Biblioteca Digital traz agilidade e busca especializada - Unijuí

Biblioteca Digital traz agilidade e busca especializada

Criar uma ferramenta de busca especializada em diversas áreas do conhecimento para selecionar, organizar, atualizar e avaliar as diferentes fontes de informação dispersas na internet é o principal objetivo da Biblioteca Virtual Digital da UNIJUÍ.

Para a gerente da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, Eleda Passinato Sausen, a ferramenta consegue dar ampla visibilidade, tanto aos documentos, quanto a Instituição. “A Biblioteca Digital tem como objetivos preservar a memória institucional, divulgar e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, através da publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos, bem como às suas coleções históricas, e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela”.

A Biblioteca Digital traz benefícios para o processo de ensino da UNIJUÍ, possibilitando o acesso à informação aos alunos e professores. Entre os principais benefícios estão: prover o acesso às informações a qualquer hora e em qualquer lugar, possibilitando, o uso simultâneo, por várias pessoas do mesmo objeto digital; divulgação da Instituição no cenário nacional de maneira a possibilitar uma maior projeção da mesma; maior visibilidade e avaliação pelos pares da produção científica e dos grupos de pesquisa da Instituição; recuperação rápida e eficiente da informação; registro da memória da produção institucional; preservação do material em formato digital e impresso, uma vez que o desgaste decorrente do manuseio e das condições climáticas deixará de existir.

“A implantação da Biblioteca Digital traz benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da UNIJUÍ, pois é um espaço aberto a todos os usuários que acessam a Internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que deseje utilizá-la.  Permite que a informação circule mais rapidamente, originando assim efetivas possibilidades de investigadores, docentes e discentes poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais. O próprio processo de aprendizagem é influenciado positivamente pela disponibilização e reprodução facilitadas da informação”, destaca Eleda.

A Biblioteca Digital está disponível no Portal da UNIJUÍ, através do endereço eletrônico www.unijui.edu.br/biblioteca no link, Biblioteca Virtual.