Meteorologia, Tecnologia e a Sociedade em estudo na EFA

 A turma C61, recebeu na manhã de hoje, 24/06, um convidado especial para a aula de Ciências, trata-se do Meteorologista Dr. Daniel Caetano dos Santos, que atua como servidor da meteorologia da UFSM.

 A convite da professora Mariana Trevisan, ele conversou com os estudantes sobre a importância do profissional de Meteorologia, o que ele faz, os equipamentos que usa e como as informações obtidas por eles são importantes para o nosso dia a dia, bem como a previsão do tempo, alertas de tempestades, mudanças climáticas e desenvolvimento tecnológico.

Segundo a professora Mariana, esta fala vem de encontro ao estudo que a turma está realizando sobre o ar e a atmosfera, como ela influencia e permite a vida dos seres no nosso planeta. Dentro desse assunto fazemos várias abordagens sobre o nosso dia a dia e como os fenômenos naturais podem facilitar ou dificultar alguns processos como: de que forma a altitude influencia em jogos de futebol? e como os pneus do carro sem a devida calibração podem gastar mais combustível?... Dessa maneira o aluno compreende que faz parte do ambiente e é de sua responsabilidade entender e cuidar para preservar!

Segundo a orientadora pedagógica, Eduarda Burckardt que acompanhou a atividade, a possibilidade de receber profissionais de outras instituições nas nossas aulas é  magnífico. É importante nesse nosso formato de aulas online potencializar a aprendizagem dos alunos de diferentes maneiras. A aula foi dinâmica e os alunos fizeram muitas relações com os conceitos já estudados!