Na mochila, muitas histórias para contar... - Unijuí

Na mochila, muitas histórias para contar...

Agora, com o intercâmbio acabando, faltando menos de um mês para voltar, o sentimento é diferente daquele dos primeiros dias em Portugal. O desconhecido passou a ser conhecido, as pessoas que encontrei ao longo do tempo se tornaram amigos, o sotaque português, engraçado do começo, agora é natural, e até falamos algumas palavras como eles, “fixe (legal)”, “giro (bonito)”, “rapariga (moça, menina)”, “malta (galera)”, “gajo (menino, garoto)”, “telemóvel (celular)”, “autocarro (ônibus)” e muitas outras. A cultura, antes vista somente de longe, passou a fazer parte do cotidiano e me senti em casa aqui em Portugal.

Visitei muitas cidades portuguesas e também outros países, lugares incríveis, pessoas maravilhosas. Minha última viagem foi para a Itália, conheci Bolonha, Florença, Roma, Veneza e Milão, cidades lindas, com muitos pontos turísticos. Em Roma, fiquei fascinada com o Coliseu e o Vaticano, lugares que mais me emocionaram!

Fomos entre quatro amigas, somente com a vontade de ver o novo e um mapa na mão. Caminhamos muito para conhecer tudo, andamos de trem, alguns bons, outros ruins, tivemos que correr para não perder o horário de partida várias vezes, mas, no final, tudo deu certo e conseguimos rir de todas as dificuldades, nos divertimos imensamente, e o melhor foi voltar ao Porto com a sensação de missão cumprida e, na mala, ou melhor, na mochila, muitas histórias para contar.

Na faculdade, estou terminando o estágio, apesar de alguns obstáculos pelo caminho, aqueles dias onde tudo parece dar errado, julgo ter me saído muito bem. Gostei bastante do que vi aqui, volto com idéias novas, a mente aberta e muitos planos!

O coração bate mais rápido toda vez que penso na volta ao Brasil, já sinto saudade de Portugal. Aprendi muito neste tempo em Porto, aproveitei ao máximo todos os dias do intercâmbio, e um poema de Vinícius de Moraes define o que está se passando neste momento em minha vida:

“(...) Ante a perspectiva da partida,
Sinto que me arranca algo da vida,
Mas quero ir.
E ponho-me a pensar,
Que a vida é esta incerteza que em mim mora.
A vontade tremenda de ir-me embora,
E a tremenda vontade de ficar".

Apenas ficam as coisas boas na memória e a vontade de um dia voltar à Portugal!

Daiane Splendor
Acadêmica do curso de Farmácia da UNIJUÍ, está encerrando intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.