dos pacientes.

Consultório de Nutrição: Com atendimento à comunidade, o Consultório de Nutrição da Unijuí realiza procedimentos necessários para o acompanhamento nutricional individual e coletivo.

Consultório de Enfermagem: é uma opção à comunidade que necessita de atendimentos de enfermagem individual ou coletivo nos diferentes estágios da vida . Os atendimentos são realizados por acadêmicos que, orientados por seus professores, auxiliam nos mais diversos situações que necessitam de cuidados de enfermagem.

Além destas atividades o espaço é utilizado para a realização de estágios e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dos diversos cursos de graduação da saúde.

Fone: 55 33320204

Atendimento: Segunda à sexta-feira

Horário: 07:35 às 17:00 (sem fechar ao meio dia)

Instagram: @unircer3unijuí

Confira na galeria a estrutura da Unijuí Saúde


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.