Laboratório de Análises Clínicas - Unijuí

Laboratório de Análises Clínicas

            

Realiza análises laboratoriais em materiais biológicos como sangue, urina e fezes pesquisando componentes que possuem significado clínico. O laboratório atende à comunidade interna, mediante solicitação do SESMT e também à comunidade externa com solicitação de médicos, dentistas, nutricionistas.

Localizado no Campus Ijuí, no prédio N, sala 0301

Telefone (55) 3332-0554

E-mail unilab@unijui.edu.br

UNILAB disponibiliza diferentes tipos de testes para DIAGNÓSTICO DA COVID-19*

A solicitação do serviço pode ser feita por pessoas, de forma particular ou por empresas.

*Este é um projeto que visa atender a comunidade e o ambiente corporativo e não possui relação com a pesquisa científica e convênio UNIJUÍ-CISA.

TESTE MOLECULAR

O que é?

O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz por meio de técnicas de

biologia molecular (RT-PCR) para o diagnóstico de infecção por coronavírus.

Indicação: para pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 (tosse, falta de ar, febre, diarreia, dores musculares, coriza, dor de cabeça e/ou perda do olfato). Atenção: este teste não é indicado para pessoas assintomáticas.

Metodologia: RT-PCR - Teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19

Material de coleta: uso de cotonete para coleta de secreção do nariz.

           

SOROLOGIA PARA COVID-19

- Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgM, IgA e IgG

O que é?

Testes sorológicos realizados em amostra de sangue para pesquisa semiquantitativa de anticorpos IgM, IgA e IgG anti-SARS-CoV-2, por método de alta sensibilidade e especificidade.

Indicação: para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo ou se RT-PCR indisponível. Avaliação de retorno ao trabalho de profissionais da saúde.

Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue. 

- Anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgG

O que é?

Teste sorológico realizado em amostra de sangue para pesquisa semiquantitativa de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2, por método de alta sensibilidade e especificidade.

Indicação: Avaliação tardia de soroconversão em pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita. Avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2. Estudos epidemiológicos.

Material de coleta: retirada de 4 ml de sangue.

TESTE RÁPIDO QUALITATIVO PARA COVID-19

O que é?

São testes rápidos imunocromatográficos para identificação qualitativa de anticorpos IgM e IgG anti-SARS-CoV-2 em amostra de sangue.

Indicação: para pessoas que apresentem sintomas sugestivos de Covid-19 há mais de 7 dias, sem ter coletado exame prévio, ou que tenham resultado de RT-PCR negativo ou se RT-PCR indisponível. Avaliação de retorno ao trabalho de profissionais da saúde.

Metodologia: Ensaio imunocromatográfico de fluxo lateral.

Material de coleta: Sangue (soro, plasma ou sangue total)

Tempo de demora dos exames: 2 horas após a coleta de amostra. 

ASSESSORIA CIENTÍFICA UNILAB

Formada por Pesquisadores e Doutores na área de Diagnóstico Laboratorial, estão disponíveis para suporte em caso de dúvidas relacionadas a indicação dos diferentes exames para identificação de pacientes que tiveram contato com o vírus, mesmo assintomáticos ou com sintomas leves.

             

COMO ACESSAR O SERVIÇO 

Funcionando, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), o serviço é realizado no UNILAB, localizado no Campus, em Ijuí, no prédio N, sala 0301.

Para fazer o exame, o paciente deve apresentar sua prescrição médica, estar usando sua máscara facial, munido de um Documento de Identificação Oficial com foto atualizada.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.