O terceirão da EFA iniciou um novo projeto com objetivo de auxiliar e intensificar os estudos sobre elaboração de redações para vestibulares e processos seletivos. Trate-se do “Textualizando”, que tem a frente o professor Me. Leandro Renner de Moura.

Segundo o professor, que possui vasta experiência em cursinhos preparatórios e pré vestibulares, a ideia é que por meio de aulas e atividades dinâmicas, aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a torná-los capacitados a enfrentar diferentes temas e propostas de escrita.
As aulas terão como um primeiro momento o chamado Brainstorming, em português “chuva de ideias”, em que os alunos interagem opinando questionando sobre temas da atualidade como política, sociedade, ciência, mídias, etc. Em um segundo momento, diferentes conteúdos ligados ao processo de escrita serão estudados pela turma, incluindo a apropriação das características sistêmicas dessa modalidade de texto. O terceiro momento é o da prática. Os alunos recebem propostas de redação, textos motivacionais e folha sob medida para aferir os conhecimentos construídos. Por fim, cada estudante terá sua redação corrigida com as devidas sugestões para aprofundamento e reescrita.
Inicialmente o projeto terá duração de três meses, iniciando-se no mês de Setembro com previsão de término para o mês de novembro, com duas horas semanais (1h aula online e 1h de estudos orientados). Nas terças-feiras, das 14h às 15 horas, ocorre a aula online via Google Meet. Os estudos orientados serão desenvolvidos via Google Classroom e são gratuitos para os estudantes da turma 231 da EFA. O projeto será ampliado gradativamente de modo a contemplar todo o Ensino Médio em 2021.

Como parte das atividades online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) a EFA organizou durante a semana de 10 a 14 de agosto um Drive Thru” voltada para a Educação Infantil. Na ocasião as famílias, conforme datas e horários estabelecidos, passaram no estacionamento da Escola com as crianças. No momento o grupo de professores entregou aos responsáveis uma caixa personalizada com materiais pedagógicos pensados e organizados para o uso nas aulas online. Este material servirá como apoio para o desenvolvimento do projeto - SOU EFA, SOU CULTURA- : O Folclore é a nossa história...
Segundo a Coordenadora Sonia Kinalski, esse momento foi repleto de cuidado, emoção, e afeto. Rostinhos cobertos pelas máscaras mas que não escondiam a troca de olhares carinhosos, a cumplicidade, a saudade. Fortaleceram-se os vínculos entre escola e família, crianças e professoras. "Buscamos amenizar os efeitos do isolamento social nos aproximando de maneira segura", relata a coordenadora.
A Escola continua com aulas online seguindo as orientações dos órgãos responsáveis.







Na última terça feira, 11 de agosto, a EFA reuniu os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio em um grande encontro virtual através do google meet. Na ocasião a direção da Escola, através da vice-diretora Maristela Heck, saudou e parabenizou os estudantes, em seguida o presidente do Gecom, Pedro Santos, desejou muita sabedoria a todos colegas e comunicou que o Gecom doará uma máscara para cada estudante quando as aulas voltarem a forma presencial. Na sequência as alunas Mariana e Maria Eduarda abordaram questões históricas que referendam a data, enfatizando a importância do estudo, do direito à educação, sendo esta necessária para gerar cidadãos responsáveis e gerações capazes de mudar a sociedade.

