UNIJUÍ FM celebra aniversário de 20 anos com programação especial - Unijuí

UNIJUÍ FM celebra aniversário de 20 anos com programação especial

             No dia 20 de julho de 2001 a UNIJUÍ ganhava voz, após anos de esforço coletivo para a construção de um espaço que reunisse boa música, jornalismo de qualidade e informações sobre a Universidade. Surgia assim a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, na música, no jornalismo, na sociedade e no mundo. Mas a UNIJUÍ FM manteve-se presente no cotidiano do ouvinte e, mais recentemente, também do internauta, através das mídias sociais, renovando-se constantemente, sem perder sua essência: a de tocar histórias.

             Nesta terça-feira, duas décadas depois do primeiro play, a Rádio UNIJUÍ preparou uma programação especial, para comemorar junto com o público essa data. Devido à pandemia, foram organizados dois eventos online, com muita música, interação, nostalgia e, é claro, boas histórias.

Rizoma Temático

             O Rizoma Temático desta semana foi realizado excepcionalmente na terça-feira. Com o tema “20 anos de UNIJUÍ FM: de volta às origens”, o programa reuniu integrantes da primeira equipe de locutores e jornalistas da Rádio, que resgataram o início dessa trajetória e relembraram momentos marcantes. Os convidados foram Luiz Henrique Berger, Douglas Fortes, Elano Beckmann, Vera Raddatz, Michele Guma, João Anschau, André Pinheiro e Silvana Lima.

             O jornalista Douglas Fortes, que era apresentador do programa Plural, destacou o desafio de construir uma emissora educativa. “Não tinha e não tem manual. O rádio é uma essência que se reinventa a cada dia”, ressalta ele. Elano Beckmann, que apresentava os programas Elástico e Encontro Casual, também fala nesse sentido. “Existia um projeto, uma proposta inicial, mas a gente foi chamado para criar tudo do zero”, relembra. 

             Atuando como professora do curso de Comunicação na época, Vera Raddatz relatou que, nas reuniões de planejamento sobre a programação da Rádio, dois pontos eram cruciais. “Precisa ter música boa. Pensávamos muito sobre o que era essa ‘música boa’. A segunda questão era: a linguagem tem que ser ousada e criativa”, conta.

             Estagiário no período de fundação da Rádio, o jornalista João Anschau, bastante emocionado, comentou sobre o aprendizado com a emissora. “A gente aprendeu bastante nesta época. É preciso destacar nossas coberturas externas. Por exemplo, chegamos a fazer dois anos seguidos a cobertura do Fórum Social Mundial”, disse.

             Tendo atuado por duas vezes como diretor da UNIJUÍ FM, Luiz Henrique Berger relembrou a emoção de ser selecionado para a primeira equipe Rádio. “Foi algo muito emocionante para mim ter sido escolhido com essas feras que estão aí, que hoje são doutores. Fomos construindo a Rádio dentro do perfil que se imaginava”, relata ele. 

Confira o programa na íntegra:

Live

             A live de aniversário “UNIJUÍ FM: 20 anos tocando histórias” teve início às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Rádio. Com apresentação do jornalista Douglas Dorneles, o evento teve cerca de duas horas e meia de duração e alcançou quase 4 mil visualizações entre as duas plataformas.

             A noite começou com um show do Projeto Acústico, com Roberto Bones, Régis Clean e Johann, que presentearam os ouvintes com um bom pop. Na sequência, Carol e PC foram os responsáveis por levar o som da música popular brasileira ao público. Ainda teve Lucas, Pimenta e Julian com o tradicional rock da UNIJUÍ FM e Vinícios Hoch, na companhia de Nando e Rene encerraram com músicas nativistas. As apresentações trouxeram um repertório variado, perpassando por diversos gêneros musicais que fazem parte da programação da Rádio.

             Entre os shows, a jornalista Carine Da Pieve realizou entrevistas com convidados especiais. O primeiro a subir ao palco do Salão de Atos da UNIJUÍ foi o proprietário da Farmácia Vegetalium, Helio Pohlmann, representante dos apoiadores da Rádio. Ele contou que, ao decidir apoiar a emissora, há 20 anos, acreditou na ideia proposta, que era como uma pequena semente. “Uma boa semente lançada ao solo produz bons frutos. E isso aconteceu com a UNIJUÍ FM. Nesses 20 anos, trouxe uma programação eclética, de alta qualidade”, declara Hélio.

             Também foi convidada ao palco a ouvinte que ganhou dois ingressos para curtir os shows presencialmente, através de um sorteio no Instagram. A estudante do curso de Direito da UNIJUÍ, Jordana Appel, relatou que sempre acompanha a Rádio. “É uma das minhas melhores amigas, minha companheira, eu sempre estou com o rádio ligado na UNIJUÍ FM”, revela.

             A reitora da UNIJUÍ e presidente da FIDENE, professora Cátia Nehring, foi a última entrevistada da noite. Ela ressaltou o compromisso que a emissora possui com a comunidade. “A Rádio tem a responsabilidade social de ser um canal de comunicação e de pluralidade, levando não só notícias da nossa UNIJUÍ, mas de todo complexo FIDENE, de todo município, região e país”, destaca a reitora.

             Além das atrações musicais e entrevistas, o evento contou com muita interação com o público. Diretamente do Estúdio Master, as locutoras Marina Moesch e Amanda Thiel repercutiram ao vivo alguns dos comentários feitos por quem acompanhava a live no Facebook e YouTube. Elas também realizaram o sorteio de brindes dos apoiadores e anunciaram os vencedores. Foram 20 prêmios sorteados, para 20 anos de histórias.

             Nos intervalos entre os blocos, foram exibidos os depoimentos que fazem parte da série especial de vídeos de aniversário da Rádio. Foram produzidos 20 vídeos, representando 20 fatos marcantes que marcaram essas duas décadas. O evento também contou com uma ação de divulgação por influenciadores de Ijuí e região, que foram convidados para curtir presencialmente o evento e realizar cobertura pelas redes sociais.

             A transmissão teve sonorização de Juliano Camera e filmagem de Schmalz videografia. Também contou com apoio de: Agrovel, Bem Seguro, CCAA Ijuí, Ceriluz, Acordare, Edegar Cavalheiro Formaturas, Engeter, Literatus Xôk’s Ijuí, Oca Imóveis, Topway English School, NetCopy, Open Gastro Pub, Pano Leve, Dr. Autopeças, SD Restauração de Móveis, Sicredi, Tabaimóveis, Totem Vestibulares, Loja Topmix, Unimed, Mecânica Unicar e Yázigi Ijuí.

Comentários dos internautas:

  • Lauro Pasche: “Parabéns pelo aniversário de 20 anos de comunicação, educação, cultura, ações sociais, música de qualidade e universidade”.
  • Jocelaine Aguiar: ”Curtindo a Live de aniversário direto de Belém do Pará, onde moro. Onde eu for acompanho a programação da rádio, que é de excelente qualidade”. 
  • Belair Aparecida Stefanello: “Parabéns UNIJUÍ FM, lindos depoimentos de quem fez a história da Rádio”.
  • Laís Dahmer: “Que programação maravilhosa! Unijuí FM sempre arrasando. Fica aqui meu carinho e admiração a todos que fizeram e fazem parte dessa rádio querida”.
  • Rosane Simon: “Felicidades pelos 20 anos! Acompanhei cada um deles! Que bom que temos a Unijuí FM para ouvir música boa, boas informações”.
  • Sthefany Silva: “É muito lindo ver a valorização da música assim. Letras tão lindas que vocês não deixam ser esquecidas”.

Assista a live completa:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.