Energia e meio ambiente em evidência no terceirão

Na busca por aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas, a turma 231 foi desafiada pela professora de Física, Rúbia Dallabrida Herrmann a explorar uma abordagem adaptada para o meio online de atividades desenvolvidas anteriormente em aulas presenciais. O trabalho foi organizado em três etapas, tendo como eixo orientador “Energia e Meio ambiente”. 

Na primeira etapa os estudantes, organizados em duplas, focaram sua análise na responsabilidade e no cuidado com o meio ambiente e impactos da ação humana no nosso Planeta. As interações aconteceram por meio vídeo chamado entre as duplas em momentos assíncronos da aula de Física. 

A socialização da atividade ocorreu em aula síncrona (ao vivo por meio de vídeo chamada no Meet) quando todos os alunos, em tempo real e de forma interativa trabalharam na produção de uma Apresentação Google que serviu de base para a socialização das conclusões no grande grupo ao final da aula.

A segunda etapa consistiu na análise da Matriz Elétrica Brasileira que desencadeou pesquisas das diferentes formas de Geração de Energia Elétrica. Foram apresentadas as vantagens e desvantagem de cada uma das usinas com foco nas transformações de energia existentes em cada processo.

O encerramento do semestre coincidiu com a terceira etapa, ocorreu no último dia letivo do primeiro semestre (17/07) quando a turma recebeu um convidado especial, o prof. Dr. Maurício de Campos, Professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Automação e Controle.  O Professor teve como temática norteadora de sua fala a “Educação em Eficiência Energética: Construindo um futuro sustentável e o Lixo eletrônico”. 

Para a professora Rúbia, o semestre foi encerrado com a certeza que pequenas ações, podem gerar grandes mudanças e ótimos resultados”, isso tanto para as questões que envolvem energia e meio ambiente, quanto para as adaptações necessárias em tempos de pandemia.