Em seguida começou a programação especial da manhã, onde o professor Gian Ruschel, apresentou o projeto “História com games” que tem como objetivo estudar a história através do jogo Age Of Empires. O professor mostrou para os mais de 150 estudantes presentes, o jogo que explora a era dos impérios medievais e que possibilita ao jogador controlar uma civilização em uma guerra, havendo diversas possibilidades de vitória, como por hegemonia cultural, por religião (coletando e guardando por tempo suficiente relíquias religiosas), por domínio de recursos ou até mesmo pela guerra. Segundo o professor Gian, cada elemento do jogo é pensado de acordo com características históricas de cada civilização.
Ao comentar sobre as peculiaridades do jogo, o professor explica que, se a civilização escolhida pelo jogador for a dos hunos, tribo tártaro-mongol das estepes que desafiou o grande Império Romano, não será necessário – nem possível – que o jogador construa casas. “Todas as outras civilizações do jogo requerem a construção de casas como o critério de limite populacional. Enquanto mais casas, maior a população. Nesse caso não há necessidade de casas já que os hunos historicamente eram nômades. Portanto, a característica do nomadismo é utilizada na própria dinâmica do jogo.” explica Gian.
O jogo será jogado e estudado de forma coletiva e cooperativa, seguindo abordagens feitas pelo professor, passando pela teoria e conceitos históricos. As aulas do projeto acontecerão nas quintas feiras a tarde e serão abertas para a comunidade.
Segundo a vice diretora, Maristela Heck, a EFA vem buscando se reinventar, proporcionando novas possibilidades para seus estudantes aprenderem e estudarem de forma atrativa e dinâmica mesmo em tempos de pandemia.
Na busca por aprimorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas, a turma 231 foi desafiada pela professora de Física, Rúbia Dallabrida Herrmann a explorar uma abordagem adaptada para o meio online de atividades desenvolvidas anteriormente em aulas presenciais. O trabalho foi organizado em três etapas, tendo como eixo orientador “Energia e Meio ambiente”.

Na primeira etapa os estudantes, organizados em duplas, focaram sua análise na responsabilidade e no cuidado com o meio ambiente e impactos da ação humana no nosso Planeta. As interações aconteceram por meio vídeo chamado entre as duplas em momentos assíncronos da aula de Física.
A socialização da atividade ocorreu em aula síncrona (ao vivo por meio de vídeo chamada no Meet) quando todos os alunos, em tempo real e de forma interativa trabalharam na produção de uma Apresentação Google que serviu de base para a socialização das conclusões no grande grupo ao final da aula.
A segunda etapa consistiu na análise da Matriz Elétrica Brasileira que desencadeou pesquisas das diferentes formas de Geração de Energia Elétrica. Foram apresentadas as vantagens e desvantagem de cada uma das usinas com foco nas transformações de energia existentes em cada processo.
O encerramento do semestre coincidiu com a terceira etapa, ocorreu no último dia letivo do primeiro semestre (17/07) quando a turma recebeu um convidado especial, o prof. Dr. Maurício de Campos, Professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Automação e Controle. O Professor teve como temática norteadora de sua fala a “Educação em Eficiência Energética: Construindo um futuro sustentável e o Lixo eletrônico”.
Para a professora Rúbia, o semestre foi encerrado com a certeza que pequenas ações, podem gerar grandes mudanças e ótimos resultados”, isso tanto para as questões que envolvem energia e meio ambiente, quanto para as adaptações necessárias em tempos de pandemia.

Nosso ano letivo iniciou dentro da normalidade que estávamos acostumados. Expectativas, novas turmas, novos projetos, novos professores e colegas, horários, enfim, um grande desejo de retomar a rotina de estudos, promover o ensino, a aprendizagem e o envolvimento com as famílias. Porém, a Pandemia que assolava outros países e parecia distante, chegou rapidamente até nós. A mudança nas formas de gerir a educação escolar foi inevitável. Tínhamos a certeza de que precisávamos tomar uma atitude para que nossos estudantes continuassem com os estudos, e que as famílias pudessem contar com a Escola para enfrentar este momento. Imediatamente nos reinventamos, mudando nossas organizações e nosso planejamento foi alterado. As palavras de ordem foram e continuam sendo o cuidado e a aprendizagem. A EFA, com o apoio de todos vocês que fazem parte da comunidade escolar, vem evidenciando empenho, dedicação, profissionalismo dos docentes e graças a parceria da mantenedora Fidene com o Google for Education, garantiu a possibilidade de acesso as melhores ferramentas de Ensino do Mundo, dando continuidade as aulas, agora de forma remota.
Ao finalizar o primeiro semestre entendemos pertinente, fazer uma retrospectiva da nossa nova organização de enfrentamento desta situação que tem sido delicada para todos nós. Segue abaixo o que denominamos de linha de tempo daquilo que vivenciamos até o momento:
Cientes do empenho de cada um perante a situação inesperada e difícil que estamos vivendo, seguimos contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, e que nossas ações sejam marcadas por muita sabedoria, sensibilidade e cuidado.
Nosso reconhecimento e gratidão!
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.