Passeio a Guimarães - Unijuí

Passeio a Guimarães

Após intensa maratona fazendo os papéis necessários, enfrentando idas e vindas ao Consulado de Portugal em Porto Alegre e a viagem de cerca de 21 horas de Porto Alegre (com conexão no Rio de Janeiro e em Lisboa) até Porto, finalmente cheguei na cidade onde viverei quatro meses. Logo percebi o povo português como bem receptivo (salvo algumas exceções, hehe), sempre disposto a ajudar para o que eu precisasse.

Passadas duas semanas desde que estou em Porto, tentando acostumar-me com o fuso horário local e começando a freqüentar as aulas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto decidi, juntamente com amigos brasileiros que aqui conheci, ir até a cidade de Guimarães.

Pegamos o comboio as 10h20 na Estação Campanhã, em Porto, no dia 26 de setembro. A viagem tem muitas paradas, mas é bem curta (cerca de uma hora), pois a distância da cidade do Porto até Guimarães é de apenas 60 Km.
Guimarães é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Ave (uma das subregiões mais industrializadas do país), é sede de um município com 162.636 habitantes (2008), subdividido em 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal (considerada por muitos “Cidade Berço de Portugal”), e que conta já com mais de um milênio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A cidade de Guimarães é muito bonita, com paisagens e monumentos históricos maravilhosos. Entre os lugares que devem ser obrigatoriamente visitados estão o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques, o Centro Histórico da cidade, o teleférico.

O lugar que mais gostei de visitar foi o Castelo de Guimarães. A sua construção remonta perto do ano 968 d.C., e em 2007 foi eleito informalmente como uma das 7 maravilhas de Portugal. Apesar de ter sido construído há mais de 1000 anos, está em ótimas condições de conservação e, observando-o por dentro, pode-se imaginar os cavaleiros que ali viviam, ou até grupos inimigos duelando dentro daqueles muros.

É por tudo isso que a experiência de viver em um outro país, ao mesmo tempo com tantas semelhanças e diferenças do nosso, é muito gratificante, tanto com relação ao aspecto profissional quanto para conhecer lugares diferentes, modos de pensar de outros povos, novas culturas através da interação com eles. Porque a vida é só uma e temos que aproveitá-la. Desse modo, termino meu relato com apenas duas palavras: Carpe diem.

Ricardo Niederle, acadêmico de Farmácia da UNIJUÍ, está realizando intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.