O segundo ano do Ensino Médio é um período marcado por descobertas, escolhas e pela ampliação dos horizontes em relação ao futuro. Para os estudantes interessados em compreender os mistérios do corpo humano e o papel da ciência na promoção da saúde e da qualidade de vida, o aprendizado ultrapassou os limites da sala de aula e ganhou uma dimensão concreta e inspiradora.
No dia 19 de junho, a turma participou de uma imersão nos laboratórios da área da saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), vivenciando experiências que aproximaram o conhecimento acadêmico da realidade profissional. Durante a visita, os estudantes exploraram diferentes espaços e recursos tecnológicos, transformando conceitos estudados ao longo do ano em experiências práticas e significativas.
A atividade proporcionou contato direto com três importantes áreas da saúde — Farmácia, Anatomia e Medicina — permitindo aos jovens conhecer parte da rotina, das técnicas e dos desafios enfrentados pelos profissionais desses campos. Mais do que complementar os conteúdos curriculares, a experiência fortaleceu a relação entre teoria e prática, despertando a curiosidade científica, incentivando a reflexão sobre projetos de vida e ampliando a compreensão sobre as diversas possibilidades de atuação na área da saúde.
A trajetória investigativa começou com o entendimento sobre a ciência por trás dos medicamentos. No laboratório de Farmácia, os jovens deixaram a posição de consumidores para compreender a precisão e a técnica exigidas na área. Compreendendo a importância vital da dosagem exata, as turmas aprenderam a manusear balanças analíticas e insumos químicos.
O ponto alto da vivência foi o momento de colocar a "mão na massa" na produção de cápsulas de remédio. Cada integrante participou ativamente do processo de encapsulamento, dominando as técnicas de mistura, preenchimento e controle de qualidade que garantem a eficácia de um tratamento.
“Ver o pó se transformar em uma cápsula pronta abriu meus olhos para a responsabilidade e a exatidão que a farmácia exige”, relatou um dos estudantes entusiasmados com a atividade.
A teoria sobre os complexos sistemas do corpo humano ganhou uma nova dimensão com a visita ao laboratório de Anatomia. Afastando-se dos desenhos bidimensionais e estáticos dos livros didáticos, as turmas tiveram a oportunidade de acompanhar uma explicação detalhada por meio de uma visita guiada com corpos e peças anatômicas reais. Sob a supervisão de professores, os jovens puderam observar de perto a fascinante engenharia do esqueleto humano, além da complexidade de músculos, órgãos e vasos sanguíneos.
O Técnico do laboratório presente, Douglas de Jesus, destacou para os estudantes quais são os cursos que perpassam por esse espaço, oportunizado como disciplina de diferentes cursos da instituição.
Para fechar o ciclo de imersão com chave de ouro, o laboratório de Medicina transportou os jovens para o dia a dia do atendimento médico profissional por meio de vivências de simulação realista. Utilizando manequins de alta fidelidade e cenários controlados, os estudantes experimentaram a adrenalina e a tomada de decisão que cercam a profissão.
A interação direta com simuladores tecnológicos que reagem exatamente como pacientes reais permitiu que o 2º ano sentisse, na prática, a relevância da empatia, do raciocínio rápido e do trabalho em equipe na medicina moderna.
Essas vivências práticas cumprem um papel que vai muito além de preencher a carga horária do currículo de Ciências da Natureza. A coordenadora pedagógica da EFA, Vivian Lunardi, ressaltou o impacto desse projeto na formação e no futuro das turmas:
“Essas vivências laboratoriais vão muito além de cumprir um currículo escolar. Elas despertam vocações, consolidam o conhecimento científico e preparam os jovens para os desafios do mundo real.”
Ao deixarem as instalações da universidade, os jovens do 2º ano não levaram consigo apenas anotações técnicas nos cadernos, mas a certeza de que a ciência é viva, fascinante e, acima de tudo, feita por pessoas e para pessoas. A iniciativa reforça a missão educativa da EFA em proporcionar um ensino dinâmico, conectado com o Ensino Superior e focado no protagonismo estudantil.



