
Os alunos do segundo ano do Ensino Médio estão aprofundando o estudo das Smart Cities (ou Cidades Inteligentes) através das trilhas formativas do projeto CONEXÕES. Esta temática é um conceito de ambiente urbano que utiliza tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, otimizar a gestão de recursos e promover o desenvolvimento sustentável.
No dia 22 de maio, a turma conheceu de perto o trabalho da ACATA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí, tendo a certeza de que a inteligência urbana vai muito além da tecnologia, trazendo pessoas que fazem a diferença com as próprias mãos — reciclando, cuidando do meio ambiente e gerando renda com dignidade.
A presença de uma associação de catadores é um ativo valioso para uma Smart City que busca uma gestão de resíduos verdadeiramente sustentável e inclusiva. A tecnologia e a inteligência urbana podem ser ferramentas poderosas para potencializar o trabalho dessas associações, integrando-as de forma mais eficiente e justa aos sistemas da cidade e, assim, fortalecendo a economia circular e a qualidade de vida de todos.

