Primeiras impressões do Porto - Unijuí

Primeiras impressões do Porto

Em 08 de setembro de 2010 começou a maratona de viagens rumo ao Porto, Portugal. Separar roupas, arrumar mala, conferir documentos, pesar a mala, e a parte mais triste, a despedida dos familiares, a tristeza de se separar de quem sempre esteve do nosso lado nos dando força. Mas ainda bem que existe a internet pra preencher a lacuna da distância.

Viagem tranqüila de Porto Alegre a Floripa, de Floripa ao Rio. Estava tranquila, até um passageiro desmaiar, causando o maior tumulto, mas no fim foi apenas um desmaio. Já no Rio de Janeiro passamos horas e horas até o embarque para Portugal. Obs: os cariocas não são muito receptivos, eles não têm muita paciência de nos dar informações.

Até que enfim o embarque para o Porto. Nos encontramos com outros brasileiros que vinham também para cá, muita gente de Santa Catarina e mais alguns de outros lugares do país.

Enfim, às 10h da manhã do dia 9 estávamos em solo europeu. Fazia muito calor, clima diferente, ar diferente, a sensação de se imaginar em outro lado do oceano é muito estranha, mas muito delirante, tudo muito diferente do que estamos acostumados a ver.

Após a chegada ao hotel, só deu o tempo de largar as malas e sair para a rua. O cansaço da viagem simplesmente desapareceu, andamos por muitos lugares, tudo muito histórico (não velho). O sentimento histórico dessa cidade é inexplicável, foto nenhuma consegue descrever e expressar o sentimento de estar aqui, a cidade é riquíssima em história, muitas igrejas, monumentos, praças...

Enfim, a vida aqui está sendo muito tranquila, o transporte público funciona muito bem, há uma parada de metrô a cinco minutos do nosso apartamento, então, para se deslocar até a faculdade é muito sossegado, e também para qualquer lado da cidade.

A estrutura da Faculdade de Engenharia é sem explicação, eles estão muito além do básico, várias salas de aulas, anfiteatros, laboratórios bem equipados, salas de computadores. Os alunos podem frequentar a faculdade de segunda a segunda, 24 horas.

Então, está valendo cada minuto passado aqui no Porto, e quem tiver a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio, deve agarrar essa oportunidade sem pensar, pois é uma chance única, de sentir o que as palavras não conseguem expressar. Um grande abraço a todos!

Pedro Arnoldi, acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, realizará intercâmbio na Universidade do Porto / Portugal, até fevereiro de 2011